O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vote PSD: Com o PSD os Portugueses são os maiores em qualquer coisa: Maiores consumidores de antidepressivos da UE!


Portugueses compram 75 mil embalagens de psicotrópicos por dia

in: Público de 25.09.2013

Trata-se de um aumento da ordem dos 1,9% face ao mesmo período do ano passado, mas que é mais expressivo no caso dos antidepressivos e estabilizadores de humor. Entre Janeiro e Agosto, venderam-se, em média, 21 mil embalagens deste tipo de medicamentos por dia.

O aumento do consumo de antidepressivos tem sido constante ao longo dos últimos anos (quase um milhão de embalagens entre 2008 e 2012), colocando Portugal no topo da lista dos maiores consumidores. Um fenómeno que não preocupa os psiquiatras, que lembram que cerca de 15% da população portuguesa sofre de patologias psiquiátricas de ansiedade e depressivas graves a moderadas (estudo feito em 2010), percentagem que chega a ser duas vezes superior à de outros países europeus, como a Alemanha, por exemplo.

O que preocupa os especialistas em saúde mental é o aumento das vendas das chamadas benzodiazepinas (tranquilizantes, hipnóticos e sedativos), que causam dependência. Após anos de quebra, a sua venda está de novo a aumentar, o que já se tinha verificado no ano passado.

Pode estabelecer-se uma relação de causa-efeito com a crise? A resposta é complexa. Os psiquiatras apenas admitem, para já, um aumento da afluência aos serviços. “É frequente os médicos de família enviarem-nos doentes com episódios de depressão, colocando nas causas o desemprego e dificuldades económicas graves”, declarou à Lusa a presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), Luísa Figueira.

“Mas mais do que tratar, também era importante a reintegração destes doentes no trabalho, o que passa por um trabalho junto das pessoas que os empregam”, defendeu.

Depressão causa de incapacidade
Este ano, o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Depressão (no próximo dia 1 de Outubro) é a “Recessão económica e depressão no trabalho” e vai ser debatido quinta-feira em Lisboa num encontro organizado pela SPPSM. “A depressão no local de trabalho é um assunto que temos falado pouco”, mas é um problema com “um impacto muito grande” nos trabalhadores e empresários, explicou Maria Luísa Figueira.

O problema da depressão é mundial. Citando dados de um inquérito realizado pela Aliança Europeia de Depressão em 2012, que envolveu cerca de sete mil trabalhadores e empresários, a presidente da SPPSM sublinhou que um em cada dez trabalhadores fica de baixa por depressão. Estudos realizados na União Europeia pelas associações de especialistas da área prevêem que em 2030 a depressão seja a maior causa de incapacidade no mundo.

12 comentários:

Anónimo disse...

Votem antes PS, para passarmos a ser também os maiores consumidores de vaselina.

O encavador cónico disse...

De vaselina já somos o 2º pais da europa. Os gregos em Primeiro diga-se em abono da verdade.

Anónimo disse...

Ai está a juventude do PSD a demonstrar o seu verdadeiro valor.
Meninos, juízo, se não tem nada de positivo para acrescentar estejam sossegados, que vergonha!

Vigilante disse...

Eu já nem coloco isto a nível partidário, mas que se deve mudar deve, o menino maravilha sob o qual nada tenho contra, esteve na realidade na Junta estes 4 anos mas no entanto só se lembrou disso agora, será que merece ser eleito?
É que quem prometeu e não cumpriu foi ele, e não os oponentes que agora legitimamente se candidatam.
Quem falhou com a população foi
ele, o mesmo que envergonhou a Armação agora promete regenera-la....
Mas alguém acredita nisto?

Anónimo disse...

Ninguem!!!
Nem os próprios participantes da lista,mas e o que fazer...
Há uma postura e uma atitude que se impõe a todo o bom senso.
É o descalabro total...

Denunciador da Hipocrisia disse...

Sobre o novo folheto do PS, intitulado:

"URGENTE: É URGENTE RECUPERAR A IMAGEM DE ARMAÇÃO DE PÊRA"

Ah grandes hipócritas! Passaram o Verão todo a chamar televisões, a implantar notícias no Correio da Manhã e a exigir a abertura da Ribeira para estragar a imagem de Armação.

E agora, feitos cordeirinhos, aparecem como Santos milagreiros. Mas como os lobos aparecem sempre em pele de ovelha, até o padre já fez questão de denunciar esses falsos profetas.

Joguem-se ao mar, moces dum cabreste!

Anónimo disse...

Hipocrisia???!!!!!!
O escândalo foi os Srs não limparam a merda!
Mas estes Pintos não se encheram...

Costas Corre disse...

PSD e PS é tudo a mesma corja. Uma cambada de agiotas acéfalos que só fazem negociatas assentes no chico-espertismo.

Querem enganar o povo com falácias e usurpar o património público para seu bel-prazer. Vermes como hábitos de rastejo!

Anónimo disse...

Os Pintos são incapazes, disso não há duvida. Mas também pantomineiros pois não desarmaram até agora. Precisam de uma lição das urnas para se enxergarem.
Nem os gays os safam, tal é o tamanho da sua incompetência e insinuação balofa.

Fã do blog do PS "cidadania" disse...

Vocês estão um bocado desesperados, não é verdade?

Anónimo disse...

Eu por mim até aceito que os candidatos às autarquias sejam desonestos, trapaceiros, ignorantes, estúpidos, aldrabões, etc... mas há um aspecto que eu considero absolutamente intolerável, num candidato a qualquer junta de freguesia: a ausência total de sentido de humor; o chamado candidato "cara de azia". Epá, isso é que não! Porém, esse género de candidato também faz falta e tem o seu papel. Mas, de facto, e por uma enorme ironia, é desse candidato que toda a gente se ri; e se esse candidato ganha, então é a gargalhada geral na freguesia.

PNR disse...

Cara de azia e skinhead!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve