O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 24 de agosto de 2013

Transparência é ter as contas em dia e acessiveis a qualquer um a qualquer hora!


As boas contas fazem os bons amigos
António Luis F.S. (apoiante de Paulo Vieira na candidatura à Junta de Freguesia de Armação de Pêra): “É sabido que as boas contas fazem os bons amigos. Não há razão para as contas da Junta andarem habitualmente atrasadas. É um desrespeito para com os cidadãos em qualquer altura, mas depois da crise é absolutamente intolerável. Tal atraso dá lugar a todas as especulações e as primeiras vitimas, se não forem os cidadãos, são os próprios a quem incumbe zelar pelas contas. Não é forma de trabalhar em lado nenhum. Tal como a mulher de Cesár, um político no exercício das suas funções não só tem de ser sério como tem de parecer. Para isso nada como ter as contas em dia à disposição de qualquer um. A transparência também é isso mesmo.
São sabidas as negociatas de alguns que passam a noite à espera de reservar dois toldos e depois aluga-os a bom preço durante o verão. São coisas que deixam margem para dúvidas. As touradas são apoiadas pela Junta, fazem o seu negócio e agora que o Fernando se vai embora dedicam-lhe o espectáculo, não é salutar. Por todas as razões as contas organizadas e em dia são uma defesa para os cidadãos e para os que dirigem as instituições. Eu se fosse eleito a primeira coisa que faria seria uma auditoria às contas dos anos anteriores antes de começar a pegar no trabalho.”

10 comentários:

Luís Ricardo disse...

Pois é ai que está o busílis da questão. O problema não está na transparência das despesas, está sim, na opacidade documental das receitas...não estão documentadas oficialmente. Os documentos de cobrança não têm registo nem suporte documental....são saco azul!!! Isto é um mal congénito em Armação de Pêra...são os chamados negócios escuros. Posso provar o que afirmo. Denunciei a situação ao Tribunal de Contas e ao IGAL. É muito grave!!!

Anónimo disse...

Quer verificar as contas? Quer uma auditoria? Quer confiança na mudança, mas não sabe que pode sempre pedir contas em Assembleia Municipal? Barulho por barulho é apenas mais um truque da politiquice.

Luís Ricardo disse...

As contas em questão são da Junta de Freguesia. A Assembleia Municipal trata das contas da Câmara Municipal.
Na apresentação de contas do ano transacto, que devem ser aprovadas no mês de abril do ano seguinte -só este ano o foram, nos outros anteriores, que chegaram a ser apresentadas com mais de 10 meses de atraso- nunca foram apresentados os documentos de suporte. Na maioria das cobranças os recibos não têm credibilidade financeira - são preenchidos manualmente pelo cobrador, sem suporte informático, registo informático e cópias fidedignas; podendo o seu conteúdo ser aleatoriamente alterado. O Tribunal de Contas está informado destas graves irregularidades. Não são politiquice, são sim, o constatar de uma triste realidade.

Adelina Capelo disse...

Em vez de perderem tempo a fazerem este tipo de posts e comentários deviam ir ouvir a banda filarmónica de Silves que se encontra a fazer um concerto junto ao minigolf, com a presença de milhares de pessoas.
Um organização do Dr.º Ricardo Pinto, que está presente com a sua simplicidade na organização de mais um grandioso evento na nossa vila.

Anónimo disse...

é bom sentirmo-nos bem outra vez, foram os mosquitos, voltaram as melgas...

Adelina no seu melhor, tocaa defender a trupe...

Anónimo disse...

Quando me explicarem para onde vão os lucros dos toldos( que são uma fatia grossa), porque é que a igreja paga a banda nas festas e o sr. Ricardo tem-na à borla ( deduzo), porque é que nós pagamos o espetáculo do Boa Esperança e o PROFESSOR Ricardo Pinto usa o mesmo para se apresentar .... eu vou ver a banda passar! Ok????

Anónimo disse...

Drº? Qual é a especialidade?

Anónimo disse...

Há quem diga que a dor de cotovelo ainda é maior que a dor de corno.
Deixem trabalhar quem quer e sabe, e se conseguirem pelo menos saibam copiar.
É que só conversa e maldizer não leva a freguesia, o concelho e o país a lugar nenhum.
E por agora fico-me por aqui!

Corre Costas disse...

Sabem, sabem trabalhar e de que maneira!!!
Esta freguesia e o concelho de Silves têm tido um desenvolvimento extraordinário com estes "parolos" só se for em esgotos no rio, em negociatas sujas e nalgumas contas bancárias de gente menos séria.

Anónimo disse...

Vamos lá então copiar os Doutores.... O lixo e os verdes ficam junto aos contentores até que a Cãmara se digne vir buscar... sinais de trânsito nas ruas , vamos esperar que a Cãmara adivinhe que são necessários; limpeza nas ruas... são os banhhistas que sujam de verão e no inverno não se limpa porque chove; buracos na calçada...voem, não andem por cima deles; toldos, comecem a fazer fila no Natal; animação na passagem de ano, era o que faltava, queremos ir para as festas na Praia da Rocha; Carnaval, os Amigos que façam que a gente recebe os louros... Já estou cansado de ser como os doutores... Querem mais do mesmo? Força! Mas depois não se queixem!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve