O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 25 de agosto de 2013

Paulo Vieira! Nunca se esqueça que a União faz a Força!


O Todo só se atinge pela soma das partes
HÁ MUITO QUE PENSAMOS e até já o referimos por aqui algumas vezes, que os comerciantes de Armação deveriam formar uma ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, a qual, eventualmente, poderia congregar os comerciantes de Alcantarilha e Pêra, (ultrapassando-se de vez a visão que não alcança mais que o próprio umbigo, típica do individualismo filho de um quadro de miséria onde os nossos pais nasceram, mas que, em boa verdade e em termos relativos e apesar da crise já não nos caracteriza hoje, com imensas excepções, ainda, no campo das mentalidades) ganhando dimensão e peso político para defesa dos legítimos interesses económicos de quem trabalha e vê o resultado do seu suor malbaratado pela negligência, incompetência, obesidade, diletantismo ou voracidade fiscal por parte dos que nos governam local ou nacionalmente. 

Sabemos como a nossa economia é exígua, os recursos naturais relativamente parcos e quanto a nós, o seu principal ativo são as pessoas! 

DE ENTRE ESTAS, as empreendedoras, em qualquer domínio, são imprescindíveis ao desenvolvimento. E sucede que, segundo os dados de um Eurobarómetro, a vontade de trabalhar por conta própria dos portugueses é superior à média europeia que é de 45% e a daqueles 78%. Se se conjugarem estes indicadores com o peso que representa o emprego na despesa pública, que tanto deprime esta economia e as ameaças de que é, inevitavelmente destinatário, para além dos números abissais do desemprego, poderíamos concluir, no plano lógico, que a concertação dos interesses em presença é possível, residindo nos timings respectivos o seu sucesso. O tecido empresarial português, como de resto o europeu e até americano, é profundamente animado pelas micro, pequenas e médias empresas e o seu peso, nas mais diversas escalas, é, invariavelmente, esmagador. 

AS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS têm assim, para além das sinergias que a união permite no seu interesse e das suas atividades, a suprema função de aproximar a lei e a intervenção do Estado na economia das condições ideais de articulação de todos esses factores, no interesse geral. 

Em associação o peso negocial decuplica!
A LEI NÃO É UM FIM EM SI MESMA. É um instrumento das sociedades civilizadas e organizadas para, com exclusiva obediência aos princípios enformadores da constituição material de um Estado de Direito, regular, em beneficio da comunidade, os seus múltiplos interesses e altera-se as vezes que forem necessárias até o conseguir. Todos os meios legítimos são por conseguinte desejáveis para aproximar o poder político dos cidadãos em geral e dos agentes económicos em particular, visando o aperfeiçoamento da ação do Estado e a melhoria das condições de desenvolvimento e consistência das atividades económicas e por aí, da imprescindível prestação das PME’s, em sede de economia e responsabilidade social.Não é expectável que as PME’s de per si reúnam condições para o fazer!Compete às associações desses múltiplos interesses constituírem-se como interlocutores válidos, o que só será possível atingir com percursos de responsabilidade, conhecimento, missão e credibilidade.

AO ESTADO COMPETIRÁ construir com elas, ajustadamente, os quadros legais que se imponham. É para isso que ele existe! 

Mas disto, a C.M.Silves e a sua Presidencia, jamais perceberão! 

Porém, uma UNIÃO COMERCIAL(de Armação de Pêra, ou de Armação, Pêra e Alcantarilha) pode fazê-los entender! Lá isso pode... Bastará tocar-lhes onde dói mais...

TODAS AS FACTURAÇÕES JUNTAS, todos os empregos somados, todas as derramas pagas, todo o IRC liquidado e pago, são muito mais importantes que qualquer um destes elementos individualmente considerados. Individualmente considerados são um nada que não se ouve e se manobra a bel-prazer. Todos juntos têm um peso e uma voz que os torna e às suas posições, absolutamente incontornáveis!É que é de números que "eles" gostam para as folhas de Excel. Quando se trata de dar atenção, esta só atinge o alvo se o número que representar quem a reclama fôr expressivo. Que não se dúvide, é assim que a politica e os politicos funcionam.
SABEMOS QUE a mobilização das pessoas, mesmo para defesa dos seus interesses egoísticos não é fácil. 

E também sabemos que a maior parte das vezes tal se deve à ocupação absorvente que têm com o seu sustento! Nada de novo a estibordo! Continua a ser assim, como durante séculos aconteceu! 

Mas também sabemos que a credibilidade e o respeito não se pede a ninguém.

CONQUISTA-SE!

E qualquer conquista constitui um desafio! Seria bom refletirmos sobre isto!

SERIA MELHOR AINDA que o candidato Paulo Vieira, independente, pela lista do PS (em primeiro lugar porque não tem qualquer responsabilidade no que até aqui tem sido feito nesta Vila por esta Junta, o que constitui uma garantia singular que nenhum outro, elegível, pode dar; Em segundo porque já afirmou que nascido em Armação não gosta do que fizeram da sua terra, o que é um indicador prometedor) refletisse sobre isto e concluísse sobre as vantagens para a sua Vila de ter uma associação de interesses comuns [no turismo (lixo, património, programa de eventos, etc), no emprego (taxas, tarifas e licenças)] com uma voz incontornável que se impusesse em Silves e estimulasse, ainda que pacientemente, a constituição da UNIÃO COMERCIAL DE ARMAÇÂO (ou de Armação e Pêra, ou de Armação, Pêra e Alcantarilha).

"O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO" e sem atitude, arrojo e inovação, não se pode, lucidamente, esperar por um futuro melhor para a Vila e para o Pais; Para todos nós!

7 comentários:

Rosário Antunes disse...

Este blog qualquer dia muda de nome: "HIPOCRISIA" será um nome mais adequado.

Tanta conversa - certamente verborreia de políticos frustrados- inflada de lugares-comuns!!!!
Mas, honra lhe seja feita!- uma ideia positiva!!Já não é nova, mas não é negativa, nem crítica gratuita, a que este vergonhoso blog nos tem habituado.

Será que o Paulo Vieira patrocina e subscreve o estilo caceteiro, o linchamento pessoal que os seus apoiantes praticam?? Tenho sérias dúvidas, uma vez que a sua simpatia natural, o seu carácter cordato e afável não lhe têm trazido inimigos- apenas adversários.

Como podem, em seu nome, ou debaixo da sua candidatura, participar de forma tão violenta e acéfala?

É confrangedor o vazio de ideias: reuniu tanta gente boa para se especializarem em falarem mal?

Só sabem dizer mal? Apresentem ideias!!!!
O insulto só os descredibiliza- tornam-se numa espécie que age mais à esquerda- na zona da lota e da praia, dos blocos de esquerda e associação de pescadores... que só sabem dizer mal...
Paulo Vieira- se manda na sua lista- diga-lhes que construam algo, que não critiquem tudo.Sob pena de ... perder...

Obrigada

Tânia oliveira disse...

Não será a D. Rosário quem está a insultar?

A Zona da Lota e da praia não age politicamente, nessa zona está uma comunidade que tem sabido superar todas as dificuldades com muita dignidade.

A Sra. ou desconhece a realidade local ou está a fazer um julgamento maldoso.

Vejamos, a comunidade de pescadores, promoveu durante dois anos seguidos uma exposição na Fortaleza que foi bastante elogiada pela população local e pelos mais diversos visitantes, este ano, não foi permitido pelo poder politico local continuar com esta iniciativa.
Veja se consegue descobrir porquê...

A comunidade de pescadores estava instalada num contentor, sem luz, sem água, que denegria a imagem da vila de Armação de Pêra. Há três anos mandou retirar o contentor poupando a despesa do mesmo à junta de freguesia.

A comunidade de Pescadores, hoje está instalada na lota da Vila,que funciona, actualmente, como posto de recepção e transporte de pescado, é também a sede da Associação.
O edifício da lota de Armação de Pêra, não era pintado há mais de 15 anos,tinha um aspecto de abandono, assim que foi entregue à comunidade de pescadores, foi pintado voluntáriamente e sem custos para nenhuma instituição pública.

O ano passado, a comunidade de pescadores estava parada, não tinha trator, as escolhas erradas por parte de quem adquiriu o trator,C.M.Silves, não foram assumidas e nenhum apoio foi considerado para a comunidade.
Hoje, os pescadores, tem na praia dois tratores, sem os financiamentos a que tem direito, pois a autarquia não quis fazer uma candidatura e a custo zero para qualquer entidade pública.

Este ano, como no ano passado fizemos, com muito sucesso, a comunidade de pescadores tinha programado fazer a Festa do Pescador, a custo zero para a autarquia, uma iniciativa que acreditamos fazer todo o sentido, pois enriquece a pauperrima oferta turística da vila. A C.M.Silves não deixou,
Veja se descobre porquê...

A sua conversa é que me parece verborreia de politico inseguro, porque em violência são peritos os políticos do poder local.

Passe pela praia dos pescadores e veja o que fizeram à placa que sinaliza o corredor de pesca da vila.

É um belo retrato da violência do poder politíco local, não me parece adequado dizer aqui o nome do vândalo que teve tão vergonhosa atitude, mas garanto-lhe que isto sim é um acto de raíva.
Veja se descobre porquê...

D. Rosário, constatar factos não é dizer mal e violenta e acéfala é a mentalidade de quem governa o nosso município, os exemplos estão ao virar de cada esquina.

Não seja violenta...



Rosário Antunes disse...

DEMAGOGIA- outro bom nome para este BLOG(?!)

Weissmuller disse...

D. Rosário, certamente "pintista, tem alguma dificuldade em ler, ou lendo, dificuldade em perceber...
As ideias que diz faltarem neste blog, abundam (basta ler e compreender o português) e é por disso mesmo que a D.Rosário lamenta a existência do blog, o qual, para ela, provavelmente, não deveria existir.E existindo não deveria escolher quem mais garantias poderá dar a Armação, não é verdade?
Compreende-se...
Na verdade, o candidato Ricardo Pinto tem evidenciado mais ideias que este blog (!!???!!). Ideias musicais pois ainda não deixou de se aproveitar dos eventos musicais, pagos pela Junta, para ele ou alguém a seu mando fazerem a apologia da sua candidatura.Nisso dele Ricardo temos certezas, quando não está a arrumar a casa(o aproveitamento eleitoral dos eventos e a ausência absoluta de imaginação). Mas... ideias para Armação, nem uma!
Deixe o blog em paz e vá trabalhar mais um pouquinho na campanha do Ricardo, que bem precisa D. Rosário.

Rosário Antunes disse...

Cara Tânia,
Numa coisa a elogio: dá a cara, fala barafusta, reclama, sempre sem recorrer ao anonimato. É de coragem!!
Se temperasse essa coragem com algum bom senso e cabeça fria, seria um caso (ainda MAis) sério na vida cívica de Armação

Gabo-lhe a força e a convicção...

Rosário Antunes disse...

Eu nada tenho a ver com qualquer candidatura...
MAs, como Armacenense, todas me interessam e a todas estou atento.
Não sou, pois. pintista ou vieirista, PS, PSD ou BE ou raios que os partam a todos (os PArtidos).

Mas conheço gente nas várias listas. E de todas as pessoas- onde há professores, comerciantes, alguns licenciados, jovens e menos jovens - esperaria BEM mais do que insultos, apontares de dedo, um absoluto e autêntico vazio de ideias.

Maria Santos disse...

Quanto à questão do excesso de insultos, concordo totalmente com a Dona Rosário Antunes!

Ainda há pouco dias ouvi o Dr. Serpa a menorizar e desprestigiar uma pessoa que é candidata à presidência da Câmara Municipal de Silves e que não direi o partido. achei pouco digno da parte desse senhor, falar mal dos outros pelas costas! É assim que se avalia o caracter das pessoas, fez-me logo lembrar uma pessoa de quem não gosto, a Dr.ª Isabel Soares!

Soluções para mudar o nosso concelho para melhor, nenhuma apresentou, a não ser a do Turismo Religioso, que acho ridícula e de mau gosto!

Dos candidatos para a Junta de Armação, sou franca, gosto mais do Paulo, inspira-me muito mais confiança e seriedade que o Dr. ricardo.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve