O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Primeiro Festival Internacional de Literatura no Algarve também passa por Armação de Pêra

De 16 a 19 de Setembro, os amantes de todas as formas de literatura poderão juntar-se a esta festa da palavra escrita.

As línguas versadas serão Português, Inglês e Alemão, sendo que diversos autores famosos já aceitaram o convite para se deslocar ao Algarve e participar neste Festival, estando disponíveis para sessões de autógrafos e de leitura das suas obras, assim como para participar em workshops e palestras sobre a sua especialidade.

O Festival tomará lugar por todo o Algarve, de Tavira a Aljezur. Algumas das localizações já confirmadas são: Auditório Municipal de Lagoa e praça circundante; Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão; Hotel Garbe (Holiday Inn), em Armação de Pêra; Quinta dos Vales, em Estombar; Hotel Hapimag, em Albufeira; e Museu de São Brás de Alportel.

A juntar a esta chance única de conviver de perto com autores e seus livros, o público terá ainda a oportunidade de participar em debates públicos, workshops e numa maratona de leitura.

Já alguma vez escreveu um poema? Se sim, então eis a sua oportunidade de se fazer ouvir e até de ser avaliado durante um concurso de dramatização de poemas. Nunca ouviu falar nesta modalidade ligada à poesia? Um concurso de dramatização de trabalhos de poesia é uma actividade com crescente popularidade e extremamente recreativa, que dá a oportunidade a poetas profissionais e amadores, assim como a meros leitores de poesia, de expor os seus trabalhos, ao vivo, perante uma audiência cuja avaliação será medida através do nível de aplauso.

O Festival não compreenderá apenas literatura, pois será também acompanhado de concertos, recitais e exibição de filmes, sendo que diversos hotéis e restaurantes se juntarão ao evento, organizando momentos gastronómicos onde autores poderão interagir directamente com o público e ler partes das suas obras num ambiente mais íntimo.

Quaisquer autores, poetas ou editores que se sintam identificados com este tipo de evento são benvindos, podendo contactar para o efeito a organizadora Barbara Fellgiebel, alfacult@gmail.com.

Mais informações sobre o Lit.ALGARVE poderão ser obtidas através do site www.alfacultura.com ou da página no Facebook, Lit.ALGARVE.

1 comentário:

Luís Ricardo disse...

Acho que a iniciativa de trazer os autores junto dos leitores é meritória e louvável, já não é do sitio escolhido para o encontro, nem da sua orgânica: Parece-me demasiado elitista e com algum carga de snobismo pseudo-intelectual, o que logo à partida afastará possíveis amantes de leitura e poesia.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve