O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 22 de agosto de 2010

Salvar as espécies e seu Santuário! Já!






A ribeira de Pêra, vulgo o rio, constitui um santuário piscícola de extraordinária importância para a fauna marinha armacenense.

As espécies procuram-na para a desova e os novos elementos da espécie quando chegam ao mar encontram-se já com condições físicas de o fazer.

A actividade piscatória da Vila tem beneficiado destas condições naturais desde que se conhece.

Por razões já abordadas neste sítio as condições naturais para o desenvolvimento das espécies encontram-se profundamente ameaçadas.

A reportagem fotográfica que nos chegou é dramaticamente evidente acerca das condições existentes.

Urge, por conseguinte, abrir o rio ao mar, o que sucede com frequência irregular, em prejuízo das espécies e, mais tarde, do seu normal desenvolvimento e da actividade piscatória, que é o mesmo que dizer da economia de uma faixa importante da população residente – os pescadores -.

Esta ameaça permanente a este “equipamento” natural que é o santuário das espécies constitui uma verdadeira vergonha para todos os armacenenses, mas muito especialmente para aqueles que se propuseram a zelar pelos interesses da Vila: Fernando Santiago e Ricardo Pinto, e para tanto pediram os votos dos cidadãos.

Esta situação, que pela sua importância, ultrapassa as fronteiras de Armação, constitui uma realidade tristemente celebre no concelho, manchando igualmente a Câmara de Silves, na pessoa da sua Presidenta, como na pessoa dos seus Vereadores, executivos ou não executivos, do partido no poder, como dos partidos da oposição.

Constitui uma realidade cuja conservação, sem oposição, mancha transversalmente, todos os eleitos do concelho.

Nenhum consegue limpar-se de uma atrocidade deste tamanho e natureza, nem sobretudo da passividade que demonstram face a este cenário dantesco.

A esses senhores,com toda a propriedade, é legitimo ser-lhes apodada qualquer uma das inúmeras (des)qualificações populares, à escolha e ao bel prazer dos indignados, que é qualquer um que não seja mentecapto!

6 comentários:

Anónimo disse...

Os peixes estão a morrer por falta de oxigénio que está a ser consumido porque os esgotos de Armação de Pêra estão a chegar à ribeira.
Julgo que as pessoas que se preocupam com Armação e com o ambiente deveriam fazer uma queixa ao ministério do Ambiente e também à entidade reguladora das entidades gestoras das redes de esgotos.
Abir o rio só levará a que os esgotos venham para a praia com as consequências que todos sabemos que é fechar.

Anónimo disse...

Presidente da República desfrutou de dia solarengo na Praia Grande


O Presidente da República continua de férias no Algarve, acompanhado pela sua família. Quinta-feira, Cavaco Silva aproveitou para ir à praia mergulhar no mar e apanhar banhos de sol acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva.

O casal escolheu a Praia Grande, em Armação de Pêra, para relaxar umas horas. Normalmente, o Presidente e a família optam por frequentar praias mais próximas da sua residência de férias, uma moradia situada perto da praia Coelha, em Albufeira.

Aníbal e Maria Cavaco Silva deram vários mergulhos no mar e depois descansaram nas espreguiçadeiras da praia. Adepto da máxima "ir para fora cá dentro", o casal tem desfrutado de dias de lazer no Algarve.

À noite, a primeira dama aceitou o convite para assistir à peça A Gaiola das Loucas, encenada por Felipe La Féria, em cartaz no Centro de Congressos do Arade, em Portimão. E foi sozinha: "Ele [Aníbal Cavaco Silva] não pôde vir. As férias estão a ser cheias de trabalho, como já é costume", sublinhou. Ainda que tenha de partilhar o marido com o trabalho, Maria Cavaco Silva aproveita todos os momentos a dois: "Prefiro ter o meu marido em casa perto de mim do que fechado no Palácio de Belém."

Quanto às férias diz que estão a ser óptimas, junto dos filhos Patrícia e Bruno, os genros Luiz Montez e Perpétua, e os cinco netos, Mariana, Afonso, António, João Maria e João Vicente: "Está tudo a correr muito bem, com os meus netos aos saltos no jardim e na piscina. Isso chega para encher as férias de uma avó."

Anónimo disse...

O rio tem de ser mantido aberto ,sempre,as consequências de o manter fechado são bem piores para todos nós.
Desde que a Vila Vita se instalou naquela praia começaram a surgir muitos obstáculos à abertura do rio.
O que pode acontecer é perdermos a bandeira azul, isso é um mal menor,sobrevivemos a esse facto concerteza.


Fechar a praia,para a C.M.S., só mesmo se a população de A. de Pêra não tolerar que os amigos da presidenta se instalem nos locais mais previligados e absurdos.

Não nos devemos esquecer da maravilhosa RESOLUÇÂO FUNDAMENTADA,paga a preço de ouro pelos contribuintes do concelho,para defender a não menos maravilhosa,"BARRACA MALDITA".

A nossa presidenta e os seus fieis seguidores Pintos,Rogério e filho,já nem se devem lembrar que são funcionários públicos,tais são as fantasias de grandeza que lhes vão escorregando pelas cabeleiras...

adelina capelo disse...

Fazem uma tempestade num copo de água sobre um assunto sem importância.
Toda a gente sabe que aumentando a temperatura da água a quantidade de oxígénio diminui na água o que leva os peixes que estão mais debeis a morrer.

Anónimo disse...

Que pena o aumento do calor e da incompetência não diminuir o oxigénio politico aos peixões mais débeis em competência para os matar politicamente

Anónimo disse...

Logo, o Rogério é peixe ...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve