O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Armação de Pêra:Lugar de morte e podridão num santuário piscícola!


As gaivotas cheiram a morte e preparam-se para um grande banquete!






Não meus senhores, não se tratam de fotografias da National Geographic sobre qualquer catástrofe ambiental num pais remoto do terceiro mundo.

A Brithish Petroleum (BP) também não é a responsável por esta mortandade!

São fotos da Ribeira de Armação de Pêra, colhidas hoje (10.08.10), onde vai escoar o esgoto a céu aberto.

Independentemente das consequências para este santuário de espécies, designadamente piscícolas e das futuras para a pesca, actividade de que dependem muitas famílias da Vila,constitui uma ameaça efectiva à saúde pública de que os banhistas serão vitimas potenciais.

É desta forma irresponsável e criminosa que a autarquia trata Armação de Pêra, a sua economia e os cidadãos em geral, canalizando as suas atenções e meios para o folclore da Feira Medieval, que é matéria bem mais divertida!

Diletante a gestão deste Município que se preocupa com minudências (o Vereador Rogério Pinto andava um destes dias ocupado a tomar notas sobre os vendedores ambulantes, enquanto os esgotos corriam a céu aberto para a Ribeira)e deixa o que é grave, permanecer grave, desinteressando-se das consequências. A isto chama-se agir dolosamente!

10 comentários:

Anónimo disse...

Não serve de nada exigir e chamar a atenção , porque eles não têm capacidade para tal.
Do sentido de responsabilidade nem vale a pena falar.
Como Deus escreve direito por linhas tortas, vamos aguardar....
A. Moreia

adelina capelo disse...

Isto não tem nada a ver com esgotos mas com as temperatura elevadas que se fazem sentir e que aquecem a água.
Basta abrir o rio para renovar a água como tem sido feito e o "grande" problema fica resolvido
Só gente irresponsável e que não devem ter nada que fazer é que vem nesta altura do ano levantar estes assuntos.

Anónimo disse...

É do calori, diz ela.
O problema existe e os outros é que são irresponsáveis. Tá bem, decha, Adelina.
Purga-te que isso passa.

Anónimo disse...

Então, experimentem a abrir o rio e depois logo vêem o que é que acontece!!!!!!!!!!! - ADEUS BANDEIRA AZUL! Têm a memória muito curta!

Anónimo disse...

O rio tem de estar sempre aberto,sr. de boa memória,é um crime mantê-lo fechado pois estão em causa muitas espécies que equilibram ,o já tão comprometido futuro de muitas.

Estás a confundir tudo,o problema está na negligência de quem tem obrigação de resolver estas questões com a seriedade e responsabilidade que as mesmas exigem.
A bandeira azul?
Que sentido faz a bandeira azul diante da gravidade dos assuntos que aqui são expostos??

Experimenta ir dar um mergulho ao rio e logo vês o que te acontece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não está lá nenhuma informação sobre a realidade do que se passa.............

Anónimo disse...

Quando sugeri que abrissem o rio, tinha a completa noção do que poderia acontecer. Com 44 anos, armacenense e filho de pescadores tenho , com toda a certeza, uma memória excelente. Concordo plenamente que o rio deveria estar permanentemente aberto, só assim há renovação de águas e sá assim é possível lá existir vida! Embora tivesse passado o último domingo na praia mesmo junto ao rio, não tomei banho porque, É ÓBVIO, que a a água não está em condições, apesar de o mar lá ter entrado ONTEM.

Anónimo disse...

Raquel Prates de férias com a família no Algarve


A apresentadora de televisão foi a banhos com o marido, João Murillo.

Raquel Prates, de 34 anos, e João Murillo, de 43 , gozaram as suas tão merecidas férias na praia Grande, em Armação de Pêra. O casal passou os primeiros dias de descanso estendido ao sol a tra-balhar para o bronze e também não dispensou vários mergu- lhos no mar para se refrescar das altas temperaturas que se faziam sentir.

A apresentadora de televisão e o pintor estiveram acompanhados pela família nestes dias de descanso. Aliás, o grupo reuniu-se por volta das oito da noite para jantar no restaurante da praia, O Carlos. Estão casados há quatro anos e ainda não tem filhos.

Raquel Prates, que se tornou conhecida do grande público com o programa da SIC Portugal Radical, é uma das caras mais bonitas da televisão portuguesa e mostrou que continua em grande forma. O seu último trabalho no pequeno ecrã foi Instinto Moda para a SIC Mulher. Raquel é filha do galerista António Prates e nos últimos anos dedica-se também ao mundo das artes. Neste momento é responsável pelo Artelection, site de venda de arte na Internet.

adelina capelo disse...

Afinal há muita gente que não tem medo de tomar banho na bela praia de Armação de Pêra.

Tânia Oliveira disse...

Sr. Adelina, o descaramento com que brinca com situações tão sérias é o espelho das personalidades que aqui defende.
Tenha vergonha homem,se não tem o que dizer,fique calado.

Ana Veiga disse...

Há vinte anos que frequento a praia dos Salgados no Algarve, e dá uns 3 anos a esta parte tenho vindo a observar aquela lagoa a definhar de ano para ano, mas enquanto os ditos senhores do colarinho branco estiverem sentadinhos nos gabinetes a pactuarem com a corrupção e a encher a barriga de certos empreiteiros, no sentido de autorizarem apartamentos turísticos quase à beira mar, vivendas em cima das dunas, e campos de golfe com relva alagada de fertilizantes para ajudar a alimentar os peixinhos da lagoa, e pô-los a nadar de costas como eu tive a infelicidade de observar no passado dia 10 de Agosto, é muito provável que daqui a uns anos, e n são precisos muitos, estejamos nas praias do Algarve e a pensar que nos estamos a banhar na praia da Cruz Quebrada na linha de Cascais.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve