O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Se um carro novo pode destruir um antigo o que pode acontecer se colidir com um peão



Para comemorar o seu 50 º aniversário, the Insurance Institute for Highway Safety promoveu um teste utilizando um Chevrolet Bel Air de1959 contra o seu homólogo contemporâneo, um Malibu 2009, num crash test a 65 km/h. Como se vê no vídeo, o Malibu destrói o seu antecessor.

Os resultados foram destinados a demonstrar que os carros de hoje são mais seguros do que aqueles que foram fabricados há seis décadas atrás. Mas se um veículo que circula a 65 km/h consegue destruir o seu antecessor da mesma marca,o que acontecerá se colidir com um peão?

Embora tenham existido grandes avanços na construção de viaturas, de modo a melhorar a segurança de motoristas e passageiros, a indústria automobilística tem-se esquecido dos peões.

Mas não fomos só esquecidos pela indústria automóvel a Câmara de Silves também se esqueceu de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos peões que atravessam diariamente a Via Dorsal.

Nesta Via como todos sabemos já ocorreram vários atropelamentos com consequências muito graves.

A velocidade das viaturas que circulam na Via Dorsal é muito elevada e os estudos mostram que uma viatura que circule a 65 km/h e colida com um peão, a probabilidade de o matar é de 85%, se circular a 50 km/h a probabilidade de um acidente mortal é de 45 % e a 30 km/ é de 5%.

É altura dos responsáveis camarários olharem para este problema para que as viaturas circulem a velocidades mais baixas de forma a garantir a segurança de todos nós.

3 comentários:

adelina capelo disse...

Expliquem lá o que é que a câmara tem a ver com a velocidade das viaturas.
Só sabem dizer mal de tudo e de todos

Anónimo disse...

Alcantarilha vai ter Feira de Velharias


A Junta de Freguesia de Alcantarilha vai passar a promover, nesta vila do concelho de Silves, no segundo sábado de cada mês, uma Feira de Velharias.

O próximo certame terá lugar no dia 12 de Dezembro.

Mais informações poderão ser prestadas através do telefone 282322506 ou do email geral@jf-alcantarilha.pt.

Anónimo disse...

Para o peão do Concelho de Silves, é indiferente que o carro seja novo ou velho, visto que já foi cilindrado, isto é, esmagado, pelo enorme cilindro autárquico.
Esse mesmo cilindro, porque é muito lento e desleixado, continua a sua destruição.
Armacenenses, ofereçam as placas de limitação de velocidade e, já, agora, de estacionamento proibido, visto que a ausência de faixas laterais para o efeito, dá origem a situações verdadeiramente anacrónicas, Veja-se o que acontece a toda a hora junto ao Pingo Doce e Caixa Geral de Depósitos, onde o risco é permanente.
A D Adelina não costuma ir ao Pingo Doce, à Caixa ou à lavandaria?
Então vá, mas tenha cuidado.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve