O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 21 de novembro de 2009

Em Armação de Pêra queremos turismo todo o ano!



Os turistas que visitam Armação de Pêra fazem-no essencialmente nos meses de Verão, porque o produto que oferecemos tem sido o Sol e o Mar e pouco mais.

Apesar da Requalificação da Frente de Mar constituir um investimento essencial na requalificação de Armação de Pêra, não se vislumbra uma estratégia consistente por parte da Câmara Municipal de Silves, para que os turistas se sintam motivados a visitar o concelho durante o resto do ano.

Para alterar este paradigma torna-se necessário estender a requalificação urbana a outros locais da nossa Vila, fazendo desenvolver o conceito de “praia todo o ano”, em harmonia articulada com concessionários, comerciantes, pescadores e associações de cidadãos – criando uma rede de interesses que permita a sustentabilidade do turismo durante todo o ano.

Armação de Pêra tem de saber libertar-se da sazonalidade e das suas contingências!

O Mar é um dos nossos activos, logo deverá ser apoiado o desenvolvimento de actividades relacionadas ou dependentes do Mar, como o "surf", “kit surfe”, e outros, que dinamizem o comércio local pela atracção de consumidores e possam sustentar o desenvolvimento de escolas e oficinas de reparação.

A requalificação da Frente de Mar foi, com todos as limitações que possa apresentar, o melhor que aconteceu a Armação de Pêra nas últimas décadas.

Depois do agradecimento obrigatório ao contribuinte europeu, há que saber projectar e atingir um patamar qualitativo mais alto e ao nosso alcançe.

É necessário empreender uma nova cultura de serviços no turismo e alargar este conceito que se mantem refém do Verão.

No mundo actual, cada vez mais competitivo, não há uma segunda oportunidade.

A proposta turística deve ser integradora e encarada como um todo, ou seja, deve envolver todos aqueles que querem o melhor para Armação de Pêra, ninguém pode ser excluído.

Quem quer trabalhar deve ser apoiado tanto pela autarquia como por todos nós armacenenses.

É preciso desenvolver e articular novas medidas e actividades com a praia, como o património existente nas freguesias limítrofes, o comércio a restauração e pequenas indústrias, e desenvolver, com criatividade, as potencialidades das interacções com outras, tais como:

• Fazer em Armação de Pêra um grande festival de Verão, de dimensão nacional; dado que reúne todas as condições para isso, embora inexplicavelmente, só este ano e em vésperas de eleições tivemos uma amostra com o espectáculo de Amália Hoje;

• Construir um Anfiteatro ao Ar Livre, no local onde hoje se situa o campo de futebol, vocacionado para receber animação nos períodos de temperaturas amenas;

• Animações de fim de tarde ao longo da frente de mar, com música e outras artes do espectáculo durante o Verão e aos fins-de-semana na Primavera e Outono

• Criar condições para a prática dos mais variados desportos ligados ao mar, minimizando o seu carácter sazonal, e promovendo competições a eles associadas;

• Organizar eventos, que tragam mais turistas a Armação especialmente fora dos meses de Verão, dar continuidade ao festival da caldeirada e promover outros como por exemplo o festival dos doces regionais, o festival do vinho, o festival da flor, resumindo todos os meses um festival e animação;

• Promover um novo urbanismo comercial, apostando forte na animação, no desenvolvimento e na requalificação do comércio local e da gastronomia – criando marcas de qualidade associadas a Armação de Pêra;

. Estimular com incentivos se necessário a instalação de uma unidade hoteleira que reuna condições arquitectónicas adequadas aos interesses do desenvolvimento local, como, designadamente, sala de congressos.

• E, não esquecer, dar especial atenção às placas toponímicas, orientadoras dos visitantes;



Ao contrário do que sucedeu ao longo das últimas décadas, é importante que as ideias possam sair do papel, se necessário através de um concurso de ideias e sejam implementadas no terreno com vista à salvaguarda da actividade economica da Vila, do país e à qualidade de vida de todos os armacenenses.

11 comentários:

Anónimo disse...

AS LEIS SÃO COM AS TEIAS DE ARANHA.

OS PEQUENOS INSECTOS FICAM PRESOS. OS GRANDES, FURAM-NA

Corrector disse...

Ideias não leva acento.

Anónimo disse...

Fortaleza de Armação vai ser museu

Foi assinado o auto de cedência e utilização das instalações da Fortaleza de Armação de Pêra. Com a assinatura deste documento, a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças do Ministério das Finanças e Administração Pública cede ao Município de Silves estas instalações por um período de 22 anos, para que ali possa ser instalado o Núcleo Museológico de Histórias e Tradições.
Em comunicado à imprensa, a Câmara Municipal de Silves, informa que "este local passará a ter: um Posto de Informação Turística, uma pequena recepção e uma sala de exposições permanentes, com uma área aproximada de 135 metros quadrados. Serão, igualmente, melhorados os pavimentos exteriores, passando a haver, traçado nos mesmos, uma indicação daquela que seria a estrutura inicial deste forte.
A título de compensação financeira, a autarquia realizará as obras necessárias para a recuperação do espaço e arranjo urbanístico do mesmo, obras essas que têm um valor previsto de €199 800,00.
A Fortaleza de Santo António das Areias, que hoje existe em Armação de Pêra, é o resultado de algumas transformações ocorridas ao longo da História, já que o edifício original teria sido construído no século XIII, a mando do rei D. Sancho II ou do rei D. Afonso III. No século XVI e mais tarde, em 1640, teriam ocorrido alterações na sua estrutura, tendo, posteriormente, já no século XIX, sofrido uma forte degradação, que conduziria, no século XX, a nova intervenção no espaço.
Defender a costa e os seus habitantes era a principal função deste equipamento, tendo o mesmo estado sempre associado às forças policiais, nomeadamente à GNR, que durante o século XX ali teve o seu posto.
Actualmente, essa função defensiva deixou de ser primordial, dado que não existem ameaças provenientes da costa e a GNR tem instalações apropriadas às suas necessidades presentes. Deste modo e porque a Fortaleza assumiu funcionalidades sociais e lúdicas muito significativas para a vila de Armação de Pêra, projectou-se uma intervenção que permitirá dar a conhecer a sua estrutura inicial e dotá-la de um espaço museológico, onde se preservem as histórias e memórias de Armação de Pêra (sobretudo, as histórias ligadas aos mar e aos marítimos)", esclarece ainda a autarquia.

Anónimo disse...

São capazes de explicar quem é essa associação de cidadãos?
É que se é aquela que todos conhecemos não iamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

com pessoas como o sr anónimo nem com esta nem com outra qualquer.

Anónimo disse...

Após terem sido descobertos documentos de processos judiciais num caixote do lixo nas traseiras do Palácio da Justiça, foram hoje de manhã encontrados, num caixote do lixo do Estádio da Luz, os nove ou dez golos que, segundo Jorge Jesus, o Benfica deveria ter marcado ontem ao Vitória de Guimarães.

galo da capoiera disse...

O líder dos socialistas na câmara o Sr Dr Fernando Serpa devia ler com atenção estas propostas e propor a sua execução ao executivo.
Da Isabel Soares não se pode esperara nada a não ser mais betão.
Necessitamos é de pessoas que queiram o bem de Armação.

Um amigo de Armação ainda não associado disse...

A associação dos amigos de armação tem de pôr ao caminho. Nimguém vai ter iniciativas de jeito que não sejam as nascidas em Armação. A associação já demonstrou, mais que não seja, por nunca ter havido ninguém que se tivesse proposto a lutar por beneficios publicos para armação, desde o coronel, que nesse papel é a única que o desempenha desde os ultimos trinta anos. Que disser o contrário que o prove...

Anónimo disse...

Tanta coisa foi feita em Armação e não foi necessário pseudo associações, cujo objectivo é dizer mal.
Para perceberem ainda não pasou um ano e já vamos em duas direcções, até parece que estão a trabalhar para o livro dos recordes.

Tânia Oliveira disse...

Estão expostos os assuntos que interessa resolver,Armação de Pêra cresceu,indiscutivel.Mas a forma como cresceu não beneficiou em nada a população residente, os comerciantes,as crianças que cá vivem.
Mudar esta realidade é o que interessa,temos, ainda, bons argumentos para defender um crescimento sustentável,o que pode melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem em Armação de Pêra, assim como,proporcionar uma melhor oferta a quem elege a nossa vila como destino de férias.
Terá de haver verdadeiro interesse em transformar a nossa terra numa referência,num local onde vale a pena estar,que vale a pena visitar....
Terá de haver boa vontade,coragem,pois como já todos podemos constatar, Armação de Pêra é um alvo de cobiça.Poucos são os ambiciosos que se importam com o bem comum.Por vezes é necessário defender a vila do interesse de particulares pouco escrupulosos,gente disposta a tudo para levar adiante os seus propósitos.......
Missão dificil,como todos tem podido testemunhar,a insistência no, "bota abaixo", tem tido consequências que, posso afirmar,surpreendem e encorajam de forma muito gratificante, os alvos do momento(ainda!).

Viva Armação de Pêra!

Anónimo disse...

Armação de P~era está condenada a ir para onde o executivo camarário a envia, fazendo o papel da fabula " galinha de ovos de ouro", e na ordem de ideias que sempre prevaleceram em Silves - não aos Hoteis; não ao estacionamento; dê-.nos a receita de IMI e IMT e continuem na vossa probreza, pois já têem a praia...
Elegemos prpfessores mas estes são mais ecinomistas que visionários.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve