O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Proximidade

-->
...
Em meados do século XIX, e após a determinada acção de Sir Rowland Hill, o Parlamento inglês instituía o preço de cada selo de carta em apenas um penny, valor quase irrisório face ao custo do envio das cartas para qualquer lugar do império britânico da altura. 

Os racionalistas do costume diziam que tal decisão iria provocar um enorme prejuízo no erário público de Sua Majestade. 

Sucedeu exactamente o contrário. O volume de correspondência expandiu-se enormemente, originando elevados ganhos para a companhia dos correios, mais do que compensatórios para os custos. 

Mas mais importante ainda; a possibilidade de todos poderem enviar cartas contribuiu, de forma muito prática e eficaz, para um notável aumento da literacia, da educação e da comunicação entre as pessoas. 

Foi decisiva para a coesão do império. E para o seu desenvolvimento social e cultural. 

Entretanto, abriam estações dos correios em praticamente todas as localidades; e em seu redor aos sentidos de identidade juntavam-se os de comunidade.
...

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve