O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que eu sempre soube acerca das mulheres mas ainda assim tive de perguntar


Por Rui Zink

TRATAM-NOS MAL, mas querem que as tratemos bem. Apaixonam-se por serial-Killers e depois queixam-se de que nem um postalinho. Escrevem que se desunham. Fingem acreditar nas nossas mentiras desde que tenhamos graça a pregá-las. Aceitam-nos e toleram-nos porque se acham superiores. São superiores. Não têm o gene da violência, embora seja melhor não as provocarmos. Perdoam facilmente mas nunca esquecem. Bebem cicuta ao pequeno almoço e destilam mel ao jantar. Têm uma capacidade de entrega que até doi. São óptimas mães até que os filhos fazem dez anos, depois perdem o norte. Pelam-se por jogos eróticos mas com o sexo já depende. Têm dias. Têm noites. Conseguem ser tão calculistas e maldosas como qualquer homem, só que com muito mais nível. Inventaram o telemóvel ao volante. São corajosas e quando se lhes mete uma coisa na cabeça levam tudo à frente. Fazem-se parvas porque o seguro morreu de velho e estão muito escaldadas. Fazem-se de de inocentes e (milagre) por esse acto de vontade tornam-se mesmo inocentes. Nunca perdem a capacidade de se deslumbrarem. Riem quando estão tristes, choram quando estão felizes. Não compreendem nada. Compreendem tudo. Sabem que o corpo é passageiro. Sabem que na viagem há que tratar bem o passageiro e que o amor é um bom fio condutor. Não são de confiança, mas até a mais infiel das mulheres é mais leal que o mais fiel dos homens. São tramadas. Comem-nos as papas na cabeça, mas depois levam-nos a colher à boca. A única coisa em nós que é para elas um mistério é a jantarada de amigos. Elas quando jogam é para ganhar.

E é tudo. Ah, não, há ainda mais uma coisa. Acreditam no Amor com A grande mas, para nossa sorte, contentam-se com pouco.

9 comentários:

Anónimo disse...

Silves: Assalto com arma branca

Dois homens, armados com uma faca e com meias de vidro na cabeça, assaltaram ontem, ao final da tarde, uma loja chinesa, em Pêra, no concelho de Silves, no Algarve. Os assaltantes levaram o dinheiro da caixa, numa quantia que não foi revelada. O caso foi entregue para investigação à Polícia Judiciária.

Anónimo disse...

Sem dúvida. HÁ mulheres que jogam sempre para ganhar,mas há as que jogam para ganhar, mas na ansia do jogo só fazem percursos de perder até a tostoes. Sao tão infinitamente burras que se sentem perseguidas por fantasmas que as fazem deslizar na lama como se de casca de ovo se tratassem. SAO SERES TREMENDOS, MAS AINDA ASSIM PRECISAM DE SE TORNAR MAIS ESPERTAS.

Tânia Oliveira disse...

De espertezas não reza a história.

Quando estamos diante de uma mulher completa e memorável,muitas palavras ocorrem,força,dignidade,inteligência,coragem,determinação,empenho,dedicação,enfim,caracteristicas que tornam dificil a vida aos espertos que andam pelo mundo com o intuito de fazer prevalecer os seus pontos de vista a qualquer custo.
Eu conheço muitas mulheres memoráveis.

Um ser humano que encara a vida, como se de um jogo se tratasse, onde há vencedores e derrotados,que analisa um texto tão "cool", sob uma perspectiva tão pobre,é concerteza um esperto,acima de tudo por manter o anonimato.

Anónimo disse...

Texto cool?
Que texto cool?
Texto de Zincalheira, que não enobrece as mulheres e astrata como meras coisas que andam no mundo por ver andar os outros. D. Tânia, veja lá se abre os olhos porque o texto para comentário reduzas mulheres a seres muito pouco abonatórios.

marafado disse...

Qual espertezas ó pá, ó Tânia? Qual espertezas? Achas bem o gajo falar das mulheres como falou, achas? O gajo é um sapudo que até é culto (será?), mas manda-se às mulheres feito doninha. Qué isto pá?

Tomástoideu disse...

Cool, cool, cool, col, isto é muita cool. Cool, e vai de cool, cool, cool cool.

Tânia Oliveira disse...

Zink é "cool",não é esperto,não sei palavra em português que melhor o descreva.
Vocês são espertos,anónimos e muito tendenciosos´,já esteve pior...

Anónimo disse...

Helloooooooo! Tânia o homem é inteligente e civilizado. É só isso!!!!!

Anónimo disse...

CivIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIZADOOOOOOOOOOOOOO??AH!AH!AH!AH!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve