O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Um mar de plástico

Talvez agora perceba porque é que a sardinha não lhe sabe tão bem!

Rejeitamos, em média, 90(noventa) quilos de plástico por ano!

A Europa e os Estados Unidos vêm, no topo da lista desta média mundial!

Em Portugal apenas 5% (cinco por cento)do plástico utilizado vai para reciclagem. Do restante, o destino são os aterros, sendo que o resto vai parar ao mar.

O fundo dos oceanos está por isso transformado numa espécie de sopa de plástico, um problema a que os cientistas não sabem como pôr fim, garantindo que já hoje sofremos as consequências mesmo que não as sintamos.

Problema este cuja redução substâncial nós sabemos como empreender: sermos muito mais cuidadosos!

A utilização das praias pelos banhistas negligentes, dá um contributo importante para este cenário terrivel. Talvez seja de concluir, entre nós, com a extensão de areal que temos e a extraordinária afluência de banhistas, que:
  • Não existem, habitualmente, caixotes de lixo suficientes para satisfazer as necessidades;
  • Os que existem, não são vazados à cadência diária que a afluência e utilização justificam;
  • Não são feitas campanhas de sensibilização eficientes sobre a matéria durante todo o Verão, como se justifica;
O problema resultante do plástico rejeitado é, compreensivelmente, grave e deveria atormentar todos os responsáveis pela sua solução.

Sucede que responsáveis pela solução são os cientistas, os politicos que titulam o ambiente, as organizações ambientais, os municipios e todos nós consumidores de plásticos...

As acções de sensibilização podem e devem ser empreendidas pelas ong's, escolas, associações e também pelos municipios ou juntas de freguesia, mas também por todos e qualquer um de nós.

Em qualquer caso podendo exigir-se a qualquer um de nós um comportamento mais ecológico e amigo do ambiente, pode e deve-se, enquanto cidadãos-contribuintes perguntar que verba dos nossos impostos pagos nesta Vila de Luxo, destina a C.M. de Silves a Caixotes de Lixo e Campanhas de sensibilização para a higiene publica da Praia de Armação de Pêra?

Os eleitos são cidadãos como nós! Acontece é que foram eleitos exactamente para, profissionalmente, se ocuparem da gestão destes problemas e sobretudo para a sua resolução!

Que tarda!



6 comentários:

Anónimo disse...

A junta de Freguesia já nem recebe as tampinhas das garrafas que seriam trocadas por cadeiras de rodas.
Dizem que tinham muito trabalho e não valia a pena.
É o presidente que temos.

Anónimo disse...

Em Armação de Pêra e Olhos d'Água

Algarve: GNR detém seis pessoas
A Guarda Nacional Republicana de Faro anunciou este domingo a detenção de seis pessoas por furto de cobre em Olhos d'Água e Armação de Pêra e de outras cinco pessoas por condução sob o efeito de álcool.

Anónimo disse...

Iniciativa apoia comércio local pelo 5º ano consecutivo CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES ORGANIZA FEIRA DOS SALDOS

A Câmara Municipal de Silves (CMS), em parceria com a Delegação de Silves da ACRAL, organiza nos próximos dias 30 e 31 de Janeiro, a quinta edição da “Feira dos Saldos”. A feira terá lugar na Fábrica do Inglês e os visitantes poderão encontrar produtos de cerca de 40 lojas, que aderem à iniciativa.

Esta é uma oportunidade de os comerciantes poderem escoar os produtos que têm a em stock e, também, de todos os visitantes poderem adquirir a preços muito aliciantes, produtos de excelente qualidade, que vão desde os móveis, vestuário/calçado, acessórios, decoração, panificação, papelaria, artesanato e informática.

A autarquia mobiliza os comerciantes e promove a iniciativa com o objectivo de estimular o comércio local e de incentivar os consumidores a frequentarem os estabelecimentos do concelho.

Durante este evento existirão vários momentos de animação.

adelina capelo disse...

Afinal sempre se vai realizar a feira dos Saldos.
Certos moços tem uma lingua muito comprida e falam do que não sabem.

Anónimo disse...

Na Fábrica do Inglês,certos governantes tem um descaramento que ultrapassa todos os limites da decência.
Adelina, Adelina,estás bem melhor calada,então ainda achas que andamos todos a dormir?

Anónimo disse...

Barlavento: Dois furtos travados em flagrante no mesmo dia
GNR apanha cobre
Dois furtos de fio de cobre foram travados pela Guarda Nacional Republicana em locais distintos e no mesmo dia. A detenção de seis indivíduos em flagrante delito foi possível graças ao alerta de um popular, num dos casos, e a um sistema de alarme que permitiu a rápida intervenção da GNR, no outro.


As duas acções ocorreram no sábado. A primeira, cerca das 10h00, foi no apeadeiro de Olhos d’Água (Albufeira), onde foram interceptados dois indivíduos, de 39 e de 45 anos. A detenção em flagrante delito foi possível porque um popular telefonou para alertar as autoridades. Os dois detidos, que estavam a furtar fios de cobre das instalações ferroviárias, foram presentes ao Tribunal de Albufeira, que os mandou em liberdade enquanto decorre o inquérito.

A segunda detenção ocorreu pelas 17h00 de sábado, próximo da fábrica de tijolo de Algoz (Silves). Quatro indivíduos, de 59, 45, 31 e 26 anos, residentes em Portimão e todos elementos da mesma família, incluindo um pai e dois filhos, foram detidos na posse de 300 quilos de fio de cobre, já colocados numa carrinha depois de furtados do interior de um contentor de armazenamento. O contentor estava ligado a uma central de alarme, que alertou a GNR em Armação de Pêra, desencadeando a operação de detenção em flagrante. Os quatro suspeitos são hoje presentes ao Tribunal de Silves.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve