O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 16 de janeiro de 2010

SARDINHA COM RÓTULO


Diz o povo que a sardinha se quer pequenina e gordinha, mas, a partir de ontem (sexta-feira 15.01), quer-se também com uma etiqueta azul, símbolo de que foi pescada com respeito pelos recursos naturais.
“Esta certificação é uma oportunidade para toda a fileira da sardinha no sentido em que vão deixar de pensar na sobrevivência e vão passar a pensar e planear a sua actividade com base na sustentabilidade e durabilidade do recurso”, explica o presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca (ANOP).

Rótulo Azul

De acordo com Humberto Jorge, as embarcações do cerco e as indústrias de transformação que cumpram as normas estabelecidas no âmbito desta certificação vão passar a comercializar a sardinha usando o rótulo azul distintivo atribuído pela organização “Marine Stewardship Council”(MSC), instituição sem fins lucrativos é responsável pela certificação da qualidade ambiental do pescado.
Explicando que a sardinha “na Península Ibérica é a primeira espécie a ser certificada com uma etiquetagem ecológica”, o dirigente refere que consumidores de mercados mais exigentes, como o inglês, começam a ter uma consciência ambiental maior, a que o sector tem de saber dar resposta.

Mais-valia

“Grande parte da nossa produção vai para o mercado externo e vai sobretudo para países do Norte da Europa, onde a sensibilidade em relação ao rótulo ecológico é muito grande nos produtos alimentares e, portanto, acreditamos que a certificação nos vai trazer uma mais-valia em termos de competitividade com outros produtos que também são vendidos em conserva”, justifica o presidente da ANOP.

Valorizar

A Associação Nacional das Indústrias de Conservas de Peixe está optimista com a certificação. “O que se pretende é valorizar o produto do ponto de vista do preço a que é vendido junto do consumidor final”, afirma Narciso Castro e Melo, esperando que o consumidor saiba valorizar as conservas certificadas das não certificadas. Segundo o secretário-geral da associação, das 14 conserveiras nacionais a transformar sardinha, 11 já foram sujeitas a auditorias e terão, em breve, conservas de sardinha com o rótulo azul de qualidade.

Raquel Madureira Com Lusa in: Jornal Metro, 13 de Janeiro de 2010

3 comentários:

Anónimo disse...

Cortaram alarme para assaltar posto de abastecimento em Vale de Parra

Levam tabaco e comida

A bomba de gasolina Abel Carrasquinho Sul, em Vale de Parra, entre Armação de Pêra e Albufeira, foi assaltada ontem de madrugada. Os ladrões levaram todo o tabaco e produtos alimentares da loja.


O assalto ocorreu por volta das 02h30, quando o posto estava encerrado. Para não levantarem suspeitas, os assaltantes cortaram os cabos do alarme. Depois, no interior da loja ‘limparam’ tudo o que queriam. Este foi o segundo assalto sofrido no posto de abastecimento nos últimos tempos – o outro furto ocorreu a 8 de Dezembro. Nessa ocasião também foram cortados os cabos do alarme, o que leva a suspeitar que tenham sido os mesmos assaltantes.


JÁ NÃO ESTAMOS SEGUROS NO ALGARVE!
NINGUÊM PÔE MÃO NISTO!
ESTAMOS ENTREGUES À BICHARADA!

O Comensal da Sardinha disse...

Preocupações com a sustentabilidade da espécie tudo bem. Mas vejam lá se não me lixão a qualidade das sardinhas.

Anónimo disse...

então e a petinga?

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve