O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fábrica do Inglês

4 comentários:

Anónimo disse...

Silves: Homem morre em ribeira
Um homem de 48 anos foi ontem encontrado morto numa ribeira em São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves. Leonardo Coelho, que desaparecera de casa no dia anterior, terá sido arrastado pela corrente ao tentar atravessar o curso de água. Segundo fonte da GNR, a vítima sofreria de perturbações mentais.

Anónimo disse...

Estrangeiros desesperados com violência no Algarve

por JOSÉ MANUEL OLIVEIRA


Vítimas de crimes já enviaram alertas a desaconselhar a compra de casas na região.

A crescente vaga de assaltos violentos com sequestros a cidadãos estrangeiros, na sua maioria ingleses, residentes sobretudo em zonas isoladas do Algarve, já levou alguns deles a escrever aos governos dos respectivos países para aconselhar as pessoas "a não comprarem casa" nesta região. Segundo apurou o DN, o alerta para a situação foi enviado, nomeadamente aos governos de Inglaterra, da Alemanha e Dinamarca.

O terror vivido por um casal britânico e os seus dois filhos, de 12 e 13 anos, assaltados na sua vivenda por quatro homens encapuzados, no sábado, cerca das 19.30, no sítio do Sobradinho, concelho de Loulé, quando se preparavam para jantar, tendo ficado sem dinheiro, cartões de crédito, peças de ouro e telemóveis, entre outros bens, contribuiu para agravar o drama da comunidade estrangeira radicada na região.

Muitos deles preferiram, nos últimos tempos, colocar as casas à venda e voltar aos seus países antes que sejam "a próxima vítima", e outros preparam-se para seguir o exemplo. "Tenho medo que me aconteça o mesmo que sucedeu a outros casais, quando foram agredidos e roubados nas suas moradias. Por isso, estou a insistir com o meu marido para abandonarmos Portugal", disse uma britânica residente em Loulé.

Embora se congratule com o recente reforço de militares da GNR naquele concelho, num total de cerca de 20 elementos, o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, defende, ao DN, "a instalação de botões de alarme no interior das moradias, com ligação a uma central, a exemplo do que existe no apoio aos idosos, que sofrem de problemas de saúde".

A maior parte dos estrangeiros, porém, ainda considera que se pode viver em segurança no Algarve. "Há mais perigo na África do Sul, em Espanha, França e Inglaterra. Portugal, apesar de tudo, é seguro, embora esteja a seguir o caminho de outros países", considerou ao DN Brian Smith, sul-africano, de 40 anos e que vive há mais de uma década na zona de Ferragudo, Lagoa. "Antigamente, quando saíamos de casa deixávamos as portas abertas. Agora, é impensável", observou Brian, que até agora não foi vítima de assalto. Por outro lado, entende ser necessário o reforço da segurança nas moradias, sobretudo as mais isoladas.

Paciência de Job disse...

Muito bem pensado este "retrato" da nossa realidade.
Grande artista!

Anónimo disse...

O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve