O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Armação de Pêra: inimigos do FUTURO continuam activos!


O Vereador Fernando Serpa denunciou no seu blog, a concessão de uma licença especial de ruído, para a construção de um edifício junto à praia dos Pescadores.

Esta licença, expressando a vontade da Câmara através dos votos do PSD e CDU, é reveladora sobre o entendimento que Silves tem acerca de Armação de Pêra.

Revela ainda outras coisas a que também aludiremos.

Pode ser um lugar comum dizer-se que Armação é a “árvore das patacas” de Silves, a “vaca leiteira” ou a “galinha dos ovos de ouro” da edilidade, no entanto as razões que assistem a tais epítetos, continuam lamentavelmente a justificar-se.

Todos sabemos, especialmente os proprietários, que o IMI pago pelas habitações de Armação, é taxado como se a terra fosse uma zona de luxo!

Todos sabemos também que o luxo de que Armação beneficia só pode assentar na sua beleza natural, para a qual a Câmara em nada contribuiu, muito pelo contrário, já que a aberração urbanística e as pobres infraestruturas de que dispõe não podem ser consideradas luxo em nenhum meridiano do mundo turístico.

De resto LUXO em Armação de Pêra escreve-se com I e não com U, uma vez que o que aqui há mais é LIXO, o que, todos sabemos ser radicalmente incompatível com LUXO. Sobre isto não restarão dúvidas a qualquer mortal!

Mas, regra geral, não são os construtores e a sua ânsia pelo lucro possível e legitimo que estão aqui em causa (com o curioso paralelo dos investidores dos mercados financeiros), mas sim aqueles que, detendo os poderes de regulação que lhes assistem por inerência os exercem sem uma ideia consubstanciada e madura do que se pretende para a Vila ou para o mercado.

Aqueles que, por ignorância não sabem o que querem para Armação ou dos seus interesses e projecto adequado não fazem a mínima ideia, ou por interesses ilegítimos, descuram, maltratam, ofendem, numa palavra: prejudicam o futuro harmonioso e sustentável da Vila, são todos da mesma ninhada e consciente ou inconscientemente, inimigos de Armação, do pais e da comunidade dos cidadãos, assim como do FUTURO de todos eles.

Inimigos do futuro: Um gladiador não é suficiente, só um Terminator!

Estes inimigos do desenvolvimento harmonioso e sustentável bem podem alegar que o número de licenças de construção diminuiu substancialmente por virtude da crise que vivemos, resultando para o erário municipal uma redução dramática da receita que urge.

Mas também urgem os cortes na despesa e nem por isso os vemos implementados!

Também em matéria de gestão financeira a Câmara de Silves continua igual a si própria e as politicas desastrosas que a conduziram ao estado em que se encontra e com elas Armação de Pêra ao estado aberrante que a caracteriza actualmente, não evidencia melhoras, por mais imperiosas e urgentes que sejam. Como patentemente são!

Por este caminho, em decorrência lógica, não tardará que todas as arribas de Armação estejam construídas e as torres aumentadas. Tudo a bem da receita e nada contra a receita!

É neste contexto que as licenças de ruído, para haver coerência, deviam ser concedidas indiscriminadamente, por exemplo, a todas as discotecas e bares durante as 24 horas do dia. Porque não? Estes sempre dão emprego na terra e sempre arranjariam mais uns dinheiritos para a licença!

Se afinal é tudo uma questão de receita, por que não?

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal que pouca vergonha é esta: A mulher enlouqueceu de vez?
Zona de praia de sossego de ferias sem ruidos que já á muito produzido por carros de publicidade motas e afins. Nao se pode pedir uma providencia cautelar?
Uma coisa garanto apesar de nao ter casa nessa zona com licença ou sem ela vou apresentar queixa na GNR.
Nós que estamos longe pouco podemos fazer mas quem esta no local por amor da Santa peguem o "boi" pelos cornos.

Anónimo disse...

O QUE QUIS DIZER COM ESTE COMENTARIO ??????????????? SE ESTÁ LONGE COM ESSA MENTALIDADE MAIS VALE FICAR LONGE MESMO...........ARMAÇAO É UMA TERRA ESPETACULAR QUE FOI FEITA EM DORMITORIO PRA MEIA DUZIA DE FOLGADOS ......... TUDO O QUE FOR PRA BEM DA TERRA QUE SEJA FEITO........QUANTO AO LIXO SIM TEMOS QUE NOS MANIFESTAR PQ NAO SE PODE ADIMITIR .....E A PRAIA ESTE ANO COM BANDEIRA AZUL........ESTÁ UM LIXO AUTENTICO.........

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve