O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir!(Séneca)

42 comentários:

Anónimo disse...

Bem observado relativamente aos candidatos da oposição

Anónimo disse...

Tem toda a razão no próximo dia 11 não vão ficar não k granda melão mas mais com cabeça do tamanho de uma melancia tal vai ser a vitória

Anónimo disse...

Investigadores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e da Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge dizem que os gastos das câmaras municipais tendem a aumentar em ano de eleições autárquicas

Um estudo académico ontem revelado pela TSF confirma que os presidentes das câmaras municipais gastam mais em ano de eleições, sobretudo ao nível das despesas de investimento.

A análise, baseada nas contas autárquicas de 278 municípios do continente entre 1979 e 2005, foi feita em conjunto por investigadores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Francisco Veiga e Linda Veiga) e da Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge (Toke S. Aidt). Tema do estudo: "Resultados eleitorais e oportunismo político".

Em média, num ano eleitoral as despesas autárquicas - a maior parte relacionadas com obra visível, como rotundas, pontes, estradas, etc. - aumenta 10,45%. E os défices camarários também.

O estudo demonstra também que os gastos tendem a aumentar quando mais dificuldades o presidente recandidato espera enfrentar para ser reeleito. Revela, por outro lado, que as câmaras controladas por partidos de esquerda são, nestas alturas, mais gastadoras do que as outras.

"O oportunismo rende", concluíram os investigadores, ao verificarem quanto mais os gastos autárquicos aumentam num ano eleitoral maior é a diferença entre o presidente recandidato e o seu principal oponente, depois das eleições.

Os gastos aumentam, naturalmente, à medida também que aumentam as transferências de capital provenientes da administração central. Contudo, os autarcas que são eleitos pelos partidos que governam o País tendem a ter mais dificuldades na reeleição do que os outros. Isto embora em situações de crise, geradoras, por exemplo, de elevado desemprego, não sejam por isso grandemente penalizados.

Os investigadores sugerem reformas institucionais que não permitam flutuações nas variáveis económicas e fiscais das autarquias ao sabor dos ciclos eleitorais.

Ouvido pela TSF, Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão e da Associação de Autarcas do PSD, disse que um presidente de câmara é eleito por quatro anos e que é ao fim deste tempo que se poderão "ver mais os efeitos do planeamento de tudo o que fez e das obras que lançou ao longo dos quatro anos".

"As inaugurações, os equipamentos, grande parte das realizações que foram efectuadas ao longo deste mesmo mandato são mais visíveis no último ano, porque foi este o ciclo para que foi eleito", explicou. "Foi o ciclo em que as pessoas confiaram e em que as pessoas pretendem ver realizadas muitos dos seus sonhos e anseios."

Já Manuel Coelho, presidente da Câmara Municipal de Sines (CDU), disse concordar com as conclusões do estudo. "Há de facto nestas alturas, e de uma maneira acho que propositada, a inauguração e a conclusão da maioria das obras, porque há uma espécie de uma atitude quase neurótica de se mostrar nova e através dela ganhar eleições", assumiu.

Anónimo disse...

Parece-me que a Pinóquia é a senhora presidenta. não acham?

Corre Costas disse...

NÃO PODES ALTERAR O VENTO, MAS PODES AJUSTAR AS VELAS PARA MANTER O TEU RUMO!!!!!

mesmo que o teu rumo seja rumar contra ventos e marés, a defesa dos interesses de Armação de Pêra e dos Armacenenses, são motivação mais que suficiente para que todos os Armacenenses no próximo dia 11/10 deêm uma lição à arrogância da Sra Isabel Soares e do Sr Fernando Santiago. Temos que por fim a esta política de promessas adiadas e mentiras. Armação de Pêra e os Armacenenses não esperam por esmolas e caridadezinha, mas por dignidade e justiça. A nossa terra tem que deixar de ser usada para servir os interesses de Silves e seus governantes, já chega de destruição e cimento armado, queremos empresas dignas e bem geridas que possam propiciar desenvolvimento sustentado e postos de trabalho as gentes desta terra. Não são os negócios entre amigos e familiares, que têm delapidado o património de Armação. Queremos projectos transparentes, sérios e que nos tragam mais valias com futuro. Chega de manhosices e trafulhices, é chegada a altura de dar lugar a GENTE SÉRIA E HONESTA.

Anónimo disse...

Vamos acabar com o pesadelo.
Votemos na integridade e na dignidade.
Votemos na Doutora Lizete Romão.
Chega de trafulhices.
O Concelho de Silves mete dó e não avançará se continuar nas mãos de Isabel Soares e seus lacaios.
Silves precisa de muita coisa, idéias novas, investimento e
desenvolvimento com a consequente criação de emprego.
Vamos acabar com gente retrógrada que só pensa nos seus interesses e nos dos seus fiéis (quando não são infiéis) seguidores.
Isolemos o VÍRUS IS.
Votemos na DIGNIDADE.
Votemos LIZETE ROMÃO, com força e convicção.
Ninguém sairá defraudado.
Porcaria e mediocridade já temos que chegue.
RRRRRRUUUUUUAAAAAAAA.

Anónimo disse...

Isso mesmo. FORÇA PSD

Anónimo disse...

Está no papo desta vez a maioria ainda vai ser maior

Corre Costas disse...

OS ANÓNIMOS DEVEM SER OS BAJULADORES DE SERVIÇO, OU ENTÃO CANDIDATOS A ALGUM EMPREGUESITO QUE POR AI CAIA. MAS CUIDADO AS VAGAS JÁ ESTÃO RESERVADAS PARA OS DESEMPREGADOS DA ALICOOP!!!!! A MANA VAI PROCURAR AMENIZAR OS ESTRAGOS CAUSADOS PELO DESCALABRO DA GESTÃO DO MANO, QUE PÔS A EMPRESA NA FALÊNCIA. QUEM PAGA TUDO É O ERÁRIO PÚBLICO, OU SEJA, TODOS NÓS.
MAS NÃO FIQUEM TRISTES, ELES ( OS MANOS)ESTAVAM PREVENIDOS E JÁ PUSERAM A SALVO NO BRASIL OS SEUS PECÚLIOS. MAL FICAM OS QUE FICAM COM AS DIVIDAS ÀS COSTAS E SEM EMPREGO. É ESTE DUO MARAVILHA QUE VOCÊS DEFENDEM? OU ESTÃO ENGANADOS OU SÃO DA MESMA LAIA.

Voltaire disse...

Os anónimos são mas é os burros cá do sítio, são as sanguessugas que vivem à custa do erário público, são os tolinhos e medíocres que são usados como marionetas, são os que se imolam pelos incompetentes, são os que tocam as janeiras à tal Sr.ª, são os que elaboram panfletos e embriões de notas informativas para a Comunicação Social, são os que fazem composições da pré-primária sobre pseudo-politologuices, são os boys que promovem o ajuste directo para fugir aos concursos públicos... são tantos...

Albano disse...

Quero dizer a esses anónimos todos e à Isabel Soares que sou natural de Armação de Pêra e vou votar na Dr.ª Lisete Romão, com muito orgulho, pois é a única pessoa com capacidade para por termo às politicas de urbanismo degradante e de promoção de lixeiras ao céu aberto!

O Lince de Odelouca disse...

Fora com a Isabel Soares e com o Santiago, 12 e 8 anos no poder, foi tempo mais do que suficente para concluir que são pessoas sem capacidade para assumir os cargos a que se candidatam, uma como o outro desgraçaram à sua maneira o município e a freguesia!

francisco disse...

Estou com o Albano. Também vou votar Lisete Romão e Luis Ricardo. Armação vai melhorar porque são pessoas de confiança,

Anónimo disse...

Eu acredito que muitos duvidem da capacidade da Dra. (esta sim, é doutora) Lisete Romão, faz parte da natureza humana ter medo do desconhecido. Mas, vejamos. Entre alguém que nada faz pelo concelho para promover unica e exclusivamente Silves e alguém que é uma pessoa séria e que enfrenta a realidade tal como ela é, não seria melhor escolher a segunda opção? Díficil é tirar a Isabelinha do poder, depois "agente amanha-se"!
E em relação ao Santiago e ao Luís Ricardo. Entre um que nada faz, nem sequer defender os interesses da vila, e outro que bem tem noção dos problemas e carências da vila, há que ter dúvidas? E se o candidato LR é antipático, que mal tem? É com a simpatía dele que teremos uma vila melhor, mais qualificada para receber o turismo de Verão?
As respostas são óbvias.

Anónimo disse...

Vamos acabar com o pesadelo.
Votemos na integridade e na dignidade.
Votemos na Doutora Lizete Romão.
Chega de trafulhices.
O Concelho de Silves mete dó e não avançará se continuar nas mãos de Isabel Soares e seus lacaios.
Silves precisa de muita coisa, idéias novas, investimento e
desenvolvimento com a consequente criação de emprego.
Vamos acabar com gente retrógrada que só pensa nos seus interesses e nos dos seus fiéis (quando não são infiéis) seguidores.
Isolemos o VÍRUS IS.
Votemos na DIGNIDADE.
Votemos LIZETE ROMÃO, com força e convicção.
Ninguém sairá defraudado.
Porcaria e mediocridade já temos que chegue.
RRRRRRUUUUUUAAAAAAAA.

Anónimo disse...

O povo de Armação sabe bem em quem deve votar, não se deixa enganar com as balelas que aparecem escritas nos blogs e respectivos comentários.
As pessoas querem lideranças que façam obra, que tenham experiência e por isso vão decidir em consciencia e vão votar na Dr.ª Isabel Soares.

Anónimo disse...

Com tanta sujeira que tem feito de nada servem os elogios à sua actuação. Os Armacenenses sabem bem o que têm a fazer.
VOTAR EM DOUTORA lIZETE ROMÂO, uma Senhora digna, honesta e competente.

Anónimo disse...

é tão competente que quase apanhei um susto quando vi que ela hoje ia pedir novamente penitência, mas desta vez por causa das lamas. Grande estratégia, fazemos o que achamos certo e se depois a maioria dar a entender que não gosta pedimos penitência. Devia ser lindo seria intitulada a Era da Penitência caso essa senhora (Dra. Lisete Romão) ganhasse. Mas se para vocês isso é competência eu respeito, mas continuarei fiel aos meus conceitos.
Força Isabel Soares, Força PSD

Anónimo disse...

eu espero que a Dr. Isabel Soares tenha tido a esperteza no domingo organizar excursões de autocarro ás mesas de voto para os mais idosos votarem. se não esta mulher não se vai safar nestas eleições.

Anónimo disse...

a pseudo-confiança faz-me :D

Anónimo disse...

Vamos acabar com o pesadelo.
Votemos na integridade e na dignidade.
Votemos na Doutora Lizete Romão.
Chega de trafulhices.
O Concelho de Silves mete dó e não avançará se continuar nas mãos de Isabel Soares e seus lacaios.
Silves precisa de muita coisa, idéias novas, investimento e
desenvolvimento com a consequente criação de emprego.
Vamos acabar com gente retrógrada que só pensa nos seus interesses e nos dos seus fiéis (quando não são infiéis) seguidores.
Isolemos o VÍRUS IS.
Votemos na DIGNIDADE.
Votemos LIZETE ROMÃO, com força e convicção.
Ninguém sairá defraudado.
Porcaria e mediocridade já temos que chegue.
RRRRRRUUUUUUAAAAAAAA.

Anónimo disse...

O desespero é grande desta vez vai ser laranja de Vila Real a Faro.

Anónimo disse...

Pode ser laranja de Vila Real a Lagos o que é preciso é que em Silves Isabel Soares desapareça de cena.
Não merece a confiança dos Munícipes.

Anónimo disse...

E não merece porque a vossa meia dúzia não quer? Quem escolhe é o povo. Depois vai vir a fase da crítica que só ganhou porque está tudo comprado, nunca vi um concelho tão vendido. LOL já não há paciência para essas vossas apreciações, que tentam ter como verdades.

Anónimo disse...

Oxalá que o PSD ganhe em todos os Concelhos do Algarve, menos em Silves, para que percebam onde está o mal e a vergonha seja total.
Somos os piores em tudo, menos na trafulhice.
Votemos Doutora Lizete Romão.

Anónimo disse...

Fale por si.
Eu não me considero pior em nada e por isso vou continuar a votar ISABEL SOARES.
VOTA PSD

Anónimo disse...

O problema não está no PSD, mas em quem o personifica.
Em Silves, da extrema esquerda à extrema direita, todos devem votar LIZETE ROMÃO, para se acabar com esta triste situação.

Anónimo disse...

A meu ver a vantagem está mesmo em quem o personifica.
Como vê, são opiniões diferentes e que por mais que nos custe aceitar temos que respeitar.
Para mim, tendo em conta os candidatos que se apresentam a única solução está em ISABEL SOARES.
Votar útil é vota PSD nestas eleições, tanto para a Câmara como para a Assembleia e no nosso caso para a Junta, se não queremos ver a nossa freguesia a ficar novamente sem rumo como há uns anos atrás

Anónimo disse...

Seria de respeitar se a personagem fosse o paradigma da verdade, da coerência, da isenção, do respeito pelo Munícipe, mas, infelizmente, o que temos é precisamente o oposto.
Cem por cento calculista, sempre mirando opirtunidades de negócios para si e seus comparsas, fazendo tábua rasa dos mais elementares princípios e valores. Veja-se o que se passa aqui em A. Pera
e Messines, os casos mais candentes no momento.
Se vai votar I.S. lá saberá porque o faz. Talvez aprecie migalhas. Eu não aprecio migalhas nem fatias. Eu quero justiça, paz, trabalho para todos os que gostam de trabalhar, nada de trafulhices e oportunismos.
Nada de arrogâncias ou falsas modéstias, personificadas em Isabel Soares.
Que o PSD ganhe em tudo que é sítio mas, em Silves não, por favor.
BASTA

Anónimo disse...

Tenho sérias dúvidas que o PSD não ganhe em Silves, mas em democracia tudo pode acontecer.
Eu voto PSD e APOIO EM PLENO a Dra Isabel Soares

Anónimo disse...

É uma hipótese e, se tal acontecer, o que dúvido, é porque existem algumas pessoas altamente hipotecadas, devido às benesses obtidas.
Não invejo essas passoas.
Prefiro estar no camo da honra, da dignidade e da verdade.
Até Domingo.

Corre Costas disse...

Ao Sr/a Anónimo, admito que seja um militante ferveroso do PSD e que o defenda pelos seus idiais, pelas ideias e até o por princípio; mas se é Armacenense, sério íntegro e medianamente inteligente, por favor não defenda essa mulher para continuar a destruir esta pobre terra. Ela não tem ideias, tem espertezas para se defender. Ela não tem sensibilidade nem conhecimentos, tem as xicas-esspertezas dos novos ricos, que não olham a meios para ostentar os seus bens!!. Veja o bem que ela quer para Armação, que na Av do Rio chumbou a construção de um resort de qualidade com aparthotel e acobou de aprovar um monstro de cimento armado que vai até á margem da ribeira. Basta ver o projecto exposto na rotunta da lota "apesar da ilusão óptica criada pela argúcia do arquitecto.
Defenda o seu partido como quizer, mas por favor preserve Armação de Pêra dessa gente sem escrúpulos.

Anónimo disse...

Ela até pode ganhar.. Infelizmente, ainda são muitos os que não vêem a realidade suja do nosso concelho mas já esses já foram mais, muitos mais. Cada vez existem em maior número pessoas que têm consciência das lacunas do nosso concelho, em especial de Armação de Pêra. Isabel Soares até pode ganhar, mas não será com tantos votos quanto espera. Dia 11 é tempo de todos aqueles que já abriram os olhos votarem PS - Dra. Lisete Romão, para tentar pôr fim a esta ditadura em que vivemos. E, se não conseguirmos alcançar o nosso objectivo, o aviso ficará dado: é tempo desta injusta de interesses acabar!

Robespierre disse...

Sr. Corre Costas não dê conversa a burros e paus mandados, isso é perca de tempo! A Sr.ª Soares é tão verdadeira que se esqueceu de dizer a todos no debate qual o valor dos honorários da PLMJ com o Apoio de Praia e qual o despacho dela que autorizou essa despesa? Se houve ou não prévio procedimento para justificar aquela despesa, quando se sabe que qualquer licenciado em direito que trabalha na Câmara podia assumir o processo judicial sem necessidade de contratar e gastar rios de dinheiro com a PLMJ?!? Já agora, se ela se esconde atrás da PLMJ, para que serve o Dr. João Aires?!?!?

Ela chama a isto gestão criteriosa e rigorosa de dinheiros públicos, e consegue convencer burros como o anónimo que aqui vai proliferando comentários absurdos, mas eu chamo a isso aproveitamento de dinheiros públicos para defesa pessoal da Sr.ª!

Votemos em pessoas sérias, basta nestas eleições não votar na Isabel Soares e o resto dos panhonhas que a acompanham!

Voltaire disse...

Assim é que é falar Robespierre, só é pena é que a Sónia Oliveira tenha formulado mal a sua pergunta, contribuindo para que a Sr.ª Artista Portuguesa, a Isabel Soares, se escondesse atrás dos fundamentos patéticos dos advogados estagiários da PLMJ e objecto de assinatura por outros Advogados que cobram mais de 250 euros à hora!

Mas, bom, agora com aquele plano de desenvolvimento rabuscado sobre os joelhos dela e com as taxas de água e esgotos mais baixas do Algarve que pagamos, ficamos a saber que estamos no melhor concelho do Algarve e graças a ela que percebe a montes de PMOTS, NDT, PINS, PROTS, Fazing Outs, Factorings, blá blá, não digo nada mas mando uns bitaites para fora e finjo que esclareço alguma coisa!

Anónimo disse...

Passo a citar (sem em nada subscrever)
"É uma hipótese e, se tal acontecer, o que dúvido, é porque existem algumas pessoas altamente hipotecadas, devido às benesses obtidas.
Não invejo essas passoas.
Prefiro estar no camo da honra, da dignidade e da verdade.
Até Domingo.

Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009 12H05m GMT
"

ESTA É SEM DÚVIDA A DESCULPA MAIS ÓBVIA. ESTÁ UM CONCELHO TODO MAL E A SER CORRUPTO MENOS ESTA PEQUENA MINORIA. NÃO HÁ MESMO O MÍNIMO DE PACIÊNCIA PARA VOCÊS.
VOTA PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD

Marat disse...

Este anónimo a gritar tantas vezes PSD facilmente se percebe que se a madrinha dele perder as eleições acaba o tacho e vai passar a morrer à fome! Coitado, até dá pena... Mas a vida é assim, os burros que vivem à custa das cunhas tem prestar vassalagem a quem lhes dá a papinha!

Vasco Lourenço disse...

Só de ver o arcaboiço e as valências das personalidades que acompanham a Artista Portuguesa Isabel Soares, já percebi que só me resta VOTAR EM LISETE ROMÃO, para acabar com a cultura e o apanágio dos trengos...

Tânia Oliveira disse...

Parabéns a todos os ARMACENENCES!!

A "tribo"PSD,não conseguiu abrir a sede de campanha ao público!

Eles até pagavam,mas as vergonhas estão a cair nos rostos certos.
A barraca maldita mudou a nossa terra.

Bendita barraca maldita!

O voto é secreto!
Cumprimentos
Tânia Oliveira

Anónimo disse...

LOL tristeza :)

Anónimo disse...

É SÓ MAIS UM DIA DE PESADELO. FINALMENTE ESTÁ A CHEGAR AO FIM. POR FIM PODEMOS VER A LUZ AO FUNDO DO TUNEL E SAIRMOS DE UM CONCELHO POBRE. VOTEM PS PELO FUTURO

Anónimo disse...

POR SI e POR Nós VOTE PS, SÓ ASSIM É QUE ESTE SLOGAN FAZ SENTIDO. SÓ ASSIM MINHA GENTE...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve