O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Exemplo que tarda e as coisas simples que fazem a DIFERENÇA...

Não acontecem em Armação de Pêra




O caminho mais fácil para motivar as pessoas a alterar comportamentos é o exemplo!

Não há razão para complicar o que é simples! A Administração Pública para levar por diante as suas atribuições carece da cooperação dos cidadãos em geral. Os cidadãos-contribuintes, pagam as suas taxas e impostos para que a Administração Pùblica exista e cumpra as suas funções. Bastaria então à Administração Pública cumpri-las!

Infelizmente não é isso que acontece, como sabemos...

Se a Administração Pública precisa da cooperação dos cidadãos em geral, deve começar por ser exemplar na execução das suas funções.

Não só a cobrar as contribuições dos cidadãos-contribuintes, como sabemos que é, e até para além dos limites toleráveis, mas também no cumprimento dos seus deveres.

E o primeiro dos seus deveres e de mais dificil execução é o exemplo!

Se podemos tornar as coisas mais divertidas e simultaneamente contribuir para um melhor ambiente, é também verdade, sim senhor! Estamos cá para isso!

Podemos até apreciar e aplaudir exemplos como o que constitui objecto do filme que aqui deixamos hoje, o qual constitui um bom exemplo do muito que pode ser feito para estimular a cooperação dos cidadãos-consumidores, nesta batalha ambiental.

Mas...onde param os deveres de eficiência e as condutas pautadas por principios de serviço público por parte da Administração Pública, do Estado e sobretudo da classe politica que os povoa?

Colocar o lixo no contentor, em vez de o jogar no chão não será assim tão doloroso...é verdade!

No entanto, se os pontos de lixo forem uma verdadeira lixeira, como são habitualmente em Armação de Pêra, não constituem um convite ao asseio. A Administração Pública (leia-se C.M.de Silves), antes do cidadão, falha, sendo omissa na recolha eficiente, para a qual se encontra paga - a tempo e horas, sob pena de execução imediata, sem apelo nem agravo - continuando omissa nas atribuições de zelo pela saude e salubridade publicas, para o que se encontra paga - a tempo e horas, sob pena de execução imediata, sem apelo nem agravo - e, mais grave e omissa ainda porque não constitui o exemplo que é o seu dever e mais que isso, a sua razão de existir!



A mudança ficou adiada em Armação de Pêra, por isso é perfeitamente expectável que nos próximos quatro anos coisas simples que contam muito, como os estimulos constantes deste filme, não venham acontecer por cá. Estimulos desta natureza são evidência de sociedades onde os cidadãos-consumidores se encontram noutro estágio de desenvolvimento comportamental.

Só que as suas Administrações Pùblicas também!

7 comentários:

Falâncio disse...

Olha, temos a grande Artista Portuguesa na foto... eu penso que essa foto foi tirada no dia em que ela resolveu mascarar-se de marco de correio e desse modo ganhar votos em Armação de Pêra e não é que resultou!!!!! Uma coisa é certa, misturar a foto da grande Artista Portuguesa com as fotos das lixeiras ao céu aberto de Armação de Pêra dá pano para mangas...

Anónimo disse...

Caçados a furtar em sucata
Dois homens, de 33 e 36 anos, foram detidos pela GNR de Armação de Pêra quando furtavam material no valor de cerca de 2500 euros do interior de uma sucata em Montes Mourinhos, na zona da Torre, naquela localidade.


A detenção foi efectuada em flagrante, pelas 13h00 de anteontem. Os dois suspeitos, ambos de Porches, Lagoa, introduziram-se na sucata, cuja vedação transpuseram, e estavam a carregar material – sobretudo peças de automóveis – para uma carrinha, quando foram detectados por um funcionário. Os detidos tinham ainda na sua posse duas dezenas de doses de heroína. Foram ontem presentes ao Tribunal de Silves.

adelina capelo disse...

Dois pesos duas medidas.
Só publicam os comentários que lhes interessam.
Se o comentário é a desfazer na imagem da nossa presidente publicam logo.
Democratas de trazer por casa?

Perplexo disse...

Mas esta cobra capelo ainda respira?

Tânia Oliveira disse...

A mudança ficou adiada.....
Cheguei à pouco da tomada de posse da junta de freguesia de Armação de Pêra,a situação é absurda,esta é a realidade.
Lamentável a inconsciência com que são assumidos compromissos tão sérios.
Ficou claro que não sabiam o que estavam ali a fazer,a experiência de 12 anos não chegou para evitar o constrangimento.
Salvou a situação um elemento do público que orientou o acto de tomada de posse,explicando como fazer as coisas.
A mudança não pode ficar adiada,o sr. Fernando Santiago,no final,apelou ao entendimento entre todos assim como à participação na dificil tarefa que tem pela frente.
Vamos ver....

Robespierre disse...

Os Armacenenses tem a porcaria que merecem, não mexem uma palha para mudar o arrombo que foi feito na vila, pior, mantêm os medíocres em cena...

Anónimo disse...

Ai!. Que susto apanhei quando abri o Blogue!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve