O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

É Apatia, meus Senhores!

Certo tipo de comentários a que temos acesso na sequência da ultima postagem a propósito da associação AMIGOS DE ARMAÇÃO, constituem uma evidente reacção de cidadãos vitimas de apatia.

José Adelino Maltez, professor de ciência politica define assim apatia: “Estado de indiferença ou de falta de interesse face ao processo de participação política.

A atitude é favorecida nos regimes autoritários, como o salazarista, onde se considerava que quem não estava contra, era a favor da situação, ao contrário dos modelos autoritários, onde quem não se manifesta a favor da situação pode ser considerado opositor. “.

Alguns apáticos, confrontados com a participação política, em sentido amplo, dos seus concidadãos, em vez de se sentirem estimulados, desdenham da acção, sempre generosa, ainda que se prossigam, por conexão, também interesses particulares (o que de resto não parece, pela sua própria natureza, ser o caso da associação dos Amigos de Armação), confessando-se assim, sem quererem, incapazes de agir.Apáticos!

Num caso ou noutro, o desvario chega mesmo ao “racismo” social, o que, convenhamos não está com nada!

Não está com nada, se o pressuposto for um debate civilizado e elevado de idéias.
Assim, aproveitando uma quasi lenda acerca da lógica salazarista expressa a quando da avaliação pelo próprio, da entrada no mercado português da famosa Coca-cola: “O produto ou é aquilo que consta do rótulo e não interessa ou não é aquilo que consta do rótulo, logo não interessa.”, poderemos dizer o mesmo, isto é, se os comentadores com os seus comentários pretendem estar no “jogo” da participação,no "estilo" evidenciado, não estão mesmo com nada!

Se, pelo contrario o seu objectivo não se encontra no “jogo” da participação, então não só não estão com nada como estão completamente fora de qualquer jogo civilizado, não passando os seus comentários de meras injurias ou difamações!

Enfim, crimes, reles!

Não deixaremos no entanto, com uma ou outra excepção, de permitir que os mesmos permaneçam nos respectivos posts porquanto estamos convictos que essa atitude será aquela que pedagogicamente é a mais aconselhável.

6 comentários:

Sónia Oliveira disse...

Comentários de Adelinas e anónimos, concerteza tocados pela acção da associação, não nos vão desmoralizar!

Lamento o tipo de linguagem utilizada, mas cada um expressa os sentimentos conforme sabe.

Agradeço ao blog a atenção que tem dado à associação, que ao contrário do que se diz por aqui em breve teremos novidades!!!

Queria dar os parabéns ao Sr. VALADAS, por ter conseguido anular o concurso "semi" público das concessões da praia de Armação de Pêra.

Mais uma vez ficou demonstrado que a forma desta gente actua é tudo menos séria e honesta!

Cumprimentos,

Sónia Oliveira

sempre comunista disse...

Será verdade que a Dr.ª Rosa Palma e o PCP se entregaram à direita mais caceteira representada no concelho de Silves pela Isabel Soares?

A ser verdade a nova palavra de ordem “É COM O PCP QUE PODEM CONTAR! Aplica-se que nem ginjas a Silves.

Isabel Soares irá contar mesmo com o PCP, para seguir com as suas políticas de direita?

Se assim for ressuscita Camarada Álvaro Cunhal vem por fim a esta deriva de direita no partido.

Paciência de Job disse...

Não vai ser assim,a dra.Rosa Palma não vai trair dessa forma quem votou nela.

Anónimo disse...

Querem todos tacho

Toine disse...

Olha lá, a Rosa Palma, qual Zita Seabra, vai fazer sociedade com o PSD! Vamos longe, vamos... tristeza!

Anónimo disse...

CADEIRA ANFIBIA

http://www.cm-silves.pt/portal_autarquico/silves/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/cadeira+anfibia.htm



Visitem esta página e adivinhem só onde está guardada esta aquisição da nossa autarquia?



Ou seja, com o dinheiro de todos...
É muito descaramento!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve