O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

QUEM MANDATA, MANDATA ALGUÉM PARA AGIR!

Em Armação de Pêra:Um voto pela acção, contra a omissão

O sistema democrático, de entre todos os sistemas que o Homem implementou, é aquele que contém as maiores virtualidades.
Não que não se lhe reconheçam defeitos, alguns profundos e graves, outros leves mas igualmente graves da óptica da pureza dos princípios.

A demissão total das responsabilidades de mandatário politico que se conserva em funções, é um deles!

Um destes dias, um visitante deste sítio dirigiu-nos um email no qual alinhavou um conjunto de argumentos que desaguavam na “decorrência lógica” que justificaria uma tomada de posição deste blog, quanto a uma indicação, mais ou menos expressa quanto ao acto eleitoral “pelo menos” no que à Junta de Freguesia diz respeito.

Ora, se é verdade que, de forma claramente expressa, temos repudiado justificadamente a gestão PSD na autarquia, não é menos verdadeiro o facto que, quanto à Junta de Freguesia, têm sido muito incipientes as avaliações realizadas.

Mas se assim tem sido, tal não se deve ao facto da Junta e seu Presidente merecerem qualquer elogio que lhe tenhamos negado até aqui.

Sucede é que o Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra tem pautado a sua conduta pela omissão absoluta!

Não agindo, dificilmente se faz asneira!

Diferentemente tem acontecido com a Senhora Presidenta!
Na verdade, ao agir, necessariamente se expõe e a sua conduta é passível de avaliação. Ao caso, habitualmente negativa!

O nosso Presidente da Junta, com outras responsabilidades e sobretudo competências e com a agilidade de um “paralítico”, tem ficado a coberto da critica expressa, na mira de ninguém dar por ele!
Mas assim é como um “rabo escondido com gato de fora”!

Em nosso entender, nenhuma terra precisa de um Presidente assim!
No entender de qualquer um, nenhuma terra merece um Presidente assim!

O nosso Presidente será provavelmente boa pessoa, mas, sem dúvida, um péssimo mandatário do povo de Armação!

Falando de indolência, imobilismo e omissão, cairemos obviamente nos seus antípodas: diligência, dinamismo e acção, como predicados de que a gestão de uma Junta carece em quaisquer circunstâncias.
Nas circunstâncias em que Armação se encontra, por maioria de razão!

Dos candidatos que se apresentam a escrutínio, com aqueles predicados, com conhecimento profundo, consistente e crítico de Armação de Pêra, com uma genuína vontade de participar, que nos perdoem todos os outros, mas só vemos reunidos estes pressupostos em LUIS PATRICIO PEREIRA RICARDO!

Para ele vai o nosso mandato, com a indicação expressa de que não é concedido em
Branco!

18 comentários:

Anónimo disse...

O Luis é bom rapaz,"espalha brazas".Anda cá à tantos anos o que já fez por Armação?

Armação precisa de gente nova.

Eu cá voto BE ou CDU.

Professor António

Anónimo disse...

Acusações entre candidatas
Lisete Romão, cabeça-de-lista do PS em Silves, diz que "existe falta de democracia" no concelho. A presidente de câmara e candidata do PSD, Isabel Soares, responde que se trata de "alucinação".


Segundo Lisete Romão, "há pessoas que têm medo de dar a cara em eventos públicos", adiantando que também em acções de rua "há quem peça os nossos panfletos e guarde logo no saco". A candidata socialista refere que o "medo" resulta de "trabalharem na câmara ou terem algum familiar que lá trabalha", pelo que "existe o receio de represálias".

Isabel Soares, a social-democrata que preside à autarquia, responde que "só pode tratar-se de pura alucinação da senhora [Lisete Romão]", frisando que "desde sempre ela é acompanhada por pessoas que são funcionárias da câmara e, obviamente, nunca houve qualquer retaliação".

A candidata da CDU à câmara, Rosa Palma, prefere não alinhar nesta troca de acusações: "Temos sido muito bem recebidos em todo o concelho e já estivemos com os trabalhadores da câmara". Admite, no entanto, que se for convidado um funcionário da autarquia para as listas "pode haver algum constrangimento da parte dele".

Carlos Cabrita, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda, diz que este tipo de receio "é algo que conheço de vários sítios; acho que há concelhos onde ainda é pior".

FRASE DO DIA

"Há quem peçaos nossos panfletose guarde logo no saco"

Lisete Romão PS

Tiago disse...

Conhecimento profundo, consciente e critico de Armação de Pêra,não são exclusividade do sr. Luis Ricardo.
Próximidade com a população,diálogo,não são com o Sr. Luis Ricardo.
Eu voto BE.Por Armação de Pêra.

adelina capelo disse...

Já as minorias tem catarro.
Votem na segurança, na experiência na competência, votem em quem tem o apoio da juventude.
Votem na Dr.ª Isabel Soares e no Santiago, tudo o resto é incerteza os outros candidatos não sabem do que estão a falar.
Lembrem-se de quem tem feito obra em Armação.

Anónimo disse...

Tiago, e é com proximidade e diálogo por parte do presidente para com a população que Armação de Pêra chega a algum lado? Na minha opinião, se queremos ver o Santiago fora da junta, há que jogar pelo voto útil e apostar no Luís Ricardo que, no debate que aconteceu na sede dos Armacenences, foi o único a mostrar ter noção do estado em que a vila se encontra.
Adelina, ainda não se cansou de argumentar o que não tem fundamento? Tornam-se anedotas os seus comentários.

Anónimo disse...

Tem obrado muito bem, D.Adelina. Até cheira.
É altura de ir obrar para outro lado.

Laranja Desiludida

Ex-indeciso disse...

Hoje na Rádio Algarve Lisete Romão foi entrevistada.Foi o conhecimento,a competência e a capacidade de diálogo que foi demonstrado pela candidata do PS à Camara de Silves. Demonstrou ser uma verdadeira política, sagaz,e preparada para assumir
o poder.Demonstrou ter um conhecimento profundo
dos problemas do concelho e mostrou capacidade para o diálogo na resolução dos mesmos. È esta a nossa candidata, a nossa escolha. Se tem dúvidas ouça a entrevista que é repetida hoje às 21h. na mesma estação.

Anónimo disse...

Então ouça bem a Dra. Isabel Soares. Para além de uma enorme capacidade de argumentação, uma sonoridade que esganiça nos nossos ouvidos... conhecimentos e política é com ela. uma verdadeira guerreira

Anónimo disse...

Não é preciso ouvir, que a malta já sabe; No entanto ouviremos concerteza...
O apoio de praia como disse no jantar é culpa da Dra. Lisete!!! Mas no entanto a câmara nada tem a ver com isso, apesar de ser arguida no processo!!!
As Lamas de Messines, também não são da sua responsabilidade e a viga de Ouro é uma espécie de "apito dourado" e se o Pinto da Costa foi absolvido ela também será, pois os municipes estão a dar o dinheirinho necessário para a Presidente gastar no escritório de advogados mais caro do País!
Apesar de sermos o concelho mais atrasado do Algarve, vamos ser neste mandato o melhor concelho de toda a EUROPA, tapar as gafes das obras mal executadas, como pavilhões onde não se podem praticar actividades desportivas, ou mesmo escolas mal planeadas onde no primeiro ano já não cabem os alunos. As dividas da câmara são naturais, pois qualquer bom vigarista tem de ter dividas, senão perde toda a sua credibilidade.
Além do mais tenho todos os velhinhos a quem dou almoços e passeios diversos e que irei buscar para porem a cruz no sitio certo, a quem informo porque é esse o meu papel de que mais ninguém fará tal coisa por eles e que se mais alguém for para a câmara eles terminam num quarto escuro sem janelas e sem visitas de familiares!!! Por Silves, Por todos menos pela ISABEL.

Quero que saibam que até votei na Sra., no entanto esta prepotência e campanha de vitimização é inacreditável, isto não é falar mal é um constatar de factos e muitos deles nós nem sonhamos!!!

Cumprimentos,

Francisco

Anónimo disse...

olha olha. Depois de ouvir a entrevista até quase que ficava com a ideia que o amendoeiras golf não foi investimento no nosso concelho e que quem lá trabalha ninguém é do concelho... enfim. A nossa opinião é livre

Anónimo disse...

"Acredito sim que a campanha da Isabel Soares irá ser uma campanha muito estável, humilde e coesa deixando para segundo plano os exagerados cartazes de rua." in Terra Ruiva, Julho de 2009.

Anedota?

Ted Kennedy disse...

Esse trecho é da composição da pré-primária da pseudo Politologa da Câmara!

Ezequiel Astrada disse...

Estou ansioso para ouvir amanhã a Dr.ª Isabel Soares! Vai ser só rir! Quero ver se os jornalistas lhe vão fazer perguntas sobre o Viga D´Ouro, a PLMJ, as avenças da Câmara, as fugas ao concursos públicos para ceder espaços como o Minigolfe, o Protocolo ardiloso dos Armacenenses, os pavilhões como o de Pêra em que não sequer havia dinheiro para pagar a luz, as escolas de armação sobrelotadas e sem cantina, a degradação urbanística do concelho e a última pérola da Sr.ª quando disse que no Algoz até dá gosto viver, no entanto é em Monchique que faz a casinha da reforma... bem sabe ela da porcaria que fez no concelho...

Anónimo disse...

olha olha. Depois de ouvir a entrevista até quase que ficava com a ideia que o amendoeiras golf não foi investimento no nosso concelho e que quem lá trabalha ninguém é do concelho... enfim. A nossa opinião é livre

MUNÍCIPE ATENTO disse...

Estaremos atentos à entrevista que irá ser feita a Isabel Soares na Radio ALgarve e se será contaminada pelas opções políticas do entrevistador e seus conselheiros exteriores.Já saberá as perguntas? Viva a democracia.

adelina capelo disse...

De certeza que a Drª Isabel Soares não se vai engasgar tantas vezes como outra candidata.
Que do meu ponto de vista não vai passar disso mesmo candidata.

Anónimo disse...

O Munícipe Atento não tem estado atento à equipa de reportagens...

Anónimo disse...

Domingo espero que todos tenham em consideração o estado geral do concelho. estamos a viver num concelho pobre, cada vez mais decadente. O concelho de silves já pede uma mudança á muito tempo. Não me venham com historias, que a dr. Isabel soares, construiu isto e aquilo porque em 12 anos se não o fizesse era mau demais.
relativamente a Armação de PÊra, espero que abram de uma vez por todas os olhos, porque não podemos continuar assim, somos a freguesia mais esquecida deste concelho. VOTEM ONDE VOTAREM, NÃO VOTEM PSD!
podemos ver que o presidente da junta nada fez, se não coçar a cabeça durante os seus mandatos.
SEJAM ACTIVOS NA NOSSA FREGUESIA, VOTEM BEM, PARA UM FUTURO MELHOR.
espero que domingo o nosso amado concelho tome um novo rumo. em que nenhuma faixa etária seja esquecida, nenhuma freguesia seja esquecida, nenhum munícipe seja esquecido. VOTEM COM CONSCIÊNCIA, olhem para os outros concelhos e comparem.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve