O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 3 de outubro de 2009

ABC da CIDADANIA A PROPÓSITO DAS ELEIÇÕES


Não é possível pensar os regimes democráticos sem uma participação activa dos seus cidadãos. A verdade é que o panorama é deprimente nos países mais desenvolvidos do mundo. Porque é que a maioria dos cidadãos parece estar a abdicar dos seus direitos e deveres de cidadania?

Crise de Legitimidade. Uma elevada percentagem dos eleitores afirma que não se reconhece nos candidatos e nas suas propostas eleitorais, facto que se traduz nas elevadas percentagens de abstenção nos actos eleitorais. O resultado é muitas vezes elevadas figuras do estado eleitas por simples minorias.

Política Espectáculo. A mediatização da política transformou o debate político num espectáculo, onde frequentemente muitos políticos para obterem elevados níveis de notoriedade pública, assumem atitudes e comportamentos que lhes retiram qualquer crédito aos olhos da maioria dos cidadãos, mas que têm também como consequência minar a confiança no próprio sistema democrático.

Expectativas Defraudadas. Os cidadãos sentem frequentemente que os políticos só se preocupam com eles em épocas eleitorais, após as mesmas são rapidamente esquecidos.

Falta de Transparência.
Um dos motivos para explicar a falta de participação na vida política, está no facto dos cidadãos se queixarem que não são informados e de serem múltiplos os entraves que encontram quando pretendem ter acesso à informação relevante sobre a coisa pública.

Alienação.
A criação de grandes organizações internacionais, como a União Europeia, estão a produzir um progressivo alheamento dos cidadãos sobre o seu destino colectivo. A complexidade destas organizações e a forma difusa como as decisões nelas são tomadas, contribuiu para diminuir o interesse dos cidadãos pelas mesmas.
A tudo isto, acrescentam alguns autores, os valores próprios de um sociedade de consumo que exacerba o culto do hedonismo e a primazia dos interesses individuais sobre os colectivos.

Saídas? Entre as muitas que têm sido apontadas, destacamos as seguintes:

a) Aproximar o sistema de decisões públicas dos cidadãos, nomeadamente descentralizando o Estado, partilhando as decisões, e melhorando acesso dos cidadãos à informação. Em muitas cidades do mundo estão a ser postas em prática sistemas muito abertos de participação permanente dos cidadãos, assim como o seu acesso à informação, utilizando as possibilidades criadas pelas internet.

b) Incentivar a participação cívica como um dever de qualquer cidadão, nomeadamente através do sistema educativo controlado pelo Estado.

c) Estimular a criação de associações de cidadãos que possam funcionar como escolas educação cívica e meios de pressão sobre os decisores públicos.

In”Curso de Educação Para a Cidadania. Formação Cívica. Está a cidadania em crise?”

19 comentários:

Johny Rotten disse...

Objectivo dos Armacenenses que gostam e querem salvar Armação de Pêra dos vampiros laranjas:

1) Mandar o Santiago para fora da Junta de Freguesia!

2) Mandar a Isabel soares para fora da Câmara!

Os incompetentes já tiverem mandatos que cheguem para chegarmos à conclusão que são mesmo incompetentes!

Comerciante de Armação disse...

Sim a cidadania está em crise por falta de respeito pelos cidadãos por parte do autoritarismo praticado pelo regime actual da camara municipal de Silves. São autoritarios e instalaram um regime de medo e de deficit democratico no Concelho e depois armam-se em vítimas. Fazem umas festas e umas viagens em vesperas de eleiçôes e pensam que o povo é estúpido.A resposta virá no dia 11 de Outubro provando que opovo sabe o que quer, não é estúpido e vai exercer o direito de instaurar o regime democrático neste concelho tâo explorado.

Anónimo disse...

A grande diferença entre Lisete Romão e Isabel Soares é que a primeira é democrática e a segunda é autoritária. A candidata do PS,Lisete Romão defende a descentralização de alguns serviços camarários para as Juntas de Freguesia e quer dar voz às Associações e Colectividades enquanto a actual presidente quer concentrar cada vez mais em si o poder sem a participação dos munícipes. Estas são algumas das diferenças que apresentam nos programas. Se queres participar na vida colectiva no Concelho de Silves e especialmente em Armação então dia 11 o voto é no Partido Socialista que é representado por LISETE ROMÃO.

adelina capelo disse...

O desespero é mesmo muito grande,mas no dia 11 a vitória é da experiência e da competência.
Por isso a Dr.ª Isabel Soares será reeleita.

Um verdadeiro Armacenense disse...

E o Luis Ricardo é um gajo porreiro.

comerciante de armação disse...

para a Junta de Freguesia de Armação votaremos sem dúvida P.S. Luis Ricardo é pessoa honesta e de trabalho.Não se deixará embalar como o actual presidente de junta.Ele conhece os meandros todos de Armação. Para a Junta, npara a Assembleia e para a Camara Municipal VOTA PARTIDO SOCIALISTA

Anónimo disse...

Para a Junta de Freguesia de Armação de Pêra votem Luís Ricardo, o Santiago não faz nada lá. Podem dizer aonde é que é a sede de campanha de Isabel Soares em Armação de Pêra por favor ? Obrigado

Anónimo disse...

A sede de campanha da DRA Isabel Soares em Armação de Pêra é, para além do elegante espaço criado no coração de Armação de Pêra, para além deste é principalmente na rua junto do povo. Eu tenho tido a honra de ver e não sou o único.

Tiago disse...

Elegante espaço???????
Da preocupação com a imagem ,ninguem tem dúvidas,mas falta-lhe a substância.....
O sr. tem tido outras honras, o seu discurso é absurdo,trabalhe sr. anónimo,aconselhe a sua dra. a sair do caminho de quem quer trabalhar.
Tenham vergonha,parasitas!

Anónimo disse...

Nossa que violência. Não se enerve, faz mal ao coração e azeda a alma.

Anónimo disse...

Doutora em quê?

Anónimo disse...

Veja o currículo dela e vai perceber perfeitamente em quê. Mas não precisa curvar-se quando passar diante dela. A Dra. Isabel Soares dispensa esses formalismos.

Tiago disse...

Estão dispensados os formalismos em altura de eleiçõe.

Anónimo disse...

Sempre vi dispensá-los. Se não aconteceu consigo é porque nunca se dirigiu a ela.

Anónimo disse...

Vamos acabar com o pesadelo.
Votemos na integridade e na dignidade.
Votemos na Doutora Lizete Romão.
Chega de trafulhices.
O Concelho de Silves mete dó e não avançará se continuar nas mãos de Isabel Soares e seus lacaios.
Silves precisa de muita coisa, idéias novas, investimento e
desenvolvimento com a consequente criação de emprego.
Vamos acabar com gente retrógrada que só pensa nos seus interesses e nos dos seus fiéis (quando não são infiéis) seguidores.
Isolemos o VÍRUS IS.
Votemos na DIGNIDADE.
Votemos LIZETE ROMÃO, com força e convicção.
Ninguém sairá defraudado.
Porcaria e mediocridade já temos que chegue.
RRRRRRUUUUUUAAAAAAAA.

Anónimo disse...

Força DRA ISABEL SOARES você é GRANDE

Anónimo disse...

Chiça, que cheiro é este?

Anónimo disse...

Viu-se na caricata e vergonhosa entrevista que hoje deu como ela é grande. Mais uma vez quis enrolar os municipes com a ajuda e solicitude dos entrevistadores. Como é possivel que se deixem levar. ai

Anónimo disse...

Como diriam os miúdos de hoje, LOOOOL. A entrevista foi fantástica e a vossa pressa em criticá-la só o vem comprovar

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve