O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Proposta de elaboração do Plano de Pormenor do Sapal de Armação de Pêra

O HOMEM NÃO É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS!
(1ª parte)

ACREDITAMOS que os Algarvios gostam do Algarve!
Sabemos que os Portugueses, em geral, gostam do Algarve!
Todos têm a noção de que o Algarve é um activo turistico importante para a nossa economia. Importância esta extraordináriamente “engrossada” com os factos, do conhecimento público, relativos à situação economica-financeira do País, e à consciência, que hoje, a generalidade dos cidadãos vai progressivamente tendo, por via da agressividade da máquina fiscal.
E todos intuem que, independentemente de quaisquer choques tecnológicos de efeitos duvidosos no imediato, de que provavelmente não se poderá prescindir, o turismo é uma aposta séria e de resultados evidentes e presentes, constituindo, para além do mais o sector que cria mais postos de trabalho por milhão de dollares investido.

O que sendo óbvio, mas nem todos parecem ter presente, é que as potencialidades do Algarve estão e sempre estiveram dependentes dos seus Recursos Naturais.
E fazendo “tábua rasa” do facto de constituirem Recursos Naturais, de pleno direito as zonas humidas a Paisagem os percursos e a sua inserção no quadro Natural.

POR OUTRO LADO, tendo sempre presente o grito de socorro do planeta, tão profusa e eficientemente difundido por AL Gore, o qual informa que temos dez anos para alterar o rumo das coisas e, não o fazendo, passaremos inevitavelmente a gerir exclusivamente consequências, não podemos, nem devemos deixar de ser frontais na denúncia das ameaças ou atentados perpetrados com dolo ou negligência, independentemente das “boas” razões que a especulação imobiliária sempre arregimenta, acompanhada “à viola e à guitarra” , hoje, pela “melodia” do engrossar das receitas fiscais para o Municipio (IMT, IMI, etc.).

POR OUTRO LADO AINDA, todos conhecemos a especial apetência desta gestão autárquica pela construção civil, da qual Armação de Pêra e Pêra, são expoentes e vítimas.
Factos estes que se encontram bem patenteados no gráfico da responsabilidade deste Blog, com base em dados fornecidos pelo INE, o qual representa o total de licenças de construção de habitação emitidas pela Câmara Municipal de Silves entre 1991e 2000.

Podemos verificar o aumento significativo das licenças emitidas após a Drª Isabel Sores ter tomado posse em 1997 das funções de Presidente da Câmara e sobretudo da sua tendência óbvia…


10 comentários:

Anónimo disse...

Lá vêm outra vez com o fantasma do ambiente.
Faz algum mal a construção naquela zona onde não há nada.
Estes ambientalistas só servem para atrapalhar quem quer fazer alguma coisa por Armação.

Anónimo disse...

desculpe, a senhora consegue medir aquilo que diz no seu comentário?

esclareça-nos por favor a definição de "naquela zona onde não há nada"!
obrigado

Anónimo disse...

Desculpem-me, mas não quero criar confusão nenhuma.É que há pessoas que sabem o que dizem, mas a D.Adelina Capelo não sabe o que diz. Se a D. Adelina quer participar no blog, primeiro devia de ler e analisar o plano de pormenor para Armação, reflectir e depois sim, dizer alguma coisa com sentido.Da forma como participa parece que levou uma injecção com um puzzle de palavras, que depois não as consegue ordenar.
obrigado.

Anónimo disse...

A zona do Rio em Armação não deve ter construções.
Se for preciso assino já para o referendo.

Anónimo disse...

Apesar de não simpatizar com os "observadores de lince ibérico", acho que faz todo o sentido o Referendo que sugerem.

Uma coisa é tentar "salvar" quem não quer ser "salvo", outra é ver que nos pedem ajuda e ficar impávido e sereno a "sacudir" dos ombros responsabilidades que são de todos...

Podem contar comigo... Não é muito - bem sei - mas pode ajudar...

Anónimo disse...

Para reflexão dos meus caros amigos deixo aqui um extrato da nossa constituição.
Espero que todos os Armancenenses acordem de vez e digam aquilo que realmente querem, ou qualidade de vida ou mais betão.

Artigo 66.º
(Ambiente e qualidade de vida)

1. Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.

2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, incumbe ao Estado, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos:

a) Prevenir e controlar a poluição e os seus efeitos e as formas prejudiciais de erosão;

b) Ordenar e promover o ordenamento do território, tendo em vista uma correcta localização das actividades, um equilibrado desenvolvimento sócio-económico e a valorização da paisagem;

c) Criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio, bem como classificar e proteger paisagens e sítios, de modo a garantir a conservação da natureza e a preservação de valores culturais de interesse histórico ou artístico;

d) Promover o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovação e a estabilidade ecológica, com respeito pelo princípio da solidariedade entre gerações;

e) Promover, em colaboração com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoações e da vida urbana, designadamente no plano arquitectónico e da protecção das zonas históricas;

f) Promover a integração de objectivos ambientais nas várias políticas de âmbito sectorial;

g) Promover a educação ambiental e o respeito pelos valores do ambiente;

h) Assegurar que a política fiscal compatibilize desenvolvimento com protecção do ambiente e qualidade de vida.

Anónimo disse...

Sr Meireles talvez não pareça mas sei bem o que digo.
Não me estava a referir ao plano de pormenor de Armação de Pêra, pois neste caso muito devemos à Drª Isabel Soares que foi a primeira Presidente a por ordem em Armação mandando elaborar o plano.
O meu comentário refer-se ao plano de pormenor do Sapal, que alguns empatas não querem que avance. Devem ter certamente medo do desenvolvimento.

Anónimo disse...

Peço desculpa, faltou escrever "... do sapal..."

Obrigado

Anónimo disse...

E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles

Anónimo disse...

Como de costume, a discussão afastou-se do tema. JJJ, este é o gráfico das obras construídas com licença, obrigado pelo esforço. Então e as construídas "ao abrigo" da falta de licença? Essas são as mais graves! Não há muito disto em A. Pera? Quer experimentar a fazer o levantamento? Já vi que é um bom investigador... experimente! Daquelas grandes, enormes, que os fiscais não vêem (não estão autorizados a vê-las!), mas depois caem em cima da casita do zé ninguém...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve