O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Toldos de praia levam mais de 200 pessoas a passarem noite à porta da Junta de Armação de Pêra

E não sei como hei-de dar a volta a isto?


Outra resposta não seria de esperar de Fernando Santiago!

Em Armação de Pêra mais de 200 pessoas passaram a noite à porta da Junta de Freguesia para garantirem um toldo de praia este verão.

Tudo porque a Junta de Freguesia de Armação de Pêra parece não ter ainda conseguido elaborar um regulamento, onde estejam definidos de forma transparente os critérios para o seu aluguer, e forma de inscrição sem que os interessados tenham que passar a noite ao relento.

O Sr.º Presidente da Junta deve estar mesmo “envergonhado” com esta situação pois ele é o único responsável.

Quando o ano passado a Junta exerceu o direito de preferência sobre a proposta vencedora e as concessões voltaram a ser-lhe atribuídas ele já era conhecedor do que tinha que cumprir. A concessão só pode comportar 125 toldos.





Toldos:Junta de Freguesia de Armação de Pêra completamente à deriva! (Junho de 2010)

5 comentários:

Corre Costas disse...

Não sido tudo programado? toda agitação, protestos, gente indignada e a comunicação social a explorar o acontecimento não teria como objectivo pressionar as entidades responsáveis - ARH e Capitania do Porto de Portimão - para que no espaço das concessões balneares da Junta de Freguesia fossem permitidos a inclusão de mais mais toldos?
Não teria sido todo este triste espectáculo uma encenação trágico-cómica para pôr em causa as condições aprovadas em concurso público, para a exploração das áreas concessionadas à Junta de Freguesia?
Se não estavam de acordo com as condições aprovadas, porquê exerceram o direito de opção?
Pobres utentes da Praia de Armação de Pêra! qualquer dia já nem têm espaço para passear, porque o direito de terem espaços públicos e a colocação de um chapéu de sol, já se foi. É só ganância e chico-espertismo!
Os professores catedráticos da Câmara- com o seu longo curricula, fazem o acompanhamento de toda a execução chantagistica!!!!

Anónimo disse...

Mais do mesmo..... e não se espantem se virem pessoas a alugar toldos ao dia e alguns alugados pela primeira vez .... Nada de novo

Anónimo disse...

Que bom Armação foi noticia em todos os jornais televisões e rádios... e de borla. No entanto existe algo que verifiquei em 2010 e nao consigo perceber e que agradeço alguma explicação. A Junta tem menos toldos ok, e as outras concessões, que pelo que vi so teem aumentado de tal modo que em 2010 havia toldos encostados as falesias zonas de risco segundo os entendidos e que com a maré cheia se tornavam impossiveis de usar será que este ano se vai manter esta situação?... á coisas que não se explicam em armação mistérios.....

Anónimo disse...

Burocracias à parte, o areal de praia tem vindo todos os anos a diminuir, devido a diversos factores, como a subida do nivel médio das águas. Isto para dizer que se nao fosse a redução de algumas áreas concessionadas, no mês de agosto não havia espaço para qualquer turista por a toalha. Quanto ao sucedido na junta, mais uma vez a comunicação social e afins, teimam em exagerar. Eu estive la várias horas e nao eram nem perto de 100, quanto mais 200 pessoas. De qualquer das formas, é lamentável sim. Mas nao se trata logo de atribuir culpas, até porque como tudo o que é necessario incrição para um numero limitado tem sempre correria. Seria obvio que os primeiros a chegar teriam direito a toldos. Nao vejo solução alguma para esse factor.
Alguem comentou:
"Mais do mesmo..... e não se espantem se virem pessoas a alugar toldos ao dia e alguns alugados pela primeira vez .... Nada de novo"

Isto já é ir a outros termos. Pois esta tarefa ja esta entregue aos responsaveís pelos toldos, nomeadamente o nadador-salvador/vigia. Que neste caso aplica-se exclusivamente ao n/s. E isso é difamar, e nao passa de conversa da treta. Pois, existem clientes que alugam à epoca mas so apareçem uma ou duas semanas, e dao permissao para sub-alugar o toldo na sua ausencia.

:) cumprimentos. E sf, nao critiqem tanto, ajudem mais.

Anónimo disse...

Realmente a praia tem cada vez menos espaço,e o espaço mais reduzido por motivos conhecidos de todos. Agora dizer que um outro comentário é difamar será que comentar é difamar? Pelo que sei e nao tomando partdo por qualquer comentador os toldos á epoca sao as duas ultimas filas e não as duas primeiras essas alugam-se á quinzena pelo que constava no site da junta. Assim de acordo com o comentario do anónimo de 19 de Maio, os toldos entregues aos nadadores salvadores/vigias sub alugam com a permissao de clientes que autorizam na sua ausencia. Neste caso a minha duvida é apenas uma para quem vai o valor do sub aluguer.Espero que não considerem difamaçao esta questão serve para tentar perceber o que realmente se passa, pois pelo que vi á outras concessões que parecem ter cada vez mais toldos. Uma boa semana para todos

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve