O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 21 de maio de 2011

Associação de Pescadores de Armação de Pêra:Tudo vence uma vontade obstinada...

Tudo vence uma vontade obstinada, todos os obstáculos abate o homem que integrou na sua vida o fim a atingir e que está disposto a todos os sacrifícios para cumprir a missão que a si próprio se impôs. Atento ao mundo exterior, para que não falte nenhuma oportunidade de pôr em prática o pensamento que o anima, não deixa que ele o distraia da tensão interna que lhe há-de dar a vitória; tem os dotes do político e os dotes do artista, quer modelar o mundo segundo o esquema que ideou. Não se trata, claro, de um triunfo pessoal; em história da cultura não há triunfos pessoais; ou a vontade é pura e generosa, nitidamente orientada ao bem geral, ou mais cedo, mais tarde, se há-de quebrar contra vontades de progresso mais fortes que ela. Que o querer tenha sua origem e seu apoio em coração aberto à nobreza, à beleza e à justiça; de outro modo é apenas gume fino e duro de faca; por isso mesmo frágil, na sua aparente penetração e resistência. Vontade inteligente, e não, altruísta, e não virada ao sujeito, pedagógica, e não sedenta de domínio; a esta pertencem os séculos por vir: é a voz a que surgem; a outra estabelece os muros que ainda tentam defender o passado.
Agostinho da Silva



Para saber mais

5 comentários:

Maria da luz disse...

Que beleza!
Uma atitude digna de ser seguida por todos, não há forma de ver esta terra melhorar, temos de ser nós a tomar conta disto.
Força a todos, parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Porque quem quer faz quem não quer espera que façam ... parabéns e quem sabe uma sugestão pedirem ajuda no verao a quem passa por ai ou ama Armação, não á nada a perder e o que vier será bem vindo.
Quanto ao material que falta, para os leigos é complicado, talvez explicarem melhor o que precisam e o custo de cada coisa pode ser que o pessoal de uma força.
Parabéns mais uma vez

Anónimo disse...

Assim é que se dão lições de vida...
Força para todos, deve ser dificil conciliar o duro trabalho do mar com estas tarefas, mas nem todos conseguem ver as dificuldades que estes homens tem de enfrentar.
Parabéns está a ficar muito bonito.

.... disse...

A associação de pescadores de Armação de Pera esta de parabéns pelo excelente resultado obtido nas arrecadações, que estão a ficar com uma muito boa apresentação.
Gostaria de salientar que não me parece justo para os sócios da mesma, que os utilizadores das arrecadações que não são sócios beneficiem de igual modo.
Os não sócios devem pagar um extra na sua mensalidade por este empenho da associação.
Como já mencionei anteriormente, no meu entender, e da responsabilidade de cada um tratar o seu equipamento no seu próprio interesse!
Com os melhores cumprimentos,
Concelho de Lagoa

Maria da luz disse...

Sr. Nuno, acha justo que toda a zona circundante aos apoios de pesca estivesse tão abandonada?
As palmeiras por tratar, ervas abundantes por toda a zona, deficiente recolha de lixo na área dos apoios,e aquele contentor que servia de sede, que só contribuia para dar uma má imagem de Armação de Pêra e não servia de nada aos pescadores ?

Deixe que lhe diga que esta obra, não foi encomendada por nenhum pescador , nem a responsabilidade do mau estado de conservação da mesma é da responsabilidade de nenhum pescador, esta obra faz parte de um projecto que teve uma abrangência a nivel nacional.
A escolha dos materiais utilizados assim como a fiscalização da obra não foram responsabilidade de nenhum pescador.
Gostaria de salientar que o que realmente é injusto é que tenha sido entregue a responsabilidade de conservar uma obra com estes custos de manutenção à comunidade de pescadores de Armação de Pêra, sem que nenhum tenha sido chamado a opinar sobre a forma mais adequada de ser servido, de acordo com as necessidades especificas da actividade profissional que exerce.

Aproveito a oportunidade para chamar a atenção do sr. Nuno para o facto desta obra ter sido financiada com fundos comunitários, o que aumenta a responsabilidade de quem a fiscalizou em relação ao avançado estado de degradação em que estes apoios se encontram
O grande problema não é a pintura, que mais não é que uma "maquilhagem", o problema são as estruturas que estão a ruir, os materiais utilizados que foram os mais baratos, a forma como foi distribuida a escadaria, que apodreceu na integra,mas acima de todos estes problemas está o abandono a que os pescadores estão condenados e o desprezo que era bem visivel em toda a área circundante aos apoios de pesca.

Em relação aos sócios, pois deixe lá esse assunto para os pescadores que eles hão-de saber tratar dessas simplicidades, faça como eu, associe-se, contribua para ajudar, uma atitude positiva pode fazer toda a diferença.

Aos pescadores de Armação de Pêra desejo tudo de bom e uma boa dose de coragem, bem precisam!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve