O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Orçamento da Câmara de Silves para 2011 chumbou...



Tal como os observadores mais qualificados previam, o orçamento foi chumbado!

A administração PSD, chefiada por Isabel Soares, em plena crise economica e financeira, do pais e do concelho, evidencia, para quem duvidas tivesse, a incompetência politica a que nos habituou...

Só em sede de coerência, é impossivel assacar-lhes quaisquer intermitências...de facto tem sido uma administração exemplar na ausência absoluta de um projecto sustentável para o concelho, na incapacidade de gerir sustentavelmente os recursos orçamentais, na incontinência da despesa inconcebível e irreprodutivel, na arrogância com que abusa do poder democrático que lhe foi eleitoralmente atribuido, na sobranceria com que encara as suas responsabilidades prospectivas.

É dificil reunir numa só administração autarquica tanta mediocridade!

A proposta orçamental entretanto chumbada é prova da deriva esquizoide dos seus autores
que, sem qualquer rebuço ou vergonha, propõem à aprovação um orçamento verdadeiramente "religioso". Isto é, do lado da receita, só se Deus quizesse é que tais previsões algum dia viriam e ingressar nos cofres da autarquia, sabendo-se de antemão que, do lado da despesa,dada a natureza rigida do seu peso e a voracidade dos seus executores,mesmo que Deus não quizesse,a sua incontinência seria incontornável!

Agrada-nos saber que Deus deixa a César o que é de César porquanto, nessa conformidade e uma vez que César já não é César, quem tem de o pôr na ordem somos nós, os cidadãos. Foi para isso que implantámos os regimes democráticos e os Estados de Direito.

É certo que o regime que adoptámos permite que verdadeiras anedotas, travestidas com a indumentária institucional, podem ser timoneiros da embarcação comunitária. Mas permite também denunciar as suas limitações, incompetências e maus resultados!E sobretudo permite que outros, melhores, tomem o seu lugar, administrando capazmente a coisa pública.

Infelizmente não é disso que se trata, quando falamos de responsabilidades concelhias que se vencem todos os dias!E a já demonstrada insusceptibilidade para o bom senso e disciplina orçamental por parte desta gestão autárquica constitui um verdadeiro desastre para o concelho!

Pena é que Isabel Soares insista na soberba de ser muda e não mudar, como se fosse susceptivel de, por aí, ainda vir a ter algum futuro politico relevante e não inverede por se conciliar com o bom senso da contratualização, adoptando uma liderança do interesse público compaginável com as dificuldades económicas que até os cegos vêem!

15 comentários:

adelina capelo disse...

O que a oposisão está a fazer só demonstra irresponsabilidade.
Querem paralizar o concelho mas não vão conseguir.
Se for necessário o povo dará a resposta.

Anónimo disse...

Acabaram-se as festas, as festinhas, os bailaricos, as viagensinhas para os velhotes, enfim, o regabofe irresponsável de quem manda.
Tudo na vida tem um fim.
Estamos no princípio o fim.

Anónimo disse...

Ó adelina, tás a ver o teu tacho, os bailaricos, as óperas, os boys e as girls da família Soares , a desaparecerem, não é?

Anónimo disse...

O que a oposição está a fazer,é pelo bem do povo,exigir rigor e equilibrio no orçamento.
Adelina,foi o povo que tirou a maioria à tua presidenta.
Parabéns a todos os vereadores.

Corre Costas disse...

Admirável texto! fizeram-me reviver "As Farpas" de Ramalho/Eça.
As metáforas são a única forma de abordar a arrogância e soberba da Sra. Isabel Soares. Aliás, todas as suas atitudes são de um surrealismo irresponsável!
A caracterização está perfeita! o egocentrismo da senhora, está-lhe no ADN familiar, pode mudar de roupagem mas não muda de hábitos.

Anónimo disse...

O que a oposição quer é parar o concelho.
Quero ver como é que os senhores vereadores da oposição vão justificar o não pagamento de salários aos trabalhadores ou a fornecedores!
Quando falam em festas estão a falar dum dos maiores eventos que se realiza no Algarve e é muito importante em termos do turismo da região.
Deixem governar que foi eleito pelo povo não criem obstáculos.

Corre Costas disse...

A ignorância é atrevida!!! o Sr. anónimo já ouviu falar de gestão por duodécimos?
Não diga asneiras!!! se não sabe pergunte! ou então cale-se.

Anónimo disse...

O Sr Corre Costa diz umas alarvidades com um despudor ignorante de quem não sabe com se gere uma câmara.
Deve ser da época em que vivemos em que todos podem opinar sobre tudo sem saberem do que estão a dizer.

Corre Costas disse...

Sr. Anónimo, sei o que a Lei diz! o não aprovar as alarvidades que a sua presidente propõe, é que é uma atitude sensata e responsável. A gestão camarária, como qualquer outra, é para ser executada de uma forma transparente e objectiva em prole do desenvolvimento do concelho. Não é com manigâncias, como os endividamentos encapotados por leasings, ao arrepio do controle da Assembleia Municipal, ou do desbaratar os 15 milhões de euros, que há pouco mais de seis meses recebeu do governo, para pôr as dívidas a fornecedores em dia - que em vez de diminuir, aumentaram. E os prazos dilataram - que se gere uma câmara. O Sr. Anónimo também deve ter interesse nesta nova leva de funcionários que se pretende integrar no quadro; como o compreendo! são laços familiares!
Já lá vão cerca de 750! quando tomou posse, havia cerca de 400!!
O melhor é não aprovar orçamento nenhum! não lhe dar rédea solta na utilização do Nosso dinheirinho! não são gente confiável!
E sobre os duodécimos! estude a Lei e depois logo para aqui vem botar atroadas!

Anónimo disse...

O Sr Coore Costa fala dessa maneira porque deve ser daqueles que não reside no concelho.
Você quer fazer querer às pessoas que vai tudo funcionar sem o orçamento aprovado.
Só se for na sua cabeça.

adelina capelo disse...

Anónimo não vale a pela andar a discutir com esta gente.
Em Janeiro já vão saber o que é bom para a tosse e depois lá pala Julho levam o resto.

Anónimo disse...

O senhor Corre Costas tem carradas de razão.
Não nos devemos resignar a ter um orçamento de mercearia.
Queremos rigor e que os gastos se reflitam no bem estar de todo um Concelho.
Chega de exibicionismo à custa do erário público.
BASTA!

Anónimo disse...

Quem deixa falir tudo em que está envolvido não pode gerir bem a coisa pública.
O dinheiro é nosso.

Corre Costas disse...

O Adelina, quando te referes a Janeiro, queres dizer que o padrinho Cavaco, depois das eleições, vem em socorro dos seus queridos mandatários e afilhados?! Oliveira e Costa; José António Silva, Dias Loureiro.....etc.
Vem devolver o BPN às mãos dos famosos vigaristas que o geriram? vem rentabilizar as suas acções?! vem libertar os pobres empregados da Alicoop das responsabilidades que os fizeram assumir? vai arranjar mais uns milhões para os Irmãos Cavaco concretizarem a parceria com a Sra Isabel Soares, na Praia Grande? - pois os outros já se esfumaram lá nos Brasis - É à espera da reabilitação desta gente "seria" que está?
Pobres de nós, que já não aguentamos com o pagar de tanta vigarice!!

Anónimo disse...

Para os anónimos que, tão veementemente se revoltaram com os comentários do Corre Costas, devo dizer-lhes que tudo o que ele disse a propósito do orçamento e da gestão com duodécimos, É VERDADE! Eu também sei que é assim ! E só não sabe quem não quer saber, ou quer iludir o povo, jogando-lhe areia para os olhos!
Acontece que , areia , nós só gostamos de ver na nossa praia e taparem-nos os olhos, NUNCA MAIS!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve