O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Armação de Pêra: Os Espaços Verdes que não temos e a que temos direito!


Os espaços verdes em qualquer núcleo urbano possuem um elevado valor ecológico, devido ao seu contributo para a purificação do ar, para a diminuição da poluição sonora, bem como na promoção de sombra e refúgio para inúmeras aves, contrabalançando o artificialismo do meio urbano que tanto afecta a saúde psicossomática das populações.

Existem recomendações internacionais para a definição da estrutura verde urbana baseadas na quantidade média de oxigénio que cada ser humano necessita e que é igual a uma superfície foliar de 150 m² o que corresponde a uma estrutura de verde urbana de 40 m² por habitante.

Essa estrutura deve ser constituída por duas subestruturas para as quais se apontam as seguintes dimensões:

- Estrutura verde principal 30 m² por habitante;
- Estrutura secundária de 10 m² por habitante.

A estrutura verde principal engloba os espaços verdes localizados nas áreas de maior interesse ecológico ou mais importantes para o funcionamento dos sistemas naturais. Esta estrutura deve assegurar a ligação da paisagem envolvente ao centro do núcleo urbano e o enquadramento das redes de circulação viária e pedonal, por integração dos espaços que constituem os equipamentos colectivos verdes de maior dimensão.

A estrutura verde secundária penetra nas zonas edificadas, apresentando um carácter mais urbano o qual se vai modificando ao longo do percurso, tendo em vista constituir ora um espaço de jogo e recreio, ora uma praça arborizada, ora um separador entre trânsito e peões.

Armação de Pêra como todos sabemos é uma Vila onde os espaços verdes lamentavelmente escasseiam! Ora de acordo com as recomendações internacionais, a nossa Vila deveria dispor de uma zona verde principal com pelo menos 30 hectares se considerarmos para o nosso cálculo uma população média residente e flutuante de 10000 habitantes, o que como sabemos é um valor baixo se atendermos que nos meses de Verão temos períodos com mais de 50000 habitantes residentes.

Mesmo quanto à zona verde secundária, a qual igualmente deixa muito a desejar, observamos com frequência ruas inteiras que se transformaram em cemitérios de árvores, ou onde as caldeiras onde já existiram árvores se encontram vazias ou calcetadas, mostrando o desleixo e a irresponsabilidade de quem nos governa na Câmara de Silves, para quem, questões desta natureza e importância, não passam de conversa verde.

Armação de Pêra é uma Vila com uma elevada densidade populacional onde residem permanentemente ou sazonalmente muitos milhares de pessoas, que necessitam de ter uma boa qualidade de vida, sobretudo naquilo que é perfeitamente atingível.

O mesmo se diga e com o peso que a crise económica agrava, acerca da captação de mais turistas através duma sempre maior qualidade da oferta, o que constitui um imperativo nacional e uma questão de sobrevivência para a nossa Vila!

Os trabalhos de reabilitação urbana não podem de forma alguma terminar na Av. Beira Mar...

Armação de Pêra não é só uma Avenida, onde o Dr. Rogério Pinto passeia e a Dr.ª Isabel Soares, sistematicamente desfila nos dias de festa!

6 comentários:

Anónimo disse...

Rogério não fizeste nada para arranjares a sede para a associação como prometeste agora também entras na baila, já sabes as manas não perdoão.

Aguinhas disse...

O espaço que temos em Armação é de betão e onde os passarões de Silves vem buscar o dinheiro

Anónimo disse...

Pois é!Podíamos ter um belo jardim no espaço junto ao depósito de água... mas esse terreno foi dado em permuta pelos terrenos para se fazer o Complexo desportivo de Armação. Se a Câmara tivesse comprado os terrenos aos proprietários, talvez este espaço pudesse ser um jardim... mas como NUNCA há dinheiro para investir em Armação, paciência! Jardim????? Só em sonhos ou ... em Silves!!!!!

Anónimo disse...

só ouço queixumes ai desse lado e que tal se algum armacenense doasse um terrenozinho para o jardim?

Anónimo disse...

Se isso acontecesse, como parece já ter sucedido, o mais natural era que a autarquia negociasse esse terreno com alguém para construção. Não foi o que aconteceu com o terreno para jardim, junto à rotunda a norte das TAT, cedido pela família do Senhor Bento Lima?
Não vai ser construída outra TORRE?
Ao que consta!.....

Anónimo disse...

O que é que a D. Adelina Moreia tem a dizer sobre isto?

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve