O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Tomates para que vos quero?!!!


O Blog Caoscosmos, no seu ultimo post, pôs o dedo numa das muitas feridas da nossa politica concelhia: a Opacidade!

A aquisição da fábrica de tomate que o Vereador F. Serpa contestou, publicando no seu blog a sua posição, sofre, e é aí que a questão é pertinentemente levantada pelo blog Caoscosmos, de uma omissão fundamental, que é aquela de saber, para que quer o município o edifício da fabrica de tomate?

Esta aquisição cuja natureza sempre se justificaria conhecer e ser do domínio público, hoje, no contexto económico e financeiro em que nos encontramos, assume uma importância muito maior.

Na verdade a contenção na despesa pública que a breve trecho terá, inevitavelmente, uma dimensão como nunca foi vista, é, como nunca foi tanto, uma matéria do interesse directo do cidadão-contribuinte, antes de ser de interesse público que o é também manifestamente.

Que a snra Presidenta não o tenha feito, lamentavelmente não nos surpreende.

Já que o Vereador F.Serpa, cuja denuncia os cidadãos agradecem vivamente, não se refira ao propósito invocado pelo município para tal aquisição, não pode deixar de ser considerada uma omissão essencial, até para a defesa pública da sua posição.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. Cheira-nos que prometem!

4 comentários:

Anónimo disse...

"CITAM-SE A PAR, GRÉCIA E PORTUGAL"
"Nós estamos num estado comparável sómente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá... vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal".
Eça de Queirós, 1872, "As Farpas"

Anónimo disse...

Final: 11ª edição do Concurso de Fado de Vila do Bispo


Já estão apurados os 16 finalistas para a final da 11ª edição do Concurso de Fado do concelho de Vila do Bispo que se realiza no próximo Sábado, 29 de Maio, às 21h30, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.

Refira-se que a quarta e quinta eliminatórias decorreram no passado Sábado e Domingo, onde foram apurados seis finalistas, Neusa Brito (Vila Real de Santo António), Carmen Ferreira (Albufeira), Jorge Duarte (Armação de Pêra),

Argentina Freire (Faro), Luís Manhita (Faro) e Carina Lima (Barão de S. Miguel – Vila do Bispo), que agora vão juntar-se aos 10 concorrentes seleccionados nas eliminatórias anteriores.

Numa final que se adivinha muito disputada, avaliação do desempenho dos concorrentes vai estar a cargo de um júri composto pelo professor de musica Iládio Amado, Cristalina Baptista com experiência em guarda-roupa, pela técnica de canto Susana Rebelo e pela Vereadora Dr.ª Rute Silva da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Acompanhar os “fadistas” nas suas actuações estão os músicos Victor do Carmo na guitarra portuguesa, José Santana na viola e Tó Correia no contrabaixo.

Relativamente aos prémios, o grande vencedor leva para casa um cheque no valor de 600 euros. O segundo e terceiro classificados arrecadam prémios no valor de 300 e 200 euros, respectivamente.

Para abrilhantar a noite, o evento conta com a actuação da fadista convidada Raquel Tavares.

Observador atento disse...

Cheira mas é a mais caldeirada.

Anónimo disse...

Cheira a tomates com ovos ali dos lados de Silves.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve