O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bandeira Azul


Finalmente em Armação de Pêra


A Associação Bandeira Azul da Europa divulgou ontem que tinham sido atribuídas a bandeira azul a treze novas praias que a vão hastear este ano. São 240 as zonas balneares galardoadas em todo o país.

Entre as premiadas estão 232 zonas balneares costeiras e oito fluviais.

O Algarve está no topo, com 69 praias a erguer o símbolo de qualidade. Desta vez e depois de muito protestarmos a Câmara de Silves lá se resolveu a apresentar a candidatura e não é que temos direito a duas vai uma para Armação e outra para a praia grande.

11 comentários:

lili disse...

Qual protestar qual carapuça! Quando acontece alguma coisa é logo porque protestaram. Foi porque só agora se reuniram as condições para tal. Perceberam? realmente que falta de informação! Não ligue Srª Presidente, isto é só má língua. Língua de quem não tem mais nada para fazer. Boa?

Anónimo disse...

E a Praia dos Pescadores? não tem bandeira azul porquê?. Está bacteriologimente infectada? É um perigo para a saúde pública? E não se tomam medidas para repor a qualidade salutar para a sua utilização pública em segurança?

Maisdemais... disse...

Os pescadores ainda irão dar que falar, assim tenham quem os represente. É preciso luta constante e vamos fazê-la. Não pensem que os pescadores estão adormecidos. Não se enganem, mas também não pensem que são as falinhas mansas que os enganam. Precisam de representantes que vistam a sua camisola de xadrêz e sintam o cheiro das suas realidades para saltar para o terreno e os tornar mais visíveis do que já são. Se anda muita gente de óculos escuros a fazer que não vê, o melhor é tirá-los e olhoar os problemas de frente e sem malabarismos. Os pescadores merecem respeito e gente que lute por aquilo que lhes pertence por direito.Há pouca ou nenhuma gente a representar esta classe. Não percebo porquê. Mesmo quem se diz de esquerda e defensor das questões básicas da vida e sobrevivência destas gentes valorosas, não mostra reacção alguma perante factos que há muito vêem acontecendo. Há trabalho para se fazer em prole desta classe. Quem está a fazê-lo? Ninguém. Por onde anda O tão fantástico Bloco de Esquerda? Tornou-se o fantasma de Armação? Só aparece quando quer eleger alguém? Onde está o trabalho de rectaguarda? Onde está o trabalho da caminhada para chegar ao objectivo da vitória sobre quem anda por aqui a passar o tempo há tantos anos, dando em troca prepotência e reticências? Por onde anda o Bloco de Esquerda que na Assembleia tem tão fortes representantes,mas que por aqui nem se ouve o seu piar? Isto de estar no partido e não lhe dar visibilidade e desenvolver trabalho para se chegar a coisas defenidas prepararando lutas com sentido, não tem muito bom aspecto. Nada se vê. Anda por aqui o PSD, O PS... e a esquerda? Sim, porque o PS de esquerda nada tem. Vê-se o discurso e a tomada de decisão conjunta. Mais uma vez digo, dá Deus nozes a quem não tem dentes. Arranjem gente à altura das defesas e lutas locais para o BE, ou não vão a lado nenhum por aqui. Onde está a sede? Quando se criam estruturas informativas correntes? Quando se fazem reuniôes locais de definição de trabalhos? Quando se mobilizam pessoas para se fazerem representar nas reuniões de Câmara? Quando se mobiliza por aqui uma juventude bloquista? Onde andam estes interesses? É de pasmar que nada se faça.

Jovem Armacenense disse...

Finalmente vou ver a bandeira azul hasteada na fortaleza para toda a gente ver, como antigamente.... Parabéns a quem lutou e parabens à CMS por finalmente ter proposto a praia de Armação para bandeira azul

snopy disse...

Fantástico!

Corre Costas disse...

OH jovem Armacenense, sabia que durante mais de 10 anos não tivemos bandeira azul, porque os esgotos da ETAR de Pêra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Silves, não eram tratados convenientemente? que mataram toda a vida existente na Lagoa de Armação de Pêra e na de Boca da ALagoa, hoje dita de salgados?
Que os esgotos eram e ainda são despejados nas respectivas ribeiras e enviados por emissário submarino para o mar? que a ETAR de Pêra ainda não está desactivada e que continua a enviar os esgotos para o mar, com carradas de produtos químicos, para evitar os cheiros e os mosquitos? Sabia que a nova ETAR da Guia, que irá pôr cobro a este atentado à natureza ainda não está a funcionar em pleno?
Sabia que os responsáveis pela morte do rio de Armação de Pêra - que foi uma grande maternidade piscícola - tal como a da Boca da ALagoa, não investiram um tostão na reparação da referida ETAR, durante todos estes anos, o que permitiria resolver a poluição do mar e da costa, bem como evitar o crime ambiental que cometeram ao exterminarem toda a vida piscícola nas referidas lagoas? são os mesmos que agora se vão vangloriar de terem conseguido a Bandeira Azul ?
É claro, que eu como armacenense, fico feliz para que passados tantos anos, o galardão que classifica a qualidade da nossa praia, volte a ser hasteado na fortaleza. Mas muito mais ficaria se todos os focos de imundice e poluição fossem erradicados das nossas praias. O estado lastimável em que se encontra a Praia dos Pescadores é bem o triste exemplo do não deveria acontecer nem existir.
A Sra Presidente da Câmara, quando tomou posse no seu primeiro mandato, a Bandeira Azul estava hasteada em Armação de Pêra. Ela é a grande responsável de por mais de 10 anos consecutivos, esta maravilhosa praia ter sido considerada de categoria duvidosa, por não pode exibir a Bandeira Azul.
Os responsáveis de agora, não merecem quaisquer elogios, pois nem sequer cumpriram o seu dever que era repor a qualidade que a Praia de Armação de Pêra e o Rio, tinham, quando tomaram posse pela primeira vez. Deviam ser responsabilizados pelos crimes ambientais cometidos.

Anónimo disse...

Atropela ciclista e põe-se em fuga

Um ciclista de 52 anos ficou gravemente ferido na madrugada de ontem, na Av. General Humberto Delgado, em Armação de Pêra, ao ser colhido por um veículo ligeiro (um Opel Corsa), cujo condutor se pôs em fuga.



Após ter colhido o ciclista, identificado como António Maria Duarte, o condutor do Opel Corsa optou por abandonar o local, deixando para trás a viatura e a vítima, sem lhe prestar qualquer auxílio. As autoridades suspeitam de que o automobilista estivesse alcoolizado.

António Duarte, solteiro e residente no armazém da firma onde trabalha, na zona dos Montes Mourinhos, em Armação de Pêra, foi transportado de emergência para o Hospital de Faro. Apresentava um traumatismo craniano e estava inconsciente.

Contactada pelo CM, fonte hospitalar esclareceu que António Duarte continuava, ontem à tarde, com "prognóstico muito reservado, internado na Unidade de Cuidados Intensivos" daquele estabelecimento de saúde.

A situação está a cargo da Investigação Criminal do Destacamento de Trânsito da GNR, em Albufeira. Tanto o Opel Corsa como o velocípede onde a vítima circulava foram apreendidos pelos investigadores da GNR.

Anónimo disse...

Então e a Praia de Vale do Olival continua a receber os esgotos?
Aproveitem agora para tirar umas fotos do que está correndo para o areal.

Corre Costas disse...

E já agora e tapem-nos com uma Bandeira Azul !!! pode ser que passem despercebidos!!!

Anónimo disse...

Aqui se vê a mentalidade do povo Armacenense, em vez de estarem felizes pelo hastear da bandeira Azul, arranjam motivos para mais conversa da treta!

Aos que finalmente apresentaram a candidatura, não fizeram mais do que a sua obrigação e aos que tanto deram na cabeça daquela gente que está em Silves, os meus parabéns pela insistência.

O resto é perder tempo, é desgaste e não abona em nada a favor desta terra que todos gostamos.

Viva Armação de Pêra. Ao anónimo ferveroso adepto do bloco de esquerda, eu pergunto se olhou bem para a votação desse "partido" em Armação de Pêra?
Não tem qualquer expressão, pelo menos por aqui. E acha mesmo que é com partidos politicos que lá vamos?
O anónimo não deve viver em Portugal de certeza e principalmente neste concelho, onde só anda para a frente quem se chega à frente!
E quem está mal que se mude, pois estas mentalidades não mudam, aqui se vê...

Anónimo disse...

Ora fervorosa querida que te mantens no anonimato,se achas que não é a politica que nos leva lá,porque não trouxeste a bandeira azul para a nossa vila?

Quanto à expressão dos partidos politicos em Armação de Pêra,qual têm expressão???

Vive em A. de Pêra???
A do quem está mal que se mude ,é boa,não lhe parece melhor ,que mude???

São mentalidades como a da menina que não deixam esta terra andar para a frente.
São precisamente os nossos politicos que têm de mudar,eles é que estão mal,não os Armacenenses.

Os Armacenenses têm muito poucos motivos para estarem felizes,com ou sem bandeira azul.
Têm todos os motivos para reclamar,veja a expressão que o seu partido teve graças às reclamações dos Armacenenses.
Continuem a reclamar,não se calem,os resultados começam a aparecer.
Viva Armação de Pêra!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve