O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ou mudamos ou nos afundamos!


A educação e a formação são factores fundamentais para o desenvolvimento. Os resultados da pesquisa económica têm comprovado que há uma correlação entre os níveis de educação, os aumentos de produtividade e as perspectivas de crescimento sustentável.

As comparações internacionais põem em destaque o factor educação como um dos factores que explicam as diferenças de riqueza entre nações.


Analisando os indicadores de escolaridade da população do nosso concelho obtidas no censo de 2001, verificamos que cerca de 30 % da população residente não tem qualquer instrução, que mais de 35 % da população só tem o 1º ciclo de escolaridade.


Quando num concelho em que mais de 85 % da sua população residente tem como habilitação o 9º ano no máximo, é difícil mudarmos o paradigma de desenvolvimento. Quando sopram ventos adversos o que nos espera é o aumento do desemprego.

Em Janeiro de 2010 mais de 75% dos desempregados tinham o nono ano ou menos.


Desenvolvimento é mais do que crescimento! Os níveis de educação e formação condicionam profundamente a possibilidade de um país alterar o seu perfil de especialização, para actividades de maior valor acrescentado, com mais e melhores empregos.

Os níveis de educação e formação condicionam a possibilidade de difundir
formas de organização das empresas que promovam um trabalho mais qualificado, criativo, autónomo e responsável.

A principal actividade económica do nosso concelho e em especial a da freguesia de Armação de Pêra é a indústria do turismo, mas em coisas simples, como por exemplo o atendimento profissional ao cliente nos estabelecimentos do nosso concelho, a habilitação de competências é difícil de encontrar.

Estamos com uma taxa de desemprego elevada, esta ameaça poderia ser transformada numa oportunidade para educarmos e qualificarmos os recursos humanos do nosso concelho, aumentando as oportunidades para os desempregados, no futuro encontrarem um emprego mais qualificado e contribuirem mais capazmente para a sustentabilidade das empresas onde trabalham e a economia em geral.

Se tivéssemos no concelho lideranças preocupadas com o futuro e menos com o betão, podíamo-nos concentrar uma parte dos nossos recursos na educação e formação e transformarmo-nos num “concelho aprendente” organizando-nos na produção de competências específicas e com elas, afirmar vantagens competitivas específicas que nos conduzissem a mais e melhores empregos e ao reforço de uma identidade cultural própria.

Para isso necessitávamos de encontrar novas metodologias de planeamento educativo mais interactivas, flexíveis e participadas, envolvendo todos os actores relevantes para a procura e a oferta de conhecimento.

Não podemos deixar aqui de realçar a iniciativa da Associação Amigos de Armação um actor local, a qual com vontade e recursos escassos lançaram um projecto de alfabetização para adultos.

A resposta não passa só por melhorar os níveis de educação e formação, mas é necessário reelaborar o seu conteúdo, estabelecendo um nexo mais rico com a
inovação, nas suas diferentes formas: não só de processo, mas também de produto e serviço, não só tecnológica, mas também organizacional, social e cultural.

O que nos resta é sermos melhores e para sermos melhores necessitamos de melhor educação e de mais formação.

13 comentários:

Anónimo disse...

Consultores imobiliários - Armação de Pêra


Precisa-se Consultores imobiliários. Ordenado base + Comissões. Armação de Pêra.962 541 833 282 314 788

Um Jovem Armacenense disse...

Muito bem elaborado este texto.... Estou a acabar a minha formação em turismo e espero contribuir para que o atendimento e as relações comerciais em Armação de Pêra sejam melhoradas para que não se perca o nosso único trunfo, o turismo.

Anónimo disse...

Grande coisa essa da associação fazer "cursos" para analfabetos.
Até parece que antes de existir a associação o pessoal de Armação não tinha possibilidade de aprender a ler e a escrever.
Consta que são "tantos" os analfabetos que echem uma sala cheia de ar.
Tenham dó com iniciativas destas já foram...

Anónimo disse...

IEFP ABRE CURSO DE COSTURA EM SILVES, COM APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL
Inscrições estão a decorrer

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o apoio da Câmara Municipal de Silves (CMS), organiza um curso de costura, em Silves, que terá início em Abril. As inscrições estão abertas.
Este curso destina-se a desempregados, com mais de 18 anos e o 6º ano de escolaridade (no mínimo). No final, os alunos terão uma certificação profissional como Costureira(o) e ficarão com habilitação escolar equivalente ao 9º ano.

Para efectuar a inscrição são necessários os seguintes documentos: fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do Cartão de Contribuinte e Certificado de habilitações (mínimo 6º ano).

Para mais informações e para efectuar as inscrições, os interessados deverão contactar o Gabinete de Inserção profissional da CMS, através do e-mail gip@cm-silves.pt, ou o Centro de Emprego de Portimão, o Pólo de Formação de Silves ou qualquer Centro de Emprego ou de Formação. Poderão, ainda, fazer a inscrição por e-mail, usando o endereço cte.portimao@iefp.pt, indicando nome completo, Bilhete de Identidade e Telefone

Arménio Catatau disse...

O pessoal vai para Silves aprender a costurar fraccionamentos de despesa pública para fazer ajustes directos aos amigos...

Anónimo disse...

Pois é,politica de verdade no seu melhor!

Helena Souto disse...

INFORMAÇÃO PARA MÁS LINGUAS E PERSONALIDADES DESPROVIDAS DE INTELIGÊNCIA E HUMILDADE
A Associação Amigos de Armação não está a fazer cursos para analfabetos, nem para qualquer outro tipo de cidadão. A pessoa que faz o comentário acerca da questão da Alfabetização, ou desconhece o que se faz na Associação, ou é provocadora de poluição escrita, porque deve ter pouco com que se ocupar. Sempre lhe direi, que sendo a Associação um assunto demasiado sério para ser tratado por pessoas sem conteúdo como parece o anónimo, na Alfabetização faz-se um trabalho de responsabilidade, voluntário, onde se ajuda quem quer, e apenas, a ler , escrever e descobrir que a vida é bem mais atractiva quando isso acontece. Se já houve pessoas que o fizeram...ainda bem, mas é pena que tenha de se repetir, porque só mostra que os sucessivos governos não têm solução para esta questão que é séria, permitindo-se o anónimo falar dela com leviandade. Analfabeto não é só aquele que não sabe ler e escrever, pode ser também aquele que verbaliza sem saber do que fala, e você é uma dessas pessoas. Talvez convenha alfabetizar-se. Estamos cá para ajudar. Apareça e construa uma mente mais saudável. Não destrua o que é correcto. Promova o que ajuda . Ajude-se e verá que vive melhor.
Sobre a sala cheia de ar...não está, mas melhor cheia de ar do que de mentes vazias como a sua. Trate-se e ajude quem precisa de ser ajudado.
A Associação permite-se ser um elemento que contribui para ajudar o cidadão em várias facetas. Faça-se sócio e viva no mundo real.

Atentamente

Helena Souto

Tânia Oliveira disse...

Associe-se d. Helena Souto,estou pasmada com o seu discurso,concordo em absoluto, como é óbvio.
Obrigada.

Cristina Afonso disse...

Concordo com a Helena Souto. Bem visto. Sabe do que está a falar. Dá gosto ler. Sou da opinião de quem se diz chamar Tânia. Associe-se. Precisamos de sócios com essa garra.Precisamos de tos os sócios. Venham para a Saaociação Amigos de Armação e irão ver o que é trabalhar com gosto e vontade de colocar as gentes da vila a ter mais gosto por nela viver.Somos uma Associação espectacular. Nem sabem o gozo que temos em fazer todas as coisas a que nos propomos. Pena é que a Câmara não nos ajude mais. Vamos insistindo.`É como quem diz " Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura". Um dia vai ter que furar e perceber que queremos para Armação coisas bem mais audaciosas do que aquelas que nos permite ter. Senhora Presidente ajude a Asociação porque também se promove a si. Não nos dê com os pés.Dê-nos antes com ajudas vísiveis.

Cristina Afonso disse...

todos os sócios

Cristina Afonso disse...

Associação. Bolas. Estou nerbosita e por isso estou aqui a pôr bem o que pus mal. Asté la vista.

Anónimo disse...

Cristina Afonso
Pela forma como se despediu é um admirador secreto está visto,ou admiradora!
Obrigado pela atenção!
Eu não me chamo,chamam-me Tânia, é o meu nome.
Quanto ao teor da sua mensagem,fica claro para todos, que o seu objectivo não é dos mais dignos e pouco têm de benéfico para a Associação,que, por muito estranho que lhe pareça,têm a sua importância social.
Armacenense?
Não aposto.

Estimo as melhoras,até à próxima.
Tânia Oliveira

Helena Souto disse...

D. Tânia
Vamos lá ver isto.
Afinal acha que que serei bem vinda à Associação oiu não? Quero ser sócia. Dirijo-me a quem?

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve