O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ARMAÇÃO NO CORAÇÃO... E NA MEMÓRIA!

Numa época em que se admitem as limitações à nossa independência, como a ordem natural das coisas, quer as decorrentes das federações de estados (UE), quer as decorrentes da globalização aparentemente imparável, seria de meridiana prudência acautelar através da preservação física e viva da memória colectiva que o património erigido constitui, um contributo insubstituível para a definição da história daquele que foi um dia o território dos Portugueses.

Portugal no contexto europeu não tem, nem de longe nem de perto, um acervo de expressão extraordinária como é o caso de Itália ou França. Tem, no entanto, património erigido de grande qualidade histórica e artística, como tem outro de menor qualidade artística mas ainda assim de relevância histórica, todo ele de interesse para preservação, mas nem todo, infelizmente, preservado.

A relevância a que nos referimos, em património sem grande ou sequer qualquer conteúdo histórico, residirá na importância subjectiva que as populações lhe podem atribuir como repositório de memorias que entendem dever preservar.

Quanto a nós é razão suficiente para a preservação, desde que outros valores mais altos não se levantarem.
Vem tudo isto a propósito do facto de, nas últimas três décadas e meia, o património cultural e natural existente na freguesia de Armação de Pêra ter sido malbaratado ou destruído, em permanente metamorfose para o betão, em geral incaracterístico e de mau gosto.

O pouco que ainda resta encontra-se ameaçado de destruição, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas pela procura de vantagens económicas de curto prazo, para alguns particulares e para os cofres do município através das taxas arrecadadas.
Se se compreende o, muitas vezes, justo interesse dos proprietários em converter em mais valias alguns imóveis, os quais tantas vezes por motivos hereditários não são passíveis de uma utilização por parte de todos os interessados, ou sequer de reunir condições que permitam a sua manutenção, já não se compreende e, ou aceita que o município não tenha uma preocupação sistemática na preservação de certas traças em zonas mais características ou personalizadas da origem do burgo.

De facto hoje, um armacenense que queira mostrar aos seus descendentes o que era Armação de Pêra há um século atrás dificilmente encontrará ainda construído um edifício dessa época e só através de fotografias será possível dar nota da Armação de outras eras. Dessa, os vestígios encontram-se praticamente extintos.
Também será verdade que o valor do património existente não era suficiente para ser classificado, mas fazia parte da nossa identidade colectiva e permitia alicerçar uma identidade enquanto comunidade local.

No entanto um edifício representativo, devidamente preservado e utilizado publica ou privadamente, constitui habitualmente um decantador da memória comunitária, senão mesmo da sua história e representará sempre certamente um pólo de curiosidade, observação e apreço para o visitante. Naturalmente que numa terra (como aliás num pais) como a nossa cuja economia assenta essencialmente no turismo, todos estes factores ganham um peso muito maior.
Factores aqueles e estes, que nunca preocuparam ou influenciaram as diversas gestões da Câmara de Silves.

Neste particular, Isabel Soares não passa de uma continuadora de todos os colegas que a antecederam, não lhe podendo ser assacada maior responsabilidade.

Em qualquer dos casos, o que é facto é que a degradação e o desaparecimento de bens do património cultural e natural tem constituído um empobrecimento efectivo do património de todos nós, aconteceu e continua a acontecer serenamente em Armação de Pêra porquanto temos sido considerados por quem gere a Câmara Municipal de Silves, como uma mera vaca leiteira que tem que dar o leite custe o que custar e de preferência sem grandes encargos.

Sabendo como sabemos que é nesta consideração que somos tidos pelo poder “central” em Silves, cumpre-nos agir!
E, neste sentido, perante a extensão e a gravidade dos perigos que ameaçam o pouco património que resta, cumpre-nos, alertar a comunidade, para a necessidade da protecção dos poucos “marcos” que ainda existem em Armação...
A Rua Manuel de Arriaga que foi em tempos o arruamento principal da nossa Vila onde se localizavam as casas de comércio e os serviços que a serviam, tendo sido, ao longo do tempo, como outras, completamente descaracterizada, tem no entanto um ou outro edifício que seria de cautelar prudência, conservar e preservar, reabilitando-os e colocando-os ao serviço de todos.

É esse o desafio que tomamos a liberdade de deixar, aqui hoje, a quem for realmente amigo de Armação.
É certo que a Câmara de Silves e a Junta de Freguesia de Armação de Pêra poderiam (deveriam) adquirir estes edifícios (pelo seu justo valor de mercado e se nisso os respectivos proprietários tiverem interesse) cujo valor sentimental, histórico e estético é patente, contribuíndo desse modo para a salvaguarda da memória do que foi o povo de Armação e a sua origem, transportando-a fisicamente às gerações futuras.

Claro que, no caso dos respectivos proprietários nisso não tenham interesse, deveria a autarquia estabelecer um programa especifico de apoio à reabilitação plena dos edificios de interesse.

Em qualquer dos casos, a aquisição ou a dinamização do processo de apoio público à reabilitação, pensamos que deveriam ser processos liderados por uma associação de cidadãos, como é o caso da associação dos amigos de Armação, quem, fazendo juz ao seu nome e fins, legitimamente poderia dar forma e corpo a essa obra de amor a Armação de Pêra.

42 comentários:

Afonso Laires disse...

O prédio em questão bem poderia vir a ser a futura Casa da Cultura de Armação.

cabrita disse...

Concondo em absoluto

adelina capelo disse...

Como está na moda as nacionalizações a Câmara ou a Junta de freguesia nacionalizava a propriedade dos privados.
Ideia que não lembra a ninguém.

O Bandarra disse...

A D. Adelina Capacho é de uma elegância pura e cristalina. A voz da Dona?

Tânia Oliveira disse...

As ideias terão de ficar para quem tem capacidade de racciocinio.
A sede da Associação Dar de Vaia,por exemplo,é uma espécie de ocupação de património da C.M.S.,com a conivência das entidades responsáveis.
Não deixa de ser uma ocupação, de um espaço que está visivelmente negligenciado,vetado ao abandono.
Apesar de haver interesse de outra Associação no espaço,nem se coloca o assunto em discussão.

Como analisar esta situação?

As nacionalizações nunca foram uma moda,nem nunca irão ser.
Foram uma necessidade,continuam a ser.

A junta de freguesia de Armação de Pêra há muito tempo deveria ter instalações mais acessiveis,continua instalada em propriedade de um privado.
Com tantas obras, tantas cedências,com o espaço para a edificação das novas instalações, tambem abandonado aos ratos,como é possivel a vila ainda não ter as instalações para a junta de freguesia?

A questão que está, colocada não é de forma nenhuma,relativa a nacionalizações.

A conclusão é óbvia,Isabel Soares não está à altura do cargo que representa.

As obras mal feitas que deixa,com todos os problemas por resolver,numa terra que está visivelmente empobrecida ao nivel de instalações que permitam uma melhor qualidade de vida aos residentes da vila,não deixam dúvidas.

O futuro de Armação de Pêra está seriamente comprometido se não houver uma mudança no próximo acto eleitoral,esta é a realidade.

O voto é secreto.

Cumprimentos
Tânia Oliveira

J.J.J. disse...

É por via de todas as ineficiências que refere, às quais bem se pode juntar muita negligência, incompetência e falta de dimensão politica e civica para o desempenho dos cargos, que a iniciativa terá de partir da sociedade civil, mormente da associação dos amigos de armação.
Trata-se de fazer o levantamento dos eventuais custos (preço do imóvel para o que deverá ser contactado o proprietário, orçamento de obras e com estes elementos estabelecer-se o orçamento) e pôr mão à obra obtendo por subscrição pública o valor em questão, sem prejuizo de se solicitar o apoio da autarquia ou qualquer outra entidade regional ou nacional.
Dito assim pareçe pouco. Sabemos que é enorme a tarefa, mas é galvanizadora e poderá mudar alguma coisa em Armação e até no concelho.

A Isabel não tem dimensão para as necessidades, mas por isso mesmo não devemos esperar por um D. Sebastião que tarde ou nunca aparecerá e temos de por mãos à obra ou até por ordem nisto!

adelina capelo disse...

Que palavriado tão bonito!
E se o proprietário não quiser vender é obrigado à força, essa até tinha graça.

Corram com esta gente da Câmara disse...

Olhe façam como fizeram no campo desportivo, ofereçam-lhe mais um terreno de milhões.
Adelina está visto que a Sra. só tem qualidades de graxista e pouca argumentação para assuntos sérios.
Mal estaremos nós se este bando continuar na autarquia...

SAFA!!!

Zacarias disse...

Como diz a Tânia Oliveira, o voto é secreto, mas espero que nós, os armacenenses saibamos votar em consciência e acabar de vez com o reinado da Isabel Soares na Câmara e do Santiago na Junta de Freguesia! Já chega de brincarem aos políticos e destruírem Armação de Pêra com os seus interesses pessoais...

Kitoso disse...

A Isabel Soares colocou nos seus outdoors a sua cara fotogénica cheia de rugas com as palavras "Por Si"! Não se assustem, a Sr.ª enganou-se, pois ela quis dizer "POR MIM"! Durante os seus 12 anos no poder, foi sempre por ela... Sabiam que no campo das gaivotas vai nascer mais uma bela urbanização, com apartamentos prometidos para os que cederam o campo para as instalações desportivas que vão ser emprestadas aos Armacenenses?!? O melhor é descobrir quem é que vai ganhar com a construção dessa urbanização!

Armacenense de Gema disse...

Que saudades de alguns amigos ligados a essas casas!
O pior que há em gente do tipo Adelina Capelo e sua "dona" é a falta de memória e sensibilidade.
Uma pobreza!

Tânia Oliveira disse...

A ideia é mais que interessante,uma casa da cultura em Armação de Pêra,com um bom espaço para convivio entre as diferentes gerações,seria um passo em frente na história da vila.
O problema dos idosos da vila,que dependem da boa vontade dos comerciantes,para poderem conviver,estaria assim um pouco atenuado.

Concordo que seria um projecto ideal para a Associação Amigos de Armação.O problema,que é contornável,seria a colaboração das entidades responsáveis pelos destinos do concelho.

Há bem pouco tempo,foi invocado interesse público em relação ao apoio de praia.
O que todos consideramos uma traição em relação à população de Armação de Pêra,quem elegemos para defender os nossos interesses, permitiu a violação do património natural da vila.

Foi invocado interesse público para defender um particular.

Foi contratada uma firma de advogados,pagos a preço de ouro,pagos pelo contribuinte,por todos nós.

Com um pouco de boa vontade,sem fazer grande força,é óbvio o interesse público, em reabilitar os poucos edificios de interesse que nos restam.

No caso dos proprietários não terem essas intenções ou possibilidades,salvaguardando sempre o interesse dos mesmos,este é um bom exemplo do verdadeiro, INTERESSE PÚBLICO.

A conclusão é sempre a mesma,não temos quem defenda os interesses de Armação de Pêra.

Isabel Soares não está à altura do cargo que representa.

Cumprimentos
Tânia Oliveira

The Punisher disse...

Os cartazes da Isabel Soares são engraçados! Primeiro: as rugas da mulher saltam à vista, é para dar aquele ar ternurento da avózinha que cuida dos netinhos! Segundo, o lema do "Por si, Por Eles e Por Silves" é um copianço do paternalismo salazarento, em que o nosso querido ditador sacrificava-se por nós e cuidava do nosso Portugal, podíamos dormir descansados, porque ele assumia para si todos os problemas do governo do país, e Isabel Soares faz o mesmo, mas à escala do concelho! POR FAVOR, TIREM DESTE FILME, ISTO É DEMASIADAMENTE RIDÍCULO E GROTESCO!!! SE ELA GANHAR VOCÊS SÓ TEM O MAL QUE MERECEM...

The Punisher disse...

Os cartazes da Isabel Soares são engraçados! Primeiro: as rugas da mulher saltam à vista, é para dar aquele ar ternurento da avózinha que cuida dos netinhos! Segundo, o lema do "Por si, Por Eles e Por Silves" é um copianço do paternalismo salazarento, em que o nosso querido ditador sacrificava-se por nós e cuidava do nosso Portugal, podíamos dormir descansados, porque ele assumia para si todos os problemas do governo do país, e Isabel Soares faz o mesmo, mas à escala do concelho! POR FAVOR, TIREM DESTE FILME, ISTO É DEMASIADAMENTE RIDÍCULO E GROTESCO!!! SE ELA GANHAR VOCÊS SÓ TEM O MAL QUE MERECEM...

Be smart disse...

Ponto de viragem urgente está na nossa mão, o voto mais util é na Lisete Romão

Barrak Abana disse...

Ó Be Smart, já que escreves em prosa aquí vai outra:
Se votares Lisete Romão, dás um tropeção.
Se tiveres calma, votas Rosa Palma.
E que tal???

Be smart disse...

Essa também não é má tenho é algum receio de dividir os votos...

Se IS ganhar é sinal de que andam mesmo muitos tachos por aí.
Apesar de em Armação ter havido alguma obra, considero como aqui já foi dito , que algumas delas foram um autêntico desperdicio dos dinheiros públicos.

O que pouca gente sabe e ainda não terminou é o caso Viga D'Ouro e outros que nem sonhamos!

Agora aparece mais um Deus que é o nº 2 do Santiago, filho do Deus nº 1 que é o doido do Rogério, haja paciência, o rapaz até está bem onde está, recebe ordenadito da Câmara (onde entra sem concurso)e do nosso clube (que dá algum jeito pois a câmara paga a horas, ao contrario de a muitas empresas que estão com grandes dificuldades)e agora ainda quer a Junta.

Parece como se diz na rua, um burro ou um Caga****, desde que vá pelo PSD, em Armação de Pêra ganha.

Será que preferem um Presidente que nos defenda os interesses e que para alguns assuntos tudo sabe, para outros finge não saber.
Ou querem continuar a coçar na cabeça?

Marat disse...

Livrem-nos do Santiago e das suas sanguessugas! Oiçam lá, o irmão do Santiago não é empreiteiro??? Ora, bem, é como dizem os Homens da Luta, junta-se parte do trio dourado, os bimbos dos empreiteiros, os corruptos da politica, só faltam os agiotas da banca! Mas um desses marca presença na lista da Soares! É O DESGOVERNO TOTAL...

Anónimo disse...

Todos falam, tudo se agita... votem em Carlos Cabrita!
(Também não está mal...)

Jaime Costa

Anónimo disse...

Votar á esquerda é votar em Rosa Palma é a pessoa que realmente tem a capacidade de fazer a rotura com a política de direita.

Zé da Praia disse...

Quando é que perceberão que, no caso, não se trata de uma questão de esquerda ou direita, mas de competência ou incompetência?
Querem alguém mais parecido, na prática, com o Sócrates do que a Isabel Soares? E, no entanto, um diz-se de esquerda e a outra de direita.
Ambos carregam o que de pior existe na política (para não referir noutros aspectos). Como é possível haver quem, com dois dedos de testa, defenda o voto nessa gente, que já deu mostras mais do que suficientes da sua vocção para vendedora de banha da cobra?

Anónimo disse...

Onde está a competência?
No partido de Carlos Cabrita que quer taxar os telemóveis como o Salazar taxava os isqueiros?
No partido da Liste Romão donde já não se pode esperar nada?
No PIS que levou Silves à falência?

Toninho disse...

Penso eu que no caso da autarquias e juntas de freguesia, não se pode olhar a partidos.
No caso de IS, o que está em causa é mesmo tirar de lá quem nos deu muito pouco e nos trouxe muitos problemas, por isso penso que quem está mais próximo de lá chegar é mesmo a Dra. Lisete Romão, analisando pelas eleições anteriores e é possível isso acontecer!
No caso da Junta de Armação então nem se fala, é preciso pensar que o nosso Presidente da Junta é o representante dos Armacenenses é quem faz ouvir a nossa voz!
Ora se o homem adormece em reuniões anda por aí a coçar na cabeça, será que nós queremos continuar com este tipo de representante? Eu pelo menos não quero!
Nós podemos até ser insignificantes para Silves em termos de votos, mas que deveriamos não votar em IS, que continua a hipotecar o Futuro de Armação, deveriamos, já chega do gozo!
Quando se chega a Silves ainda se encontra na Ponte a publicidade do concerto "Amália", em Armação não estava publicidade nenhuma...
Comentando agora o que interessa, que é a chamada de atenção deste cidadão (ã) bem atento, gostaria de saber se os amigos de Armação estarão á altura deste desafio lançado?
Mas em virtude de estarem em choque directo com a CM Silves, não me parece provável que se IS, continuar á frente dos destinos do concelho estes "justiceiros" tenham alguma sorte....
No entanto espero que não desistam à primeira contrariedade, pois Armação há muito necessitava de uma Associação.

adelina capelo disse...

Manuela Ferreira Leite como a nossa presidente a Dr.ª Isabel Soares defendem os interesses de POrtugal.


Não há estrangeiros que me venham amedrontar. Nós somos autónomos», sublinhou a líder do PSD depois de esta segunda-feira o presidente do governo da Estremadura ter-se mostrado preocupado com a intenção de suspender a construção do TGV, caso seja eleita.

Corre Costas disse...

Esses estrangeiros que a não vêm amedrontar, sua valentona isolacionista, são do mesmo país a quem a Dr Manuela Ferreira Leite, serviu com tanto desvêlo, nas funções de Administradora do Banco Santander Totta. Dizem as bacoradas cá para fora e nem reparam nos telhados de vidro que têm, Quando assinou os contratos do TGV com os espanhóis, esses já eram bons!!!! porque eram dirigidos pelo Sr Aznar!!!! parceiro do DR Dias Loureiro, do tal banco que entalou milhares de portugueses e muitos trabalhadores da Alicoop, que foram obrigados aos tais avales para manterem os postos de trabalho, pelo Sr irmão da Sra Isabel Soares. É o BPN, lembram~se?. É TUDO FARINHA DO MESMO SACO !!!! Vigaristas, trafulhas e mentirosos.

Cebolinha disse...

Gostei de ler o PEDS da Soares, gastar dinheiros públicos para meter lá umas barbaridades, que daqui a um ano já ninguém se lembra! Mais a sua revista mensal, de propaganda do culto da Senhora, pago por todos nós... É um espectáculo! O melhor para o fim: A pedonalização vai voltar ao ponto zero, esqueceram-se de fazer escoamentos... Vai mais dinheiro para o bolso de uns quantos! E, depois disse a senhora Soares no seu discurso de candidatura que é eximia a gerir rigorosamente dinheiros públicos! Claro, o caso Viga D´Ouro e o da PLMJ são exemplos disso mesmo!

Resumindo e concluindo, mais depressa se apanha um mentiroso ou uma mentirosa do que um coxo!

Abantino Mosqueira disse...

É por causa dessas tangas e do estado de degradação e de gheto a que chegou Armação de Pêra, que não voto nessa Senhora Soares! 12 anos no poder para destruir e gozar com os armacenenses, basta!

Vai-te embora ó melga disse...

O primeiro desgosto da Adelina vai ser a Manuela e resto virá a seguir.

bimbo disse...

Consultei as listas dos candidatos da CDU ao concelho de Silves tanto para a Câmara Municipal como para a Assembleia Municipal e verifico que o único candidato que é de Armação é o Joaquim Luís e mesmo assim está em décimo terceiro lugar para a lista da Câmara Municipal.

Quer isto dizer que Armação de Pêra foi esquecida pela CDU, não podem por isso os armacenenses contar com a CDU.

Sempre esquecidos pela Isabel Soares e agora pela CDU só nos resta mesmo o BE ou o PS.

adelina capelo disse...

Tirem o cavalinho da chuva o povo de Armação não troca o voto na DR.ª Isabel Soares por qualquer outro.
Nós sabemos bem quem tem feito obra e quem só promete ilusões.

Anónimo disse...

A notícia vem hoje no jornal "Público", depois de 40 anos de militância Domingos Lopes bateu com a porta e demitiu-se do PCP com fortes críticas à direcção comunista.
Nunca é tarde para aprender, benvindo ao mundo livre!

Anónimo disse...

.. e quem as faz só quando chega ano de eleições. Hum, estranho.

sempre comunista disse...

O estranho não é a tomada de posição nesta altura.
Estranho é o “PCP” considerar como exemplos a seguir os “comunistas” da Coreia do Norte e da China.

Karl Mart disse...

comunistas bons são comunistas mortos!

Anónimo disse...

Deixem os comunistas em paz eles já pouco contam em termos eleitorais.
O objectivo é a derrota da Isabel Soares que só tem feito asneiras.

Anónimo disse...

Não percebo o porquê de pouco contarem em termos eleitorais... estas eleições vou votar Isabel Soares, mas olhem que a lista da CDU tem pessoas bastante válidas, que se continuarem a trabalhar nas próximas eleições vão ser uma excelente hipótese.

Tânia Oliveira disse...

Isabel Soares está na C.M.S. há 12 anos,o concelho de silves ficou para trás.
Ao olharmos os conselhos vizinhos este atraso toma contornos escandalosos.

Diz Isabel soares,na carta de candidatura,
"sinto que é indispensável estar ao serviço das populações"
"há 12 anos que trabalho para preparar silves para o século XXI "

Onde encaixa a "RESOLUÇÃO FUNDAMENTADA", na forma de Isabel Soares estar ao serviço das populações?

De que forma está Isabel Soares ao serviço das populações se Armação de Pêra, que sustenta o concelho de Silves,não tem um único jardim,uma biblioteca,casas de banho públicas,nada em termos de serviços públicos, para servir as populações?

Os utentes da praia de armação de Pêra ,não tem um duche público,´não tem baldes do lixo suficientes,não tem acessos,não tem sinalização no rio que recebe esgotos.

Que estranha forma de estar próxima das populações.

Armação de Pêra já deveria estar preparada para o século XXI.

Isabel Soares teve as condições que mais nenhum presidente teve.
Os fundos comunitários foram uma mais valia para os autarcas no sentido de melhorar as infra-estruturas nos seus concelhos.

O concelho de Silves não teve representante à altura do desafio,ficamos para trás.

Votar Isabel Soares é negar uma chance de futuro para o concelho de Silves.

O voto é secreto.

Cumprimentos
Tânia Oliveira

Anónimo disse...

Bem... duches e w.c públicos Armação tem em toda a sua extensão. Pois embora possam pensar o contrário, os apoios de praia têm que prestar esse serviço. Embora "vocês" não estejam a deixar um avançar existem mais, agora se não cumprem a lei isso eu não sei, porque quando aí estou na praia a minha casa é perto e vou mesmo a casa.
Já agora parabéns porque a vila está a ficar mesmo muito bonita.

Tânia Oliveira disse...

Como já vem sendo habitual, está mal informado sobre a situação real da praia de Armação de Pêra.
Não existem duches públicos na praia da vila,os apoios que já existem estão entregues a particulares,se tem de prestar esse serviço, não o estão a fazer.
No entanto defendo a posição de que esse serviço deveria ser público e não entregue a privados.

Em relação ao "apoio de praia" na praia dos pescadores,devo informá-lo que a única coisa que actualmente está a impedir o seu pleno funcionamento,é o próximo acto eleitoral.

Isabel Soares invocou interesse público em prejuizo do património natural da nossa vila.Assim sendo, o particular pode, quando quiser abrir o estabelecimento comercial que tão descaradamente ocupou tão nobre zona da praia de Armação de Pêra.

Como vê tudo não passa de sentido de oportunidade,agora não é o momento certo para abrir o "maldito apoio".

Isabel Soares não iria permitir a inauguração antes das eleições ,nem o particular iria fazer tamanha desfeita à actual presidente,que tão inexplicávelmente defendeu a violação do património natural de Armação de Pêra.

Esta é a real situação,todo o resto não passam de devaneios.

Isabel Soares,embora muitos possam pensar o contrário,com o dinheiro do contribuinte,contratou uma firma de advogados, para defender um particular que resolveu abrir um restaurante na zona mais nobre da praia de Armação de Pêra.

Bonita, em Armação de Pêra ,só mesmo a praia.
A lei,passa ao lado de quem tem dinheiro.

Esclarecido?

Cumprimentos
Tânia Oliveira

Anónimo disse...

Sra. Tânia, vejo que levou isto como um ataque pessoal, mas longe de mim tal pensamento.

"Como já vem sendo habitual" não é para mim de certo, uma vez que é a primeira vez que "intervenho".

Quanto à falta de informação, pela sua resposta, e espero que não me leve a mal, parece-me que é da sua parte, ou pelo menos quer fazê-lo querer, ou talvés acredite mesmo no que diz...

Se a sra. não acha que a sua vila esteja a ficar bonita, eu acho e permita-me que expresse a minha opinião assim, como aceito a sua.

Tânia Oliveira disse...

O que digo é a realidade,que conheço bem, em relação ao "apoio de praia", só não avança porque vão haver as eleições.

Não se trata de acreditar ou não,a "RESOLUÇÃO FUNDAMENTADA " 2,existe,foi Isabel Soares quem a enviou para o juiz,está invocado interesse público na abertura da barraca,o sr. sabe que ao ser invocado interesse público deixam de existir obstáculos à abertura?

O sr. interpretou a minha intervenção com alguma maldade,não sou eu que estou a ser atacada,é a praia de Armação de Pêra.

Tenho alguma dificuldade em aceitar a perspectiva de Armação de Pêra estar mais bonita,tem razão.
Não porque desrespeite a sua opinião ,mas porque me confronto diáriamente com as limitações que esta obra "megalómana",deixa a todos que estão afectos à mesma.

Como sempre não foram levados em consideração os interesses da população,dai não conseguir apreciar a beleza, para o sr. tão evidente.
Continuamos sem trabalho no inverno, sem espaços públicos de qualidade que valorizem a vila e agravou irremediávelmente o problema do estacionamento.

Todo o agravar das condições para quem vive em Armação de Pêra assim como para quem elege a vila como destino de férias,me leva a considerar esta obra mais um devaneio de Isabel Soares.

Eu não quero acreditar,mas infelizmente a realidade é esta.
Tinhamos outras prioridades.

Cumprimentos
Tânia Oliveira

Anónimo disse...

Sra. Tânia,

Para um estabelecimento comercial abrir é preciso mais do que uma resolução fundamentada que desbloquei o acto anterior. Tenho sérias dúvidas de que o proprietário se queira prejudicar por causa de uma mera especulação política. Digo isto porque tive oportunidade de conhecê-lo assim como tive oportunidade de conhecer (falar) com membros da associação de amigos de Armação de Pera. Desculpem-me mas sou mesmo assim, uma pessoa que busco e rebusco quando algo me desperta interesse.

Não tenho nada contra a associação e julgo que até tem algumas ideias interessantes, assim como não tenho nada contra o apoio de praia. Aliás este só veio à conversa por causa do assunto dos balneários.

Na minha opinião, esta obra transformou Armação de Pêra num espaço muito mais agradável para as escapadelas de fim de semana, principalmente para as pessoas que possuem a sua casa de férias em Armação de Pera. Hoje sei que posso levar a minha bicicleta, fazer o meu jogging e até ler um bom livro na avenida, que não vou estar constantemente a ser incomodado pelos escapes e businas.

Se existem ainda muitas coisas a fazer... existem, mas esse problema irá sempre existir porque faz parte da nossa condição humana nunca estarmos satisfeitos, e ainda bem que assim o é.

Por mim, no que respeita a este assunto, fico-me por aqui, pois julgo que já consegui expôr o meu ponto de vista e não quero correr o risco de ser desagradável ou levar aqui no agora respondo eu agora responde você.

Com os meus melhores cumprimentos

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve