O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dia Nacional da Água


Comemora-se no dia 1 de Outubro o Dia Nacional da Água que foi instituído por despacho do Primeiro-Ministro a 9 de Fevereiro de 1983. A data pretende reconhecer a importância deste recurso a nível nacional e sensibilizar a sociedade portuguesa para a necessidade de o preservar através de comportamentos e hábitos quotidianos responsáveis.

A água é um bem essencial que se tem vindo a tornar mais escasso, o que se intensificará com as Alterações Climáticas. Alterações dos padrões de precipitação e desertificação são alguns dos fenómenos que já têm grande expressão em certas partes do mundo, condicionando a vida de muitos milhões de pessoas.

Embora o direito à água potável seja considerado um direito universal, infelizmente o acesso a este recurso vital não é generalizado, calculando-se cerca de 6000 pessoas morram todos os dias por falta de água potável.



Infelizmente o panorama do Concelho de Silves relativamente a percentagem de população servida por sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais deixa muito a desejar como se pode observar através dos gráficos (Fonte INE).


Análises em falta e em incumprimento ao valor paramétrico
Proporção da água de abastecimento distribuída que apresenta níveis recomendados pela legislação nacional e comunitária para esta utilização. O incumprimento das normas de qualidade da água de abastecimento tem implicações de carácter social e económico, colocando sérios riscos para a saúde pública


População servida por sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais
População residente que é servida por sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais. Os sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais possibilitam a redução da poluição dos meios hídricos e asseguraram a protecção da saúde pública


População servida por sistemas de abastecimento de água
População residente que é servida por sistemas de abastecimento de água. O abastecimento de água potável em quantidade e qualidade adequada é essencial para garantir a qualidade de vida das populações

Cabe-nos perguntar o que andou a fazer a Dr.ª Isabel Soares nos últimos 12 anos.

5 comentários:

Anónimo disse...

A Dr.ª Isabel Soares faz uma campanha esclarecendo os munícipes enquanto as outras candidaturas é só bota abaixo.
Não esperem BE e PS ter uma votação de jeito em Armação de Pêra.

Anónimo disse...

Pai esfaqueia filho após discussão
Um homem esfaqueou ontem à tarde o filho, ferindo-o com gravidade, no sítio da Bernarda, em São Bartolomeu de Messines. Segundo o CM apurou, a tentativa de homicídio ocorreu pelas 16h00, no decurso de uma discussão entre ambos, ocorrida na casa da família.


O pai, José Manuel B., de cerca de 65 anos, negociante de cortiça, pegou numa faca de grandes dimensões e atingiu o filho, Rui Sousa, de 45 anos, empresário da restauração (é dono do restaurante Gralha, em Vale Fuzeiros, Silves), com um golpe profundo no abdómen. Após atingir o filho, o homem entregou-se no posto da GNR.

Rui Sousa foi assistido no local pela equipa do INEM e transportado, consciente, pelos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines para o Hospital de Portimão. Fonte do CHBA esclareceu que a vítima deu entrada naquela unidade hospitalar "cerca das 17h00", tendo sido de imediato conduzida ao Serviço de Reanimação. À hora de fecho desta edição o empresário da restauração estava ainda a ser submetido a uma intervenção cirúrgica. O caso foi entretanto entregue à Polícia Judiciária.

mariana disse...

É verdade a única campanha que está na rua é a campanha da dR.ª Isabel Soares

Tiago disse...

Porque será?
Muito empenhada na campanha.
Parece pouco confiante na vitória,os ladrões já perceberam que as coisas vão mudar.
A campanha do muito empenho e pouco desempenho,vergonhoso!

PSD com as calças na mão.
Tou a gostar de ver.

Corre Costas disse...

Oh Mariana!!!!
Não confundas a nunvem com Juno!!!!
O que está na rua é o regabofe feito com o dinheiro dos contribuintes e os miseráveis dependentes procurando não perder as migalhas que caem no chão; atravez de compadrios, empregos, promessas de bons negócios e mais e mais corrupção!!!! Os salteadores do erário público destribuem ao desbarato na compra de votos, prebendas, consciências e toda a indignidade que o dinheiro sujo pode comprar.
A isto não chame campanha!!! chamo-lhe antes cortejo de oferendas e corrupção. A verdadeira campanha é feita no debate de ideias, constatação real das promessas sempre adiadas e não cumpridas e sobretudo no estado de falência total a que o nosso Municipio chegou, conduzido pelas mãos "manhosas e ardilosas" da Sra Isabel Soares. Infelizmente, tal como a Alicoop, dirigida pelo seu insigne irmão, dupla maravilhosa que se têm especializado na delepidação dos valores públicos e na utilização das precariedades dos trabalhadores e idosos como objectos para atingir a suas ambições pessoais.

As pessoas estão atentas!!!!
Já perceberam que não é com este tipo de gentalha que se constroi alguma coisa de sólido, com dignidade, transparência, honradez e ao serviço das comunidades deste delapidado Concelho.
Dia 11 vão ter a resposta!!!!
O Voto é o poder do povo.
Por mais jantares, passeios, empregos prometidos que lhes façam, no fundo o que sempre fizeram!!!!! Com o nosso dinheiro.

CHEGA DE CORRUPÇÃO!!!!!
VÃO ENGANAR OUTROS!!!! SE JÁ COMEÇARAM A TRANSFERIR O BENS PARA O BRASIL, IDE PARA LÁ TAMBÉM E COM URGÊNCIA.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve