O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 27 de setembro de 2009

Armação de Pêra em Debate


Debate público com os candidatos à Junta de Freguesia de Armação de Pêra

Na próxima segunda-feira dia 28 de Setembro pelas 21 horas, debate com os candidatos à Junta de Freguesia de Armação de Pêra na sede do Clube Futebol os «Armacenenses» promovido pela rádio Algarve FM.

3 comentários:

Anónimo disse...

Inaugurado novo equipamento na Cumeada

Silves inaugurou o Pólo de Educação ao longo da Vida da Cumeada e celebrou mais um aniversário do Pólo de S. B. Messines.

Foi uma pequena festa, onde estiveram presentes todos os utentes, na companhia da Presidente da CMS, Isabel Soares e o Vice-Presidente, Rogério Pinto. Este equipamento integra uma rede de seis Pólos, situados em locais distintos: S. B. Messines, S. Marcos da Serra, Silves, Tunes, Cumeada (que abre agora) e Fontes da Matosa, que foi o primeiro a ser inaugurado, aquando do inicio deste projecto, em Novembro de 2001.
Os cerca de 120 utentes destes espaços recebem apoio de uma técnica da Autarquia, que trabalha exclusivamente no acompanhamento de todas as acções promovidas por estes Pólos. Na verdade, ali têm lugar ciclos de leitura, sessões de informação com diferentes convidados e sobre temáticas distintas (saúde, alimentação, história, entre muitos outros temas), dinâmicas de grupo, formações em informática, para além de se promoverem passeios e visitas de estudo. Está-se, igualmente, nesta altura, a efectuar a recolha do património oral, dado que na sua maioria, os utentes destes Pólos são pessoas idosas, com grandes conhecimentos das tradições locais, que serão, deste modo, recolhidas e preservadas.
Este projecto tem, todavia, uma abrangência maior: pretende que estes locais possam funcionar como verdadeiros centros comunitários, pontos de encontro de todos os elementos e faixas etárias das localidades onde estão a funcionar, pelo que também são promovidos, habitualmente, encontros inter-geracionais, de modo a motivar não apenas os idosos, mas todos os cidadãos, a utilizarem estas instalações e serviços, para ocupação dos seus tempos livres e melhoria da sua formação.

Anónimo disse...

Foi um debate bastante esclarecedor, em que esteve mais do que evidente que Armação de Pêra tem dois candidatos possíveis, FS (Fernando Santiago) e LR (Luis Ricardo) é de salutar a candidatura do BE (Amadeu) e CDU (Patricia).
No entanto na minha modesta opinião a luta se é que haverá, será entre os dois primeiros!

FS confia que o povo lhe passará outra vez a mão por cima. Vive na sombra da presidente, no entanto não apresentou argumentos válidos para que isso aconteça!
Quando foi confrontado com a GAFFE de não se ter oposto ao polémico apoio de praia, camuflou e mais uma vez tentou também colocar culpas na oposição (sobre este assunto direi que quem tem maioria manda, até porque este assunto "apoio de praia" foi mandado suspender em Assembleia de Câmara, no entanto e como o PSD tem maioria na Câmara, prosseguiu)
Todos sabem quem esteve ao lado da população e também quem os acusa e ameaça com pedidos de indemnização. Esses que deveriam eles próprios defender os interesses da nossa terra.
Não nos cafés, mas sim nos locais próprios e com oficíos decentes!!!



LR por sua vez mostrou que tem conhecimentos sobre a realidade de Armação, poderia no entanto ter "esmiuçado" mais a questão das concessões, para que ficassemos mais esclarecidos. Falou de cultura e espaços para uma biblioteca, etc.

Não poderia a nossa Junta ter utilizado o espaço do casino ao invés de o ceder ou permitir que fosse cedido a outros?

Ficou claro que na questão do lixo o nosso Presidente não sabe como resolver e que nem aceita as sugestões que apelida de demogógicas que LR apresentou.

Os Armacenenses poderam observar a postura e o nível de cada um dos intervenientes e a meu ver ser representado, por um moço de recados porreiro e que se dá com todos e que deixa andar, não se coaduna, com a envergadura de uma Junta como a de Armação de Pêra.

A mim não me deixa outra escolha, quero ser representado por alguém mais coerente, por isso votarei LR, ou seja, PS.

No caso da CMSilves manterei o voto PS LISETE ROMÃO.

Pois não posso admitir que uma Presidente esteja contra a própria população (Resolução Fundamentada) e que apesar de terem sido feitas obras aqui na nossa Vila, não deixo de salientar que os milhões de receitas dariam para muito mais, há falta de organização e muito dinheiro público desperdiçado...

Para além de que como professora, mandar fazer uma escola que logo no 1º ano não tem capacidade para albergar a comunidade escolar, é uma situação vergonhosa!

Quero dar uma força grande á Dra. Lisete Romão, que também esteve presente na assiatência e merece a oportunidade de ser a PROXIMA PRESIDENTE DA CÂMARA!


Bem hajam e votem bem!

Por razões de asfixia democrática que sinto não me irei identificar!!!

Tiago disse...

Considerei o debate pouco esclarecedor,notória foi a descontração com que os candidatos PS e PSD responderam às questões que lhes foram colocadas.
Os candidatos CDU e BE revelaram-se pouco á vontade,estão agora a começar.
Gostaria de ter visto aprofundado o problema dos estacionamentos,do desemprego,que afecta grande maioria dos Armacenenses durante longos periodos de tempo.
Não abordaram também a questão do protocolo recentemente assinado entre a CMS e o clube da vila,que ainda não foi tornado público(?).
Muito ficou por dizer nenhum dos presenres soube ir ao fundo das questões,em Armação de Pêra está tudo por fazer.
Por continuar tudo por fazer,considerar o sr. Fernando Santiago um candidato é um erro,já todos sabemos o que vale.
Os candidatos são três,Luis,Amadeu e Patricia.

Aos três candidatos á junta de freguesia de Armação de Pêra desejo uma boa campanha, aos eleitores atenção,analisem os programas votem em consciência,contribuam para o futuro da nossa vila.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve