O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

TRISTE SINA A DE ARMAÇÃO, COM ESTA ADMINISTRAÇÃO!


PROMESSA PÚBLICA: DAMOS UM DOCE A QUEM ENCONTRAR ARMAÇÃO DE PÊRA no elenco da totalidade das praias algarvias que este ano vão ter a Bandeira Azul, as quais são, por concelho, as seguintes:

Aljezur: Odeceixe-Mar, Monte Clérigo e Arrifana;
Lagos: Luz, D. Ana e Meia Praia;
Portimão: Alvor, Três Castelos, Alvor Nascente, e Rocha;
Lagoa: Caneiros, Vale de Centeanes e Sr.ª da Rocha;
Albufeira: Galé - Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, São Rafael, Stª Eulália, Oura, Oura Leste, Aveiros, Maria Luísa, Olhos d’Água, Falésia Alfamar, Rocha Baixinha Oeste, Rocha Baixinha Leste, Falésia e Belharucas;
Loulé: Garrão Nascente, Vilamoura, Quarteira, Vale de Lobo, Garrão Poente, Ancão e Quinta do Lago;
Faro: Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar e Culatra-Mar;
Olhão: Armona Mar;
Tavira: Barril, Ilha de Tavira - Mar, Cabanas -Mar e Terra Estreita;
V. R. de St. António: Manta Rota, Monte Gordo, Lota e Santo António.

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.
Portugal é um dos países que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, resultado do investimento realizado pelo governo e autarquias na manutenção e melhoria das condições das praias.

Em 1987 apenas setenta e uma praias portuguesas ostentavam a bandeira azul, em 2004 cerca de cento e sessenta e cinco praias foram galardoadas com a bandeira azul, e em 2009 um total de 226 zonas balneares, um número recorde em Portugal, o qual corresponde a cerca de metade das praias oficialmente classificadas.
O fim das obras associadas aos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), a melhoria das infra-estruturas de saneamento e a aplicação da directiva comunitária sobre a qualidade das águas balneares foram outros factores decisivos para o aumento de 20% do número de bandeiras atribuídas, salientou José Archer.

Este ano vão hastear a bandeira 20 novas praias, destacando-se igualmente a reentrada de 25 zonas balneares e a saída de 15, distribuídas por 68 municípios. Actualmente, Portugal é o segundo país com mais Bandeiras Azuis atribuídas, num conjunto de 47, ficando apenas atrás da Irlanda.

"Comparativamente aos outros países do Sul, como a Espanha, Itália e Grécia, Portugal está muito mais à frente", sublinhou José Archer, justificando que parte do sucesso se deve ao facto de a costa ser banhada pelo Oceano Atlântico, cuja constante renovação oferece mais garantias da qualidade.

A melhoria do tratamento de esgotos tem tido também influência no aumento da qualidade, o que se reflecte no maior número de praias galardoadas perto dos grandes centros urbanos, "o que seria impensável há uns anos".

ISABEL SOARES e o concelho de Silves, não só não fazem parte, aquela, do lote dos autarcas que zelam pelas suas praias em reconhecimento dos imperativos de natureza ambiental, este, dos concelhos que entendem a importância para as suas receitas da atribuição daquele galardão para a dinamização das suas economias locais.

Há nesta distinção, pela negativa, uma só vantagem: A evidência sobre a qualidade da administração que gere o concelho!
Uma autarca e uma autarquia assim também merecem um galardão, pelo menos tão popular como aquela bandeira: As orelhas de burro!

8 comentários:

Anónimo disse...

Recordista do atraso
Silves era o município algarvio que, em finais de 2008, mais tempo demorava para pagar aos fornecedores, ultrapassando um ano. Nos lugares seguintes surgiam as autarquias de Monchique, Portimão e Faro, com mais de uma centena de dias. Alcoutim e Albufeira eram as melhores pagadoras.


De acordo com dados da Direcção-geral das Autarquias Locais, a Câmara de Silves registava um prazo médio de pagamento de 424 dias, em 31 de Dezembro de 2008. A situação agravara-se em relação a 2007, altura em que demorava 347 dias a satisfazer os compromissos.

Isabel Soares, presidente da edilidade, afirma que os atrasos estão em vias de solução: 'Efectuámos um empréstimo de 15 milhões de euros, ao abrigo do programa ‘Pagar a Tempo e Horas’, que permitirá liquidar todas as dívidas'. O dinheiro deve chegar 'ainda este mês'.

Em finais do ano passado, Monchique demorava 138 dias a pagar, mais do dobro do prazo registado no ano anterior. Portimão tinha um prazo médio de 111 dias (aumentou 10 dias no espaço de um ano) e Faro de 108 dias (menos 33 dias do que 2007).

Pela positiva destaque para Alcoutim e Albufeira, que pagavam em seis dias. 'É a confirmação da boa gestão da autarquia', afirma Desidério Silva, presidente da edilidade albufeirense. Na lista dos bons pagadores realce ainda para os municípios de São Brás de Alportel (7 dias), Vila do Bispo (9) e Lagos (11).

O Bandarra disse...

Com orelhas de burro mas À janela para todos verem o que ali vai. E até às eleições...para o povo não se enganar.

Anónimo disse...

Enquanto Armação integrar o Concelho de Silves só servimos para pagar impostos

Avelino disse...

Essa gaja a única coisa que soube fazer na Câmara foi taxar o IMI pelo máximo.
Temos que a correr de uma vez por todas. Já chega de arrogância e imcompetência!
Sempre votei PSD, mas desta vez vou mandar a gaja às urtigas.

Anónimo disse...

O Paulo Vieira sempre avança para candidato a presidente da Junta?

Anónimo disse...

Faltava ser construído o apoio da praia dos pescadores para podermos ter bandeira azul.

No próximo ano temos bandeira azul de certeza

Armacenense de Gema disse...

Este Anónimo das 21H16m deve estar a brincar ou então não sabe o que diz.

Anónimo disse...

Beraneante do puorto que passa férias na mouraria de A. Pera!

Se bocêses querem uma bandeira azul, peçam uma ao FCP, ou ao Bimbo da Costa, carago!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve