O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 9 de maio de 2009

Armação das Lixeiras curtas

As obras de requalificação vão avançando sendo possível adivinhar que algumas coisas não vão mudar...

É possível constatar que alguns depósitos de lixo não vão mudar, nem na localização, nem na sua capacidade.

É verdade! Apesar de se terem revelado, há muito, desadequados às necessidades, depois deste investimento, para a dimensão do investimento público em Armação, verdadeiramente gigantesco, as lixeiras principais, vão ficar na mesma...como a lesma!

A exiguidade das suas capacidades conduz ao depósito dos lixos por parte da população, em torno dos equipamentos, compondo lenta e paulatinamente uma verdadeira lixeira em cada um dos ecopontos.

Para além da exalação de odores nauseabundos, tal cenário obriga os utentes mais conscienciosos a enorme ginástica para continuarem a proceder á desejável e necessária separação de lixos. Os utentes menos conscientes, mais apressados ou conformados, limitam-se a lançar o seu lixo para o esterco, sobrepondo-se o mesmo, camada em cima de camada.Movimentam-se no meio da lixeira como se de “homeless” se tratassem! Deprimente cenário em qualquer circunstância. Numa Vila que paga impostos como se se tratasse da Quinta do Lago, uma zona de luxo, o caso muda de figura, pois não só continua deprimente como é tão violento quanto injusto e impróprio de um Estado de direito dos cidadãos, como o entendemos e de uma administração de cidadãos, eleita democraticamente por cidadãos.

Higiene pública, separação de lixos e estética são valores do século XXI e são completamente vilipendiados neste concelho no século XXI.

O que tem Silves para recolher de Armação sabemos nós bem! Mas o que tem Silves para dar a Armação?

O que Isabel Soares tem a retirar de Armação sabemos nós bem! Mas o que tem Isabel Soares para dar a Armação?

Que exemplo tem esta administração para dar aos cidadãos, nestes tempos conturbados que caminham para uma mudança de paradigma?

Mais do mesmo!
Pense nisto!

17 comentários:

camacho disse...

Fernando

Põe a mão na consciência.

O que fizeste tu durante todo este tempo que estiveste à frente da junta?

Tu e a Isabelinha não deixaram mais do que betão, lixo e insegurança.

Quem viu esta terra e quem a vê, até com a história tem acabado.

Não necessitas de ir muito longe pôe os olhos em Alcantarilha e vê o que tem feito o João Santos.
Alcantarilha já tem uma monografia para preservar a sua identidade, e tu o que nos deixas.

Uma mão cheia de nada.....

Marat disse...

Há que felicitar a Dona Isabel Soares e o Seu Fernando pela política de urbanismo implantada em Armação!!! Hoje os armacenenses podem-se gabar de viver numa vila digna de qualquer metrópole brasileira, com favelas, lixeiras e esgotos ao céu aberto, betão, guetos e gandulos à solta, e tudo isso com um único objectivo: trazer turismo de qualidade a Armação de Pêra, o que passa por trazer mais prostitutas brasileiras para enfiar jaulas de betão, malta das obras e do betão e alfacinhas e bimbos que vêem ao Algarve para tomar uma biquinha e pedir um copito de água da torneira...

Obrigado por temos políticos profissionais e muito bons...

Anónimo disse...

Deviamos criar um movimento de apoio ao Paulo Vieira para ele se candidatar e correr de vez com o Fernado e aqueles moços incompetentes

Anónimo disse...

Estou nessa ele tem feito um trabalho exemplar na associação de pais

adelina capelo disse...

a Dra Isabel tem feito por Armação mais do que qualquer grupo de Armacenenses alguma vez fará. A Dra Isabel é muito competente e eu apoio o seu trabalho. Parabéns Dra.

adelina capelo disse...

e agradeço que não me chamem nomes mal criados nem continuem a brincar com o meu nome. que povo este..

adelina capelo disse...

Estou farta de ouvir falar mal da minha madrinha,ela é tudo aquilo que eu gostava de ser.
Parém de ser egoìstas,malcriados,feios e pindéricos,pois ninguém tem o direito de criticar esta Santa Sra.,que tem sido mais que uma Mãe para a nossa querida Vila.
Para os grandes trabalhadores que estão na junta de Fraguesia,também deixo uma palavra de coragem e de muito sucesso,pois eu não acredito que eles são uns g'andas "mamões" como todos esses mauzinhos andam aqui todos os dias a dizer.
A minha querida Dra. vai ficar mais uns aninhos à frente da camara de Silves porque merece,porque é muito gira,e até jà emagreceu uns quilinhos e também porque ganha muito mais como professora sò que prefere dedicar o seu coraçãozinho ao povo do concelho de Silves.
3 HURRAS para a minha Isabelinha:
HURRA
BURRA
HURRA...

Beijinhos fôfos para todos aqueles que acreditam no Pai Natal,no Batman e nos homenzinhos verdes que vivem nas àrvores...

adelina capelo disse...

Lá estão outra vez os engracadinhos.
Sem propostas alternativas sem obra para mostrar limitam-se a brincar fazendo comentários estúpidos.
Binquem com os bonequinhos que a Dr.ª Isabel Soares vos vai dar uma resposta à maneira nas urnas.
Já só faltam 5 meses não vão esperar muito tempo para enfiarem outra vez a viola no saco.

Consciencia Critica disse...

5 meses são suficientes para as pessoas reflectirem sobre a nódoa que foi o trabalho de Isabel Soares e, pelo voto, colocarem-na na rua....

Armacenense de Gema disse...

Que sapatona, esta Capelo!
Será correspondida?

Anónimo disse...

Do meu ponto de vista o próximo presidente da junta de Armação de Pêra devia ter formação de Arquiteto, para resolver os problemas da vila.

Amigo de Armação disse...

O que devia, isso sim, era amar armação de pêra e não ser novo-rico.

Anónimo disse...

Que saiba amar Armação mas que tenha conhecimentos técnicos por isso eu acho que deve ser um arquiteto

Anónimo disse...

Homicida era primo da mulher
Com o dinheiro de um negócio imobiliário concretizado dias antes, Luís Francisco Saraiva, 47 anos, adquiriu a caçadeira de canos serrados que usou para assassinar a companheira e prima direita, Deolinda Rodrigues, 36 anos, anteontem.


O crime foi cometido na casa de uma filha de Deolinda, junto à estação de comboios de Silves. Em seguida, com a mesma arma, Luís suicidou-se.

Luís e a prima viviam maritalmente há 19 anos. Tinham um filho em comum, Luís, 15 anos, e criaram a filha de Deolinda, Verónica, 19 anos. Foi em casa desta que aconteceu a tragédia.

As mães de Luís e de Deolinda são irmãs. A mãe dele vive no Montijo, a dela em Lagos. O casal residia com o filho no Enxerim, perto do Tribunal de Silves. Estavam zangados há duas semanas.

Os motivos da zanga não são revelados pelos familiares. Mas estes dizem que Luís era muito reservado e nada comentou. Trabalhador na construção civil foi sexta-feira visitar um irmão que já não via há tempos, no Sargaçal, Lagos. Foi uma despedida não verbalizada, pensa-se agora.

Luís recebeu há dias 15 mil euros de sinal pela venda de casas em Silves. Comprou um carro para a enteada, um computador para o filho e a arma com que matou Deolinda e pôs fim à vida. A família de ambos, que ontem esteve na morgue de Portimão, espera realizar os funerais amanhã.

António Braz disse...

De arquitontos na junta já estamos fartos o que é necessário é alguém que ame Armação de Pêra com o coração e a cabeça com o diz no seu comentário a amigo de armação.

Anónimo disse...

Qual arquitonto aquele que arreia na mulher?

Anónimo disse...

Para que fique claro

Este texto foi escrito a pensar num presidente da América Latina e não tem nada a ver com o concelho de Silves.


PRESIDENTE, VÁ SE FODER!
por Adriana Vandoni Curvo
Não sei se é desespero ou ignorância. Pode ser pelo convívio com as más companhias, mas eu, com todo o respeito que a "Instituição" Presidente da República merece, digo ao senhor Luis Inácio que vá se foder. Quem é ele para dizer, pela segunda vez, que tem mais moral e ética "que qualquer um aqui neste país"? Tomou algumas doses a mais do que o habitual, presidente?
Esta semana eu conheci Seu Genésio, funcionário de um órgão público que tem infinitamente mais moral que o senhor, Luis Inácio.
Assim como o senhor, Seu Genésio é de origem humilde, só estudou o primeiro grau e sua esposa foi babá. Uma biografia muito parecida com a sua, com uma diferença, a integridade. Ao terminar um trabalho que lhe encomendei, perguntei a ele quanto eu o devia. Ele olhou nos meus olhos e disse:
- Olha doutora, esse é o meu trabalho. Eu ganho para fazer isso. Se eu cobrar alguma coisa da senhora eu vou estar subornando. Vou sentir como se estivesse recebendo o mensalão.
Está vendo senhor presidente, isso é integridade, moral, ética, princípios coesos. Não admito que o senhor desmereça o povo humilde e trabalhador com seu discurso ébrio.
Seu Genésio, com a mesma dificuldade da maioria do povo brasileiro, criou seus filhos. E aposto que ele acharia estranho se um dos quatro passassem a ostentar um patrimônio exorbitante, porque apesar tê-los feito estudar, ele tem consciência das dificuldades de se vencer. No entanto, Lula, seu filho recebeu mais de US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de uma empresa de telefonia, a Telemar. E isso, apenas por ser seu filho, presidente! Apenas por isso e o senhor achou normal. Não é corrupção passiva? Isso é corrupção Luis Inácio! Não é ético nem moral! É imoral!
E o senhor acha isso normal? Presidente, sempre procurei criar os meus filhos dentro dos mesmos princípios éticos e morais com que fui criada. Sempre procurei passar para eles o sentido de cidadania e de respeito aos outros. Não posso admitir que o senhor, que deveria ser o exemplo de tudo isso por ser o representante máximo do Brasil, venha deturpar a educação que dou a eles. Como posso olhar nos olhos dos meus filhos e garantir que o trabalho compensa, que a vida íntegra é o caminho certo, cobrar o respeito às instituições, quando o Presidente da República está se embriagando da corrupção do seu governo e acha isso normal, ético e moral?
Desafio o senhor a provar que tem mais moral e ética que eu!
Quem sabe "vossa excelência" tenha perdido a noção do que seja ética e moralidade ao conviver com indivíduos inescrupulosos, como o gangster José Dirceu (seu ex-capitão), e outros companheiros de partido, não menos gangsteres, como Delúbio, Sílvio Pereira, Genoíno, entre outros.
Lula, eu acredito que o senhor não saiba nem o que seja honestidade, uma prova disso foi o episódio da carteira achada no aeroporto de Brasília. Alguém se lembra? Era início de 2004, Waldomiro Diniz estava em todas as manchetes de jornal quando Francisco Basílio Cavalcante, um faxineiro do aeroporto de Brasília, encontrou uma carteira contendo US$ 10 mil e devolveu ao dono, um turista suíço. Basílio foi recebido por esse senhor aí, que se tornou presidente da república. Na ocasião, Lula disse em rede nacional, que se alguém achasse uma carteira com dinheiro e ficasse com ela, não seria ato de desonestidade, afinal de contas, o dinheiro não tinha dono. Essa é a máxima de Lula: achado não é roubado.
O turista suíço quis recompensar o Seu Basílio lhe pagando uma dívida de energia elétrica de míseros 28 reais, mas as regras da Infraero, onde ele trabalha, não permitem que funcionários recebam presentes. E olha que a recompensa não chegava nem perto do valor da Land Rover que seu amigo ganhou de um outro "amigo".
Basílio e Genésio são a cara do povo brasileiro. A cara que Lula tentou forjar que era possuidor, mas não é. Na verdade Lula tinha essa máscara, mas ela caiu. Não podemos suportar ver essa farsa de homem tripudiar em cima na pureza do nosso povo. Lula não é a cara do brasileiro honesto, trabalhador e sofrido que representa a maioria. Um homem que para levar vantagem aceita se aliar a qualquer um e é benevolente com os que cometem crimes para benefício dele ou de seu grupo e ainda acha tudo normal! Tenha paciência! "Fernandinho Beira-Mar", guardando as devidas proporções, também acha seus crimes normais.
Desculpe-me, 'presidente', mas suas lágrimas apenas maculam a honestidade e integridade do povo brasileiro, um povo sofrido que vem sendo enganado, espoliado, achacado e roubado há anos. E é por esse povo que eu me permito dizer: Presidente, vá se foder!

Adriana Vandoni Curvo

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve