O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 5 de abril de 2014

Alguém se lembra disto? (A famigerada licença de Acendedores e Isqueiros existiu e aqui está a prova!)

Exemplar da famigerada licença de Acendedores e Isqueiros

Quem viveu este tempo, durante o consulado salazarista, recorda as abordagens, em plena rua, àqueles que acendiam um cigarro com um isqueiro, por parte dos agentes do fisco ou para-fiscais, inquirindo sobre a licença, sob pena de multa, que era imediatamente "passada"!

Pois é, por este caminho ainda lá voltaremos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Se recordo!
E são estas memórias que a malta de agora não tem, e talvez por isso deixa andar este marasmo em que todos se afogam mas não se importam.
Talvez um dia destes, quando sentado num banco de jardim um qualquer fiscal tributário peça a um adolescente a comprovativo de compra do IPHONE ele faça o pai acordar...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve