O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 23 de março de 2010

O Bullying dos Média Buly...



Não sei se leram o artigo do Miguel Sousa Tavares(MST) no Expresso.

Em súmula, o que diz é o seguinte: agora que os deputados da comissão de ética estão a trabalhar no assunto da liberdade de expressão, era tempo de falarem na ética dos jornalistas e dos directores de jornais ao "informarem " ou "manipularem" a opinião pública.
Vem isto ao caso do Leandro , a criança que se "suicidou" no Tua.
Todos os jornais e televisões noticiaram que esta criança foi vítima de bullying que se suicidou em consequência dessa situação, que professores, pais e mesmo o Engº Sócrates nada fizeram.

A Ministra anunciou nova legislação e a oposição culpou o Governo.
O próprio MST fez um programa na SIC com uma pedopsiquiatra sobre o assunto.
Afinal... depois de uma semana de histeria, a “montanha pariu um rato”!
O Leandro era afinal agressor pois já há um ano atrás tinha participado num "ataque " a outra escola, os pais tinham sido avisados pela escola, estava a ser seguido por clínicos e não se suicidou antes foi ao banho (quem se suicida não despe a roupa antes da acção).

Tudo isto em nada diminui a tragédia (trata-se de uma criança de 10 anos) mas diz bem do rigor da nossa classe jornalística, verdadeiros arautos da liberdade de expressão contra putativos salazaristas que os pretendem calar de "informar" a opinião pública.
O estado em que está a imprensa escrita (com as empresas em défice financeiro, senão mesmo económico) determina a produção sistemática do sensacionalismo e mesmo a criação de informações virtuais, como muito bem revela o General Loureiro dos Santos no seu último livro o qual, aliás, recomendo vivamente.

Não é de hoje que reconhecemos que os média são as instituições mais poderosas no mundo democrático. Há mesmo quem lhes chame o IV Poder!Como disse em tempos o Emídio Rangel, os média podem levar á Presidência da República uma marca de sabonetes!

Perante tal factualidade, seria de esperar que os detentores do IV poder fossem indivíduos bem formados e preparados para manejar armas tão poderosas e não verdadeiros factores de entropia do sistema de formação da opinião pública.
Pelo contrário e sem embargo da utilidade pública de que não queremos nem podemos nem devemos prescindir, os média têm-se revelado verdadeiros factores de subdesenvolvimento cultural, quando não de autênticos agentes intoxicantes e tendencialmente manipuladores da informação que suporta a formação da opinião pública na nossa sociedade.

Este exemplo do Leandro mostra como se "constrói" uma teoria virtual para vender mais jornais, explorando a tragédia e ignorando com desprezo pelos direitos dos leitores que querem ser informados com verdade, e dos muitos intervenientes cujo papel foi autenticamente adulterado (a vigilância da escola não foi perdida nem achada na saída do aluno, uma vez que o mesmo, afinal, saiu através de um gradeamento numa zona não vigiada).
Esta nossa "imprensa livre", porquanto felizmente há trabalho sério no jornalismo português, é assunto ignorado pela tal comissão da Assembleia da República.

É que a Classe Política sustenta-se muito e habitualmente nos seus favores...
Utilizando o meu direito absoluto de liberdade de expressão apetece-me dizer-lhes: vão brincar com o c.....!
JLCC

__________________________Bully is someone who is mean and attacks other people with words or actions. They use teasing, threats, or strength to pick on, frighten, or hurt someone or take what they want.

Bullying is a form of aggressive and harassing behavior. This antisocial behavior occurs across geographic, racial, and socioeconomic segments of society. Bullying prevents its targets from enjoying a safe, stress-free living, learning, and working environment. Children who bully are at risk for a host of long term, negative developmental outcomes including juvenile and adult criminal behavior. Early intervention in the home, school, and the community are the best hope we have of diverting people from this destructive pattern.

1 comentário:

Visitante Atento disse...

Não posso estar mais de acordo

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve