O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 28 de junho de 2008

CADA CAVADELA, UMA MINHOCA!!!

A GESTÃO DE SILVES NO SEU MELHOR!!!!!

Chegou-nos às mãos o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, com dados referentes ao ano de 2006!
Folheando o mesmo, verificámos que o Concelho de Silves está em nono lugar no ranking dos municípios Portugueses com menor liquidez (-21 234 302 euros), mas é também um dos melhores Municípios a arrecadar taxas e um dos maiores em termos de resultados económicos.
Seria de esperar que um Município que se encontra em vigésimo quarto lugar na arrecadação de taxas e com uma tão baixa liquidez tivesse agora em grandes dificuldades, exactamente por ter realizado os investimentos necessários à plena eficiência do saneamento básico do Concelho!
E, se assim fosse, o cidadão-contribuinte-eleitor-utente, mesmo que não aceitasse “de caras”, perceberia!
A Dra Isabel Soares teria tido uma opção politica de fundo ao assegurar a plena eficiência do saniamento básico no Concelho colocando a sua cobertura, senão melhor, pelo menos ao nivel da da média do Pais, para tanto aumentando a pressão sobre a receita (independentemente de ser ou não absolutamente necessária, o que é uma outra questão) e, ainda que a mesma não tivesse sido suficiente, teria justificado “por cima” as dificuldades existentes!
De resto, não faria, em pleno século XXI, mais do que a sua obrigação ao resolver de forma eficiente os problemas e défices de que o concelho padeçe.
No entanto, ao consultarmos o Anuário Estatístico da Região do Algarve referente ao ano de 2006 podemos observar, relativamente aos indicadores do ambiente, que o concelho de Silves está mesmo muito mal e que as opções foram de natureza diversa. Senão vejamos:
Quando analisamos o indicador referente à população servida por sistemas de abastecimento de água verificamos que o nosso concelho só serve 85 % da população enquanto a média do continente é de 92% e a da região do Algarve é também de 92%!

Mas não se ficam por aqui as conclusões nem as evidências de uma politica claramente contra os interesses dos cidadãos-eleitores-contribuintes-utentes!
Se consultarmos agora o estudo elaborado pela Associação Portuguesa de Abastecimento e Drenagem de Água o que verificamos que a tarifa média de abastecimento de água (€/m_) em 2004, para um consumo anual de 120 m_ situava-se entre 0,75 e 1,00 euros e era UMA DAS MAIS ELEVADAS DA REGIÃO.

MAS OS NÚMEROS NÃO SE QUEDAM POR AQUI! Relativamente à população servida por sistemas de drenagem, os indicadores do nosso Concelho AINDA SÃO PIORES.
De facto só 65% da população é servida por redes de drenagem, enquanto a média do continente é de 78% e da região do Algarve é de 84%.



QUE CONCLUIR DO RESULTADO DESTA GESTÃO?
QUE A cobrar impostos e taxas a Dr.ª Isabel Soares é muito LIGEIRA e por conseguinte eficaz, mas quanto a realizar as obras necessárias e mais básicas para melhorar a qualidade de vida das populações e colocar o Concelho, se não melhor, pelo menos aos niveis médios do Pais e do Algarve, É QUE A PORCA TORCE O RABO !!!!!!!!.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho do eu participo.
O que leva à pergunta, mais uma vez, que diabo andam a fazer, o voluntário-candidato à CM Silves, Carneiro Jacinto e a oposição? A doutora Isabel lá vai sabendo o que sabe (que é pouco, coitada), mas quem têm responsabilidades em controlar as suas acções não está a fazer o que deve.
Parabéns mais uma vez.

Anónimo disse...

Parecia-me ter lido na "Voz de Silves", o "tal jornal", que o tempo de pagamento aos fornecedores e empreiteiros (a todos?), tinha baixado, no 1º. trimestre de 2008, para 68%, do que resultava uma média de SÓ! 485 dias! para a Câmara assumir os seus compromissos! Ou terá sido erro meu de leitura? É que ultimamente ando muito equivocada...

Amiga de Armação de Pêra

Anónimo disse...

O minimo que podemos concluir é que com a Dra Isabel não vamos lá.

Anónimo disse...

A Dra.Isabel não é o problema,o problema é as "lapas"que lhe estão encrustradas como o Prof.e outros,que estão à espera para dar o salto para o puleiro.
Porque na verdade ela até deve sair,se calhar até jà decidiu fazê-lo,sò que as "lapas" querem continuar a "comer" os restos que ficarem.
Atenção a esses!...porque vão dar trabalho...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve