O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 15 de setembro de 2007

DIREITO À SOMBRA

UMA BATALHA PARA O GOVERNO DO CONCELHO, MAS SOBRETUDO PARA A SUA OPOSIÇÃO!
Em 26 de Junho de 2007 publicamos neste blog um post com o título Direito à Sombra onde alertavamos para a necessidade de existir de uma percentagem razoável de areal para a colocação gratuita de sombras, já que estes espaços na praia são fundamentais no combate ao cancro da pele.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/99 publicada no Diário da República n.º 98/99 SÉRIE I-B em 27 de Abril de 1999, aprovou o Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Burgau – Vilamoura. Este Plano veio, estabelecer os princípios a que deve obedecer o uso e a ocupação deste troço da orla costeira.
No dia 7 de Agosto foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros nº 104/2007, que determina a alteração a este plano de pormenor.

A resolução do Conselho de Ministros justifica a sua alteração baseada na experiência recolhida com a sua aplicação, bem como para corrigir erros e imprecisões da sua cartografia, detectados ao longo destes 8 anos, e a resolução de algumas incompatibilidades existentes ao nível das suas normas com projectos ou pretensões já aprovados.

Esta alteração permitirá ainda proceder às necessárias adaptações para cumprimento das orientações do Plano Regional do Ordenamento do Território do Algarve (PROT Algarve), recentemente aprovado.

O processo de alteração, que deverá estar concluído no prazo de 9 meses, é da responsabilidade do Instituto da Água em estreita colaboração com a CCDR Algarve.

Os trabalhos serão acompanhados por uma Comissão Mista de Coordenação, presidida pela CCDR Algarve, que integrará representantes das entidades da Administração Central, dos Municípios, localizados na área de influência e das associações não governamentais da área do ambiente. No caso da praia de Armação de Pêra o representante que integrará a comissão será indicado pela Câmara Municipal de Silves.

É ainda fixado em 20 dias o prazo estabelecido no n.º 2 do artigo 48.º do Decreto -Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, para formulação de sugestões e apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de alteração deste POOC.
O Plano em vigor no seu Artigo 58.º definia que para cada unidade balnear a área ocupada por toldos e barracas não deveria exceder 30% do areal incluído nessa unidade balnear.
A ocupação da área de toldos e barracas deverá assim obedecer às seguintes regras:

a) Um número máximo de 10 barracas por 100 m2;

b) Um número máximo de 20 toldos por 100 m2.

Na altura clamamos pela importância do cumprimento das normas estabelecidas no plano, nomeadamente sobre a determinação de que em cada unidade balnear a área de toldos e barracas de praia não pode exceder 30% do areal e como exemplo negativo ilustrativo publicamos na altura a fotografia aérea da unidade balnear n.º 6 referente à praia da Rocha da Palha.

Esperamos que esta revisão não venha a dar cobertura às ilegalidades existentes no terreno e que põem em causa a saúde de pelo menos 120 000 veraneantes e residentes que utilizam a praia de Armação de Pêra nos meses de Verão os quais já não dispõem de espaço na praia para estender uma toalha quanto mais para colocarem um chapéu de sol.
Face aos instrumentos legais imperativos existentes todos nós sabemos que surgem logo desvirtuamentos vários, quer pela sua interpretação, quer pela sua aplicação quer pela sua fiscalização.
Dai que, daqui façamos um APELO EXPRESSO, sobretudo aos vereadores da OPOSIÇÃO, naturalmente não desonerando os restantes do seu dever de cumprir e fazer cumprir estes dispositivos.
Os eleitos e responsáveis pela gestão da Câmara de Silves assim como os responsáveis pela fiscalização Assembleia Municipal tem a responsabilidade de ZELAR pelos interesses dos Armacenenses e pela sua economia, o turismo.
Por isso a delegação da sua representação no elemento que fará parte da comissão de acompanhamento do Plano deve ser objecto de especiais cuidados na competência do mesmo, o qual deverá ser portador de instruções muito claras: deve ser mantida a regra para cada unidade balnear sobre o espaço reservado a chapéus de sol o qual deve representar 70 % do areal.

42 comentários:

Anónimo disse...

Um apelo importante... resta esperar que a Câmara Municipal de Silves esteja ciente da importância desta matéria para os armacenenses e para todos os turistas que estão habituados a usufruir da praia da vila... Só espero que não seja nomeado para a Comissão de acompanhamento do Plano o primo do cunhado do tio avó da sobrinha da Dr.ª Isabel Soares em detrimento de alguém tecnicamente apto para o desempenho de tal função... ou seja, que o elemento designado, pelo menos, esteja à altura das responsabilidades inerentes à resolução desta questão em conformidade com a lei e o interesse público!!!

Anónimo disse...

Os investidores nos apoios de praia também de ser protegidos.
Os investimentos são elevados e as licenças são caras e os prazos curtos face ao investimento.
O Governo quer tudo. Investimento privado elevado para micro empresas. Licenças carissimas e agora limitar a exploração concedendo 70% do areal a chapéus de sol.
È a desfocagem total de quem faz as leis. Venham cá abaixo ver o que isto é!
Não está em causa a protecção da saude pública.Mas então há que conceder aos investidores (imprescindiveis para o bem estar do turista) condições consentâneas com todos os dados do problema.
Administração cega e o mexilhão que procura sobreviver trabalhando, dando emprego e pagando impostos, que se lixe.
Lamentável. É só mais uma!

Anónimo disse...

O coronel Tapioca tem toda a razão os concessionários necessitam de trabalhar.
O plano deve ser revisto para prever as concessões entretanto licenciadas.
Não se justifica que quem tratta da praia não tir dai o seu rendimento.

Anónimo disse...

Espero que seja mantida a norma que estabelece que 70% do areal deve ser reservado a chapéus de sol...

Tal solução legal não pretende sacrificar os interesses dos concessionários, mas tão somente estabelecer um equilíbrio entre os interesses legítimos daqueles e o interesse público.

A praia de Armação de Pêra não deve, nem tem de estar inundada de concessões, sob pena de tornar-se numa praia só de alguns, com todas as consequências despreziveis que tal facto acarretaria para o interesse público!

Ora, se a vila em termos urbanísticos já se encontra descaracterizada, é importante pelo menos resguardar a praia de Armação de Pêra de licenciamentos sem fim para concessões... Seria o canto do cisne para Armação de Pêra!!!

Todos nós sabemos que no Verão, na praia de Armação de Pêra quase já nem existe espaço para colocar uma toalha no chão... para colocar um guarda sol... Aliás, muitas das vezes, para se ir tomar banho, tem de se pedir com licença umas 77 vezes para poder passar entre famílias estendidas nas suas toalhas e coladas umas em cima das outras...

Por outro lado, sou contra a revisão de um plano com o intuito de prever ou legalizar concessões que foram ilegalmente licenciadas... Numa situação destas, fortemente lesiva do interesse público, devem ser assacadas as respectivas responsabilidades junto de quem emitiu tais licenças em total desrespeito com a lei... A Praia da Rocha da Palha constitui um exemplo notório das ilegalidades que são praticadas no areal de Armação de Pêra, com o beneplácito da Câmara Municipal de Silves, representada pela Dr.ª Isabel Soares!!!

Anónimo disse...

El Matamouros, julgava então que a D. Adelina tinha desaparecido, e quase lhe encomendou um "requiem"? Não se iluda, que essa é igual à outra Sra. que ela tanto defende, aparecem sempre onde e quando não devem (o contrário é que é difícil). Acha que ela ressuscitou em versão um pouco mais moderada? Será de tanto apanhar nas oelhas? Penso que ambas não têm cura, só com a enxada do enterrador, como diz o povo... A menos que voem direitinhas ao inferno!

Anónimo disse...

Da Adelina Capelo tratamos nós... Aliás, nem convém que esse fantoche desapareça, porque afinal de contas ele representa bem o quanto é ridículo o Regime Soarista!

A Adelina Capelo permite-nos conhecer melhor a Dr.ª Isabel Soares e compreender melhor as asneiras que tem sido cometidas por tal déspota...

Anónimo disse...

A Adelina é parva mas eu sei o que digo. Tem de haver equilibrio com todos os factores em presença. Esfolar o investidor e depois tirar-lhe as condições que o levaram a investir não é sério e o prejuizo morre solteiro.
Assim não dá! E este principio é válido para qualquer Isabel ou Jacinto ou quem quer que seja.
O poder politico para ser respeitado tem de se dar ao respeito, nomeadamente pela competência.

Anónimo disse...

Caros comentaristas digo-lhes desde já que não pretendo responder no tom ofensivo que os senhores utilizam. Porque onde abunda a agressividade, superabunda a falta de razão. Mas, para lá dos arremessos sem jeito, os senhores intervêm de uma forma que - confesso - não surpreendem. Tem dificuldade cega, em lidar com a verdade. Compreendo; nos regimes que Vexas defendem, ela é tratada de um modo muito mais eficaz e definitivo.
De resto, é preciso uma dose grande de desonestidade intelectual para não reconhecer o trabalho meritório que tem sido feito pela Dr.ª Isabel Soares por todo o concelho, o futuro de Silves depende do seu trabalho.

Anónimo disse...

E já agora não recebo um tuste para defender a Sr.ª Presidente da Câmara conforme algumas cabeças sujas andam por ai a dizer.

Anónimo disse...

O compreendo perfeitamente a sua posição Sr. Coronel Tapioca e tem toda a razão quando refere que tem de existir uma solução de equilíbrio e que dê resposta aos investimentos que são realizados... O problema, e tal como o senhor refere, subjaz quando o poder politico é incompetente para entender que não basta concessionar e reclamar quantias elevadas para licenciar, é preciso acima de tudo também conhecer a lei, os seus limites e nessa medida concessionar com preços proporcionais às condições que são facultadas aos investidores... Infelizmente, o poder politico não é capaz de perceber isto, uma vez que o que interessa é facturar receitas independente da prossecução do interesse público e da oferta das condições necessárias aos concessionários para o desempenho da sua actividade em conformidade com a lei e aquele mesmo interesse!

Anónimo disse...

A D. Adelina se "não recebe um tuste" passe pela Câmara Municipal de Silves que receberá ... em "tustes" talvez não ... não há dinheiro nem p'ra mandar cantar um cego ... mas em géneros talvez se arranje alguma coisa . Há sempre uma "avençazita" à sua espera ... tal como acontece c/ os outros todos...

Anónimo disse...

Adelina Capelo no seu melhor, qual D. Quixote a lutar contra moinhos de vento, é o fantoche do Regime Soarista em acção, ou se preferirmos, é o instrumento predilecto do Regime para usar enquanto espécie de bombeiro virtual para apagar os fogos ateados pela Dr.ª Isabel Soares ou, quando necessário, para servir de jornalista/comentador para difundir a propaganda desse Regime nauseabundo!

Revejo nos comentaristas uma agressividade saudável na defesa dos direitos e interesses da sua vila de Armação de Pêra, o que não já não via há muito tempo... É de louvar tal atitude que incomoda muita gente, nomeadamente a Dr.ª Isabel Soares e quem vive do Regime Soarista para potenciar os seus interesses pessoais em detrimento do interesse público, ou seja, quem vive no poleiro e quem usa e abusa das famosas "chapadinhas nas costas" para sobreviver à custa dos munícipes e contribuintes...

O ideal da Dr.ª Isabel Soares e do mentor da Dona Adelina Capelo, seria silenciar estes munícipes que não ousam ficar calados perante as ilegalidades e as asneiras que são cometidas na vila de Armação de Pêra... O ideal do Regime Soarista é criar e potenciar nos munícipes um sentimento de conformismo, de desinteresse e de incapacidade de marcar a diferença perante a incompetência e a arrogância instituida pela Dr.ª Isabel Soares no nosso concelho...

Por outro lado, falando em desonestidade intelectual, a mesma dimana do populismo e da demagogia exacerbada destilada nos comentários do mentor do fantoche, bem como da Dr.ª Isabel Soares, onde o seu trabalho meritório em Armação de Pêra é nulo, inexistente... ou pretenderá qualificar-se como meritório um trabalho alicerçado na destruição de uma vila pela construção desenfreada ao arrepio das regras mais elementares do direito do urbanismo? Onde não existe um único espaço verde? Onde inexiste uma biblioteca municipal? Onde não há equipamentos desportivos para uso colectivo adequados ao n.º de habitantes da vila? Onde as ruas da baixa estão por calcetar? Onde o lixo acumula sem que sejam tomadas medidas para solucionar o problema da sua recolha? Onde desfila um comboio fantasma em beneficio dos interesses familiares da Dr.ª Isabel Soares?

Ousar chamar a esta inacção ou incompetência da Dr.ª Isabel Soares trabalho meritório constitui um insulto aos munícipes, designadamente aos armacenenses e aos turistas que frequentam a vila e se o nosso bem estar e qualidade de vida depender do trabalho da Dr.ª Isabel Soares, então só se pode concluir que não há futuro risonho para Armação de Pêra e seus habitantes...

Já agora, para quando a limpeza geral em Armação de Pêra prometida pelo mentor da Adelina Capelo? Confirma-se a promessa da Dr.ª Isabel Soares, para dar o exemplo, que iria também varrer algumas ruas?!?

Anónimo disse...

A contagem está a decorrer para ver em quanto tempo a Junta de Freguesia de Armação de Pêra e o executivo camarário vão solucionar o problema do buraco que se abriu a meio da rua à frente do Calixto Café!!!

Até ao momento, a solução encontrada para evitar qualquer acidente, foi despejar lixo para o seu interior!!! Como podem reparar, é este o trabalho meritório da Junta de Freguesia e do executivo camarário de Silves...

Graças ao esforço, dedicação e trabalho meritório da Dr.ª Isabel Soares e do Sr. Fernando Santiago, podemos afirmar sem rodeios que as diferenças entre a vila de Armação de Pêra e uma vila situada no Terceiro Mundo são muito ténues...

Anónimo disse...

O snr. Robespierre tem toda a razãõ. A Rainha de Silves para se reeleger veio a Armação dizer que o calcetamento estava por semanas. Passaram-se as eleições e o que vemos sãõ as pedras na pedreira pois nas ruas não estão. Para quando a punição para estes politicos que usam e abusam das promessas públicas e que vivem de explorar a boa fé dos armacenenses.

Anónimo disse...

A crítica é fácil fazer é que é difícil

Anónimo disse...

Não entendo porque é que a praia da rocha da palha vem sempre à baila?
Tem alguma coisa contra quem trabalha honestamente?

Anónimo disse...

Efectivamente, o executivo camarário não gosta de ouvir criticas, mas também "fazer" não é com eles, sobretudo em Armação de Pêra...

Ora quando nada se faz pela vila de Armação de Pêra com pés e cabeça, é por demais evidente que só podem chover criticas... quando o investimento é incipiente ou quando o mesmo não prossegue o interesse público mas apenas os interesses de alguns, as criticas tem necessariamente de existir e ser dirigidas a quem toma decisões neste concelho, a Dr.ª Isabel Soares!!! Ou será que esta Senhora pode fazer o que bem entende ao arrepio da Lei e não pode ser chamada à responsabilidade?!?

Por outro lado, é natural a Praia da Rocha da Palha acabe por vir à baila, desde logo, porque constitui um exemplo nítido de ilegalidades cometidas no areal da praia de Armação de Pêra! Ora, na verdade, nada tenho contra quem trabalha honestamente, mas não posso deixar de ser contra quem esmaga o interesse público para potenciar os interesses privados de uns quantos e que, deste modo, também acaba por dar azo a situações de desigualdade de tratamento a operadores do mesmo mercado, configurando exemplos cristalinos de "concorrência ilicita"! E tudo isto sem falar na violação GRITANTE do art. 58.º do PLANO DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA! Armação de Pêra pode ser a República das Bananas por causa da Dr.ª Isabel Soareas, mas julgo saber que Portugal é um Estado de Direito e as normas de direito público são para respeitar e são aplicadas pelos nossos Tribunais!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras sensatas e oportunas de Voltaire, Rousseau e de Robespierre...

Anónimo disse...

Voltaire tem razão mas não tem toda a razão.
O que defendo é que a lei seja cumprida, desde que seja adequada a prosseguir os fins em vista entendidos estes como a conjugação de diversos interesses em presença. O que não tem sentido é colocar no mercado uma concessão, e depois retirarem-se as condições sobre as quais o investidor decidiu investir.
A lei é para cumprir, mas é feita pelo povo em assembleia e se não servir os interesses gerais ou os servir mal, o povo tem poder para alterar a lei.Ou não?
Não podemos é pedir investimento, que é o que mais falta nos faz, e não criar condições inteligentes e adequadas ao mesmo.
É por isso que existem os PIN's que, com base em excepções sobre excepções criam condições para os investidores estrangeiros investirem.
Porquê tanta excepção? porque os politicos a quem pagamos os ordenados, bem como os funcionários, não fazem o trabalho de casa. A Europa e Portugal vive da micro, pequena e média empresa que não tem poder para arranjar PIN's à sua medida. E assim vamos cantando e rindo até à miséria

Anónimo disse...

O Coronel Tapioca fala como se o mercado funciona-se neste caso das concessões.
Que eu me lembre nenhuma das concessões foram a hasta pública ou foram objecto de concurso ou algo que demonstre a transparência do negócio.
As concessões foram “distribuídas” a quem a administração quis, olhe que eu conheço pessoas que estiveram interessadas numa concessão onde hoje está a rocha da palha e foi-lhes negada, o que para alguns cidadãos é difícil de obter, se seguirem as regras, para outros torna-se muito fácil, e olhe que não tem nada a ver com os investimentos necessários.
O coronel Tapioca fala como se o mercado funciona-se neste caso

Anónimo disse...

Nesse caso, são incorrectos quer o processo de concessão quer as condições da mesma se se não ajustarem à legislação posterior.

Anónimo disse...

Major Tapioca
Em Armação de Pêra existem muitas coisas incorrectas.
Vá lá saber-se porquê?

Anónimo disse...

Se isso é assim só quer dizer que a malta de Armação é mansa!

Anónimo disse...

Só porque os armacenenses permitem.
Não é malta mansa é, como todos os outros neste pais de brandos costumes, negligentes e incrédulos sobre os poderes que têm.
Entretanto os algozes aproveitam-se.

Anónimo disse...

O mariquinhas pé de salsa tem razão! O problema dos armacenenses reside num mal que afecta grande maioria da população portuguesa: o alheamento das questões relacionadas com o seu bem estar e qualidade de vida, deixando para outros que tomem as decisões por eles, como se lhes passassem um cheque em branco para fazer tudo aquilo que pretendem e bem entendem!

Convinha abater esse espírito de conformismo, desinteresse e de afastamento das questões relacionadas com a vida local, das quais depende em muito a nossa qualidade de vida! Compete a nós todos, armacenences, despertar a força de Armação de Pêra e reivindicar os nossos direitos e o cumprimento das promessas que foram feitas mas jamais foram cumpridas em virtude da demagogia balofa e grotesca da Dr.ª Isabel Soares!

Anónimo disse...

Os ARMACENENSES NÃO SÃO NEM NUNCA FORAM MANSOS, somos mulheres e homens habituados a lutar contra as contrariedades da vida.

Muitos dos Armacenenses são ou foram pescadores homens habituados a enfrentar as dificuldades da faina.

Já agora fique o tripeiro a saber que Armação não é assim com alguns a pintam.
As criticas correspondem a muitas dores de cotovelo.

Anónimo disse...

Corroboro com esta versão:

"Os ARMACENENSES NÃO SÃO NEM NUNCA FORAM MANSOS, somos mulheres e homens habituados a lutar contra as contrariedades da vida.

Muitos dos Armacenenses são ou foram pescadores homens habituados a enfrentar as dificuldades da faina."

Quanto ao resto que é dito pela Adelina Capelo, é por demais evidente que ninguém concordará, porque as criticas que tem sido feitas neste blog ao executivo camarário tem todas a sua razão de ser... Está a chegar a hora da Dr.ª Isabel Soares vir pedir desculpa aos armacenenses antes de abandonar o poleiro...

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu comentário a intenção não era a de ofender o pessoal de Armação...

Anónimo disse...

O pedido de desculpa é reservado a gente com dimensão. Não é o caso da Rainha Isabelita.

Anónimo disse...

Não tenho uma opinião definida sobre a quantidade de praia que deve ser ocupada por toldes, mas quero expressar o meu desagrado por uma grande parte das concessões existentes não terem uma casa de banho para serviço dos frequentadores da praia.
E mesmo nas concessões onde existem os donos são muito reticentes em permitir a utilização a quem não lhes aluga os toldes ou frequenta a sua esplanada. Concordo que quem fez investimentos avultados deve ser recompensado, mas os empresários também devem pagar os impostos devidos.

Anónimo disse...

O desenvolvimento de Armação de Pêra muito deve ao trabalho desenvolvido pelo Dr.ª Isabel Soares. Ela não necessita de pedir desculpas aos armacenenses.
Os armacenenses conhecem o seu caracter e a sua capacidade de trabalho.
Ainda falta fazer alguma coisa, mas as obras que tem feito em prole de Armação falam por si.
Este mandato só termina no final de 2009 até lá muitas obras vão ser feitas na nossa vila, para melhorar ainda mais a qualidade das nossas vidas.
Vão-se divertindo por aqui que ela vai trabalhando no terreno.

Anónimo disse...

oH! Adelina vê se te enxergas. A tua Presidente não tem qualquer futuro no concelho.Todos sabem o que ela não fez nem fará. Conhecem também as promessas e sobretudo o incumprimento das mesmas e a desconsideração objectiva por todos em particular pelos que votaram nela e já se arrependeram.É que ela não conseguiu "pagar" os seus votos como eles esperavam.

Anónimo disse...

O mentor da Adelina Capelo sempre a primar pelo ridículo do Regime Soarista, inculcando um ar estapafúrido e grosseiro à imagem e ao desempenho politico da Dr.ª Isabel Soares!

Na verdade, a Dr.ª Isabel Soares é que deve muito a Armação de Pêra, sobretudo, por força das atrocidades urbanísticas que ela incompetente cometeu na nossa vila!
Nestes últimos anos, ficamos a conhecer terrivelmente bem a incompetência para o cargo, a impreparação técnica e a demagogia e o populismo da Dr.ª Isabel Soares, tudo aliado à sobreposição dos interesses privados da dita Senhora ao interesse público dos Armacenenses! O carácter da Dr.ª Isabel Soares fica plasmado nas suas falsas promessas e em casos judicias como o processo Viga D´ouro, em virtude de se adjudicarem concursos aos do costume!!!

A Dr.ª Isabel Soares não trabalha, ela diverte-se à nossa custa, é essa a dura realidade... O seu trabalho meritório em Armação de Pêra é nulo, inexistente... ou pretenderá qualificar-se como meritório um trabalho alicerçado na destruição de uma vila pela construção desenfreada ao arrepio das regras mais elementares do direito do urbanismo? Onde não existe um único espaço verde? Onde inexiste uma biblioteca municipal? Onde não há equipamentos desportivos para uso colectivo adequados ao n.º de habitantes da vila? Onde as ruas da baixa estão por calcetar? Onde o lixo acumula sem que sejam tomadas medidas para solucionar o problema da sua recolha? Onde desfila um comboio fantasma em beneficio dos interesses familiares da Dr.ª Isabel Soares?

Anónimo disse...

Fora a prespectiva, segundo o povo, de querer dar o casino também a explorar à familia (depois de arranjado, claro está)

Anónimo disse...

A máxima da Isabelita é que temos que ser uns para os outros

Anónimo disse...

E todos contra a Isabel Soares e a miopia de Silves.

Anónimo disse...

Revolta e Indignação total contra o executivo camarário presidido pela Dr.ª Isabel Soares que desconsidera a nossa vila e que usa e abusa da nossa paciência, bem como das quantias que todos os anos pagamos para alimentar o bolo do orçamento municipal e cujo reinvestimento na nossa vila continuamos à espera ano após ano!!!

Anónimo disse...

Fazer promessas e depois faltar ao cumprimento das mesmas é uma forma de corrupção moral por parte da Dr.ª Isabel Soares enquanto presidente do executivo camarário!!!

Anónimo disse...

Ao que parece, vai ser apresentada uma participação contra a Câmara Municipal de Silves, presidida pela Dr.ª Isabel Soares, junto do IGAT!!! O motivo prende-se com o apuramento de responsabilidades no extravio ou desaparecimento do Estudo de Impacto Ambiental sobre o traçado da linha de alta tensão que têm afectado as populações de Vale Fuzeiros!!!

O executivo camarário silvense está sempre na mó de cima, mas nunca pelos melhores motivos...

Anónimo disse...

Mais um invenção da oposição!
Quem arquiva os processos deve ser a Dr.ª Isabel Soares.
É ela que está à porta dos passos do concelho a receber o correio.
É ela que lida com os processos, que os movimenta que os arquiva.
Vocês desconhecem completamente como funciona uma câmara.
A câmara tem oficiais administrativos e técnicos para fazerem estas tarefas.
Não acusem quem não tem culpa

Anónimo disse...

Minha cara Adelina Capelo,

Não é uma invenção da oposição, é um facto verosímil, uma vez que o mesmo foi noticiado pelo Jornal do Barlavento!!! Depois da novela Viga D´Ouro, temos a novela Estudo de Impacto Ambiental de Vale Fuzeiros!

Ademais, a Sr.ª Adelina Capelo é muito "tapadinha", ou senão, quer nos fazer passar todos por estúpidos!!

Então, se não sabe, eu passo a ensinar-lhe: uma coisa é responsabilidade disciplinar, outra é a responsabilidade politica, ou seja, de quem dá a cara pela entidade municipal!

Ora, a confirmar-se que o Estudo de Impacto Ambiental foi extraviado, porque não acredito que tenha desaparecido sozinho, a responsabilidade disciplinar deverá necessariamente recair sobre algum funcionário ou agente administrativo, mas a responsabilidade politica, numa matéria tão delicada quanto esta de que estamos a falar e que aniquila os direitos e o bem estar das populações de Vale Fuzeiros, é inevitavelmente da Dr.ª Isabel Soares!

Anónimo disse...

Beaumarchais, tem toda a razão quanto aos tipos de responsabilidades, e é bom que as ensine à "pobre" da Adelina. Mas no caso "Viga d'Ouro" parece que a Sra. Presidente conseguiu arranjar umas responsabilidades disciplinares, sem a correspondente política...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve