O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia Mundial do Turismo

Desde 27 de Setembro de 1980, que a Organização Mundial do Turismo (OMT) celebra este dia como o Dia Mundial do Turismo.

Tal comemoração foi estabelecida pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em Setembro de 1979.

Na sua mensagem oficial para este Dia, que é celebrado em todo o Mundo no dia 27 de Setembro, o Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo defende que ‘o desenvolvimento do papel da mulher na sociedade, não só traz equilíbrio social, como fortalece as economias e as estruturas das sociedades’; segundo ele, ‘os desafios agora giram à volta de temas de como assegurar rendimentos justos, como aumentar a qualidade no emprego, de como criar boas condições de trabalho’, etc., temáticas que considera fundamentais para se atingir, em 2015, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e para se conseguir a igualdade sexual.

Neste sentido as turistas que chegarem esta quinta-feira a Portugal vão receber uma flor.
Esta foi uma das formas encontradas pelo Governo para comemorar o Dia Mundial do Turismo, sob o tema «O Turismo abre as portas às mulheres», escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). «Um gesto simbólico», como afirma o secretário de Estado do Turismo que acontecerá nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto. Mas não é tudo. A entrada nos museus nacionais será gratuita esta quinta-feira.

A nível internacional, o país escolhido para receber, este ano, as celebrações oficiais do Dia Mundial de Turismo foi o Sri Lanka, pela sua herança cultural, na qual as mulheres desempenharam um papel primordial.

Entretanto, no Algarve cuja economia depende no essencial do Turismo desconhecemos realizações tendentes à celebração deste dia.

Esperamos que tal seja resultado de informação insuficiente.

29 comentários:

Anónimo disse...

Podem chamar-me saudosista!
Mas eu tenho saudades da Junta de Turismo de Armação de Pêra e porque não dizer de Armação de Pêra de outras épocas. Especialmente porque existia uma harmonia entre o construído e a natureza.
A Junta de Turismo da altura, provavelmente sem os meios financeiros que hoje estão disponíveis foi a impulsionadora de uma estratégia de desenvolvimento, que na altura colocou Armação na rota do turismo de qualidade.
Hoje ainda perduram algumas das obras e as únicas que ainda podem ser fruídas pelos Armacenenses e pelos turistas que nos visitam. Destaco os arranjos dos espaços exteriores entre o hotel Garbe e o casino que foram construídos nessa altura, assim como a maioria dos acessos à praia.
A visita às grutas como produto turístico foi impulsionado pela Junta, adquiriu uma embarcação com motor fora de borda, e contratou a tripulação.
Passados quase 40 anos mais ninguém nesta terra pensou o turismo.
Neste dia em que se comemora o dia mundial do turismo proponho ao JJJ que no seu Blog descerre uma “lápide” virtual de reverência aquela gente que trabalhou sem nada receber em prol de Armação de Pêra.

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com este comentário...

Anónimo disse...

Eu, se fosse homem, protestaria por não receber um cravo à chegada a um desses aeroportos! Então isto é que é a igualdade sexual? Aliás, o termo está mal aplicado, porque esta, felizmente, não existe. É de desejar a igualdade de oportunidades dos dois sexos! Agora igualdade sexual? "Et vive la différence!", não concorda, Diderot?
Desculpem-me os armacenences, porque vivem essencialmente do turismo mas, para mim, a praia agora é que está boa: poucas pessoas e muitas gaivotas! Até dá para observar melhor as artes da pesca.

Anónimo disse...

Cara amiga de Armação,

L'homme n'est peut-être que le monstre de la femme, ou la femme le monstre de l'homme..

Contudo, " quand on veut écrire sur les femmes, il suffit de tremper sa plume dans l'arc-en-ciel et secouer sur sa ligne la poussière des ailes du papillon"...

Não me parece que existam homens que protestassem por não receber uma flor... São desígnios que só a Natureza saberá explicar...

O princípio da igualdade é tratar de igual forma aquilo que é igual e tratar de forma desigual o que é desigual, repudiando sempre quaisquer discriminações arbitrárias ou desajustadas... A igualdade de oportunidades para ambos os sexos é desejável! Mas, infelizmente, nem sempre é respeitada, designadamente, no que respeita ao acesso ao trabalho... Por outro lado, a diferença sexual é respeitável e enquadra-se perfeitamente no âmbito da intimidade da vida privada de cada um...

Também concordo consigo noutro aspecto, a praia de Armação torna-se mais admirável e apreciada na época baixa... menos pessoas e mais gaivotas... e os pescadores podem trabalhar mais à vontade...

João Soares disse...

O problema do Turismo são as premissas erradas que estão claramente antropocêntricas.Que custos estarão dispostas a suportar as pessoas que vivem em zonas de áreas protegidas e belas como era o Algarve e a Costa Vicentina para garantir o máximo de conservação da Paisagem?
A Paisagem tem um custo importante no imediato mas a médio e longo prazo o benefíco é ENORME, passando por soluções de conservação de energia e de água, planos de recuperação verde e urbanismo auto-sustentável.

João Soares disse...

O vosso blogue está no meu Dossier Agenda 21.
Abraços

Anónimo disse...

Tão saudosistas que andam agora. Antigamente é que era tudo bom.
Tudo o que está feito em Armação de Pêra foi mandado fazer pelos presidentes que passaram pela câmara antes da Dr.ª Isabel Soares.
Onde é que elas estão essas obras?
O grande melhoramento que foi feito em Armação e que ainda está na mente dos Armacenenses foi pensado e executado por uma cabeça muito esperta de um Sr. Presidente que certamente todos se recordaram.
Para resolver o problema do estacionamento que era crónico em Armação resolveu colocar parquímetros ao longo da Av. Beira-mar, parquímetros que nunca funcionaram e que acabaram por ser retirados para a sucata.
Quem terá beneficiado com este negócio, o facto é que todos os Silvenses pagaram e ninguém beneficiou a não ser…..

Anónimo disse...

Obrigado João Soares pela visita e por referenciar o nosso blog no seu Dossier Agenda 21.
Visitámos o seu Blog que não conheciamos e, permita-nos a opinião, consideramo-lo um excelente exemplo de participação e de cidadania.
Naquele seu Dossier, se assim o entender, preferiamos que nos referenciasse como CIDADANIA, sem prejuizo da referencia a Armação de Pêra se assim o entender.
A sua referência compensa a nossa participação.
Ficamos gratos!

Anónimo disse...

Dona Adelina Capelo, se é para dizer barbaridades, é preferível a Senhora estar calada!!! Será que a Sr.ª ainda não se apercebeu que os seus comentários ridículos são intragáveis?

Caso ainda não tenha percebido, as criticas que aqui tem sido feitas, são legitimamente dirigidas a quem está actualmente no poleiro, a Dr.ª Isabel Soares, mas não só, também a quem já lá esteve...

O sentimento armacenense é de desconfiança e de profunda revolta, porque todos aqueles que assumem o poder local em Silves, acabam sempre por esquecer Armação de Pêra ou enterrar mais ainda a nossa querida vila!!!

Para finalizar, fique sabendo que em Armação de Pêra a ideia reinante é que são os armacenenses que alimentam a maioria do bolo do orçamento municipal e os grandes investimentos e programas polis só são aplicados em Silves...

Armação de Pêra sempre ficou entregue aos construtores civis que procuram o lucro fácil e a Câmara disse se tem aproveitado, capitalizando receitas à custa da destruição e descaracterização da nossa vila...

Dona Adelina Capelo, volte para o seu tacho ou vá para a Voz de Silves mandar bitaites e pare de incomodar os armacenenses...

Anónimo disse...

Sra. Capelo, e eu a pensar que tinha desaparecido com o vulcão dos Capelinhos, lá para os seus lados! Cuidado com o que vomita, porque a Natureza às vezes castiga, como há 50 anos, vomitando fumos, cinzas e pedregulhos. Olhe não lhe caia algum na cabeça!
A propósito de notícias: a Sra. e a sua patroa tinham as quotas em dia para poderem votar hoje?

Anónimo disse...

Armacenenses,

São a força e a liberdade que fazem os homens virtuosos. A fraqueza e a escravidão nunca fizeram nada além de pessoas más. Está a chegar o momento de derrubar o despotismo demagógico do Regime Soarista...

Anónimo disse...

Russo, não gaste todas as energias as eleições são só em 2009 e nessa altura a vitória da Dr.ª Isabel Sores é certa, infelismente só vai poder candidatar-se a mais um mandato.
Até 2013 vocemecê gasta-se com tanta verborreia.

Anónimo disse...

Cara Adelina Capelo,

Não se preocupe, pois "la raison, le jugement, viennent lentement, les préjugés accourent en foule".

Já todos nós sabemos que barbaridades e futilidades são a sua imagem de marca, ao ponto de lograr ser tão ridícula, estapafúrdia e perniciosa quanto o Regime Soarista...

Devo dizer que, em regra, as mulheres têm bastante juízo, pois falam na devida altura, mas a Sr.ª Adelina Capelo constitui uma excepção a essa mesma regra, com o suplemento detestável de não saber se calar na devida altura...

Por outro lado, todos nós sabemos que verborreia, demagogia e populismo é lá com a sua protegida que lhe ofereceu o "tacho" no gabinete de acessoria de imprensa e propaganda ao Regime Soarista...

Anónimo disse...

E como é que Marques Pentes, já nas pontas dos pés para a dupla candidatura a secretário-geral do partido e 1º. ministro, saindo perdedor, vai continuar a proteger IS e, indirectamente, o "tacho" da Adelina?

Anónimo disse...

Estava mesmo a ver-se que o Marques Mendes não tinha "estaleca" para a liderança dos laranjinhas...

Senão vejamos, o homem teve a infeliz ideia de se sentar ao lado do Marques Guedes na Bancada Parlamentar... ou seja, quando o Marques Mendes se levanta para fazer uso da sua oratória, ficava ao nível da cintura do Marques Guedes que estava sentado ao seu lado e com a cabeça cortada pela câmara de filmagem... e quando era o Marques Guedes que se levantava e o Marques Mendes ficava sentado, só se via a careca deste, o que transmitiu sempre a ideia que o Marques Guedes trazia o filho mais velho para o Parlamento...

Estes erros crassos não passam despercebidos aos consumidores de resultados políticos...

Contudo, se no caso de Marques Mendes, tudo se resume essencialmente a um problema de falta de estatura para a liderança, no que toca à Dr.ª Isabel Soares, tudo se resume a mera incompetência, sonolência e demagogia...

Dona Adelina Capelo, os seus comentários são muito úteis neste blog, porque são ridículos, burlescos, degradantes, grosseiros e anedóticos... Acima de tudo, são o espelho máximo da degradação humana, uma vez que retratam aquilo que uma pessoa é capaz para conseguir um tacho junto de quem manda no município... A Dona Adelina Capelo faz-me lembrar um tal de Arthur Ligne da Voz de Silves, o qual, pretendendo lamber as botas ao Regime Soarista, só diz asneiras atrás de asneiras...

Anónimo disse...

Cuidado porque o que ganhou é´da estirpe da Isabelinha. A Câmara de Gaia é o municipios com maior défice. Será que para ganhar o partido a Isabelinha vai gastar ainda mais?

Anónimo disse...

Robespierre, o homem que a D. Adelina lhe faz lembrar, chama-se Artur Linha. "Arthur Ligne" é o seu nome artístico! Mas a arte tem-lhe rendido bastante!

Anónimo disse...

A Sr.ª Presidente só gasta o que é estritamente necessário.
Como certamente leram num semanário do último fim-de-semana a câmara de Silves não excedeu a sua capacidade de endividamento e não faz parte da lista elaborada pelo governo.
Não se preocupem com o défice da câmara de Silves que tudo será resolvido.
Para A Dr.ª Isabel Soares realizar os investimentos necessários ao concelho tem que recorrer ao crédito, assim se faz as estradas as escolas os parques de estacionamento, os arranjos exteriores e muito mais, investimento público que induz investimento privado e retorna aos cofres da câmara através dos impostos.
Quanto aos tachos só aqueles que tenho na cozinha!

Anónimo disse...

Bravo Adelina.....

Anónimo disse...

Aquilo a que tivemos oportunidade de ler no "Postal do Algarve" consubstancia mais um exemplo de demagogia e populismo puro e duro a que já estamos habituados por parte da Dr.ª Isabel Soares...

Essa Senhora Presidente fala, fala muito, mas quando é para fazer com qualidade e no interesse dos Armacenenses, nada faz... Na verdade, é uma especialista em fornecer desculpas esfarrapadas para não justificar o cumprimento das suas promessas eleitorais...

É verdade Dona Adelina Capelo, você que tem um tacho na Câmara, designadamente, no gabinete de acessoria de imprensa à Sr.ª Presidente, através do qual promove o culto do chefe, típico nos regimes ditatoriais, quando é que a Sr.ª e a sua Presidente vem varrer as ruas de Armação de Pêra, conforme prometera no mês passado!?? Ou será que estamos perante mais uma promessa a não cumprir!??

Anónimo disse...

Promessas é com a Dr.ª Isabel Soares, cumpri-las já é outra história...

À medida que a Dr.ª Isabel Soares permanece na liderança do concelho de Silves, Armação de Pêra vai desaparecendo no mapa turístico...

Anónimo disse...

Beaumarchais você tem mesmo jeito para escrever melodramas de ficção em vários actos.
A realidade do concelho de Silves e especialmente de Armação de Pêra mudou Há muito tempo.
O Sr está muito desactualizado relativamente ao que os Armacenenses querem. O tempo não volta para trás, não seja saudosista.
Fique descansado que a limpeza de Armação está garantida, não é necessária a vossa ajuda, se calhar nem sabem pegar numa vassoura.
Os incansáveis funcionários da junta dão conta do serviço!

Anónimo disse...

O nivel das apoiantes de Belinha É MUITO BAIXO!
Com esta gente Armação e o pais só pode esperar o pior.

Anónimo disse...

Adelina Capelo e Isabel Soares prometeram dar uma lição de civismo ao ir varrer as ruas de Armação de Pêra, e, agora, confrontadas perante o incumprimento de mais uma promessa, delegam competências e remetem responsabilidades para os funcionários da Junta de Freguesia de Armação de Pêra!!! Dona Adelina Capelo, a Senhora é o auge do ridículo e o espelha bem a competência deste executivo camarário!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez, Adelina Capelo destoa da banalidade através da seguinte afirmação: "A realidade do concelho de Silves e especialmente de Armação de Pêra mudou há muito tempo".

Quanto a Silves não sei, porque não resido nessa cidade, mas quanto a Armação de Pêra passo a questionar qual a realidade que mudou há muito tempo!??

É que a triste realidade de Armação de Pêra é a seguinte:

1) Prédios que não param de crescer como cogumelos e com um sentido estético aberrante que descaracteriza completamente a tipicidade que pertencia antigamente à Vila dos Pescadores!

2) Existem blocos de apartamentos a perder de vista, mas inexiste um único espaço verde!!!

3) Não existem equipamentos desportivos de uso colectivo que possam corresponder às necessidades e ao número de habitantes da vila!!!

4) Para quando a requalificação da baixa de Armação de Pêra, com o calcetamento das ruas da baixa que constituem o acesso à frente mar!!? Outra das promessas mirabolantes, cujo cumprimento continuamos a aguardar!

5) Para quando o novo espaço desportivo dos Armacenenses, já prometido há mais de 5 anos?

6) Para quando a requalificação da Fortaleza e do antigo Casino?

7) Para quando a construção de piscinas e de uma biblioteca municipal em Armação de Pêra?! Obras essas mais do que justificadas considerando o numero de habitantes existente em Armação de Pêra!!!

8) Para quando as obras de restauração das ruas interiores de Armação de Pêra? Pois, é muito bonito fazer uma via dorsal e publicitá-la com orgulho, quando, na realidade, ao circularmos no interior da vila deparamo-nos com buracos nas faixas de rodagem que mais parece que estamos num país do terceiro mundo!!!

9) Para quando a limpeza da sucateira existente junto ao campo de futebol dos Armacenenses?

10) Para quando a limpeza do Rio que vem desaguar esgotos junto à Praia Grande?

11) Para quando o fornecimento do equipamento mobiliário em falta na escola recentemente inaugurada?

É esta a realidade que mudou há muito tempo em Armação de Pêra de que fala a Dona Adelina Capelo?!?

Se não há dinheiro para cumprir promessas, é preferível estar calado, ou pelo menos ter a humildade de reconhecer que não é possível cumprir aquilo que se prometeu!!!

Bem, imagino que, perante tantas promessas não cumpridas e continuando a destruir a vila incessantemente com blocos de prédios, a Dr.ª Isabel Soares vai guardar pelo menos uma "obrazinha" para quando forem as eleições, de modo a comprar alguns votos com mais doses industriais de demagogia e de populismo!!!

Anónimo disse...

Em resposta ao russo tenha a dizer o seguinte:
1. A estética dos edifícios é da responsabilidade do Senhores Arquitectos, são eles os responsáveis pela arquitectura dos edifícios construídos em Armação, se quer pedir responsabilidades tem que pedir aos autores dos projectos e não à Sr.ª Presidente;
2. Existem espaços verdes em Armação de Pêra aconselho-o a consultar o goolgle earth e vai verificar que tenho razão;
3. O calcetamento das ruas da vila iniciou-se no primeiro mandato da Dr.ª Isabel Soares e vai continuar;
4. O complexo desportivo está previsto no plano de pormenor de Armação de Pêra, que aguarda rectificação do governo;
5. Será que as piscinas são o investimento mais importante a fazer na nossa terra?
6. Foram investidos vários milhões de euros em arruamentos na freguesia de Armação, a freguesia não é só Ávila é algo maior, mas certamente compreende que a via dorsal foi uma via estruturante para o desenvolvimento desta terra;
7. O terreno junto ao campo do Armacenense é propriedade privada, não cabe à câmara actuar em terrenos privados;
8. A escola está a funcionar e em muito melhores condições que no antigo edifício pergunte aos professores, aos alunos e aos seus encarregados de educação e obterá a resposta;
9. Fique também descansado que se vão realizar mais obras até 2009.

Anónimo disse...

Não seja ridícula Dona Adelina Capelo:

1) A estética dos edifícios pode ser da responsabilidade do Senhores Arquitectos, mas quem aprova os Projectos de Arquitectura e difere as licenças ou autorizações de construção é a Dr.ª Isabel Soares!!!

2)O único espaço verde existente em Armação de Pêra é o jardim do mini golfe que não é da autoria da Dr.ª Isabel Soares... fora esse que já se encontra quase ao abandono, não existe mais nenhum... A Dr.ª Isabel Soares prometeu que iria haver mais espaços verdes em Armação, mas, da sua autoria, só mesmo o betão...

3) O calcetamento das ruas da baixa da vila de Armação de Pêra está por finalizar há vários anos... o que revela negligência ou displicência do executivo camarário liderado pela Dr.ª Isabel Soares na resolução do assunto!!!

4)A previsão do complexo desportivo no plano de pormenor de Armação de Pêra, que aguarda eventual ratificação do Governo, não é sinonimo de obra realizada pela Dr.ª Isabel Soares...

5) As piscinas e a biblioteca municipal são um investimento mais importante do que o realizado em Silves, uma vez que Armação de Pêra não pode ser só e apenas praia, e por outro lado, o numero de habitantes da vila, bem como os turistas que a visitam, justifica a realização dessas mesmas obras! E não refira Armação de Pêra como sendo a sua terra, porque a Adelina Capelo não é armacenense, nunca o foi e nunca o será...

6) A Dona Adelina Capelo diz que foram investidos vários milhões de euros em arruamentos na freguesia de Armação, mas eu só vejo a Junta de Freguesia de Armação de Pêra a tapar buracos das ruas interiores com areia!!!

7) Relativamente ao campo dos armacenenses, o terreno poderá ser propriedade privada, mas, nesse caso, competia à Dr.ª Isabel Soares accionar os mecanismos legais para efectuar uma expropriação!!! Ao tempo que a novela perdura, e considerando a inacção da Dr.ª Isabel Soares, já se percebeu que ali vão crescer mais prédios com o beneplácito da Sr.ª Presidente...

8) A escola não está a funcionar em pleno, são essas as criticas que tem sido feitas por professores e encarregados de educação!!! Senão vejamos, nem a cantina funciona...

9)Que vão ser realizadas obras na altura das eleições autárquicas, isso não tenho dúvidas, uma vez que se trata de um meio propagandistico de demagogia barata...

E é esta a triste sina de Armação de Pêra...

Anónimo disse...

sobre a cabeça inexpugnável do caótico se inscreve o discurso da aparente impossibilidade.
assim se movem os dias. ao sabor do saber calar. ressalvar apenas o que já foi belo. o que ninguém pode apagar.

Anónimo disse...

O turismo continua a ser o que Deus nos deu e o que nos quizer dar.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve