O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A BANHOS NO ESGOTO....

Por recomendação de uma visitante do blog (Obrigado F.S.) postamos um texto publicado na imprensa algarvia sobre a nossa praia.
Infelizmente o facto noticiado é sobejamente esclarecedor sobre o conceito em que a Senhora Dra Isabel Soares e a autarquia que superiormente dirige têm este património natural e activo económico, assim como evidencia a qualidade das politicas que (não) empreende para Armação de Pêra. Esperamos sinceramente e até com politicas à parte, que esta gestão Camarária termine o seu mandato e não volte mais! Armação de Pêra agradeçe e os cidadãos, daqui e de fora, também.

Praia em Armação de Pêra mais uma vez foi vítima da «água suja»

«Acho uma situação vergonhosa. Todos os anos vem desaguar à praia esta porcaria», contou, indignada, Maria de Carvalho, uma das muitas turistas que, nos meses quentes de Verão, escolhe a Praia do Barranco do Olival, em Armação de Pêra, para ir a banhos.

Mas nem sempre os banhos são aconselhados. Na terça-feira passada, a ribeira do Barranco do Olival, que vai desaguar à praia, estava cheia de água suja, negra e com um cheiro desagradável, especialmente junto à estação elevatória de esgotos, situada na margem direita do Barranco do Vale de Olival, no vizinho concelho de Lagoa.

A causa, segundo Paulo Abreu, outro turista que há mais de dez anos faz praia em Armação de Pêra, é a falta de capacidade da estação elevatória que faz descargas para a linha de água.

«Na madrugada de segunda para terça-feira, ouvi o alarme da estação elevatória, que é sinal de que a estação perdeu a capacidade e fizeram descarga para linha de água», contou Paulo Abreu.

Segundo este veraneante, no dia seguinte, «a ribeira ficou cheia de água suja e a cheirar mal». Uma situação que, como frisou, acontece todos os Verões, há mais de 12 anos.

O problema torna-se mais grave, uma vez que a água da ribeira vai desaguar directamente na praia, situada no extremo ocidental de Armação de Pêra, e que se estende também pelo concelho de Lagoa.

«Antigamente, o areal era diferente, era maior. Agora, desde o ano passado, o mar sobe e faz ligação com a ribeira, trazendo toda essa porcaria para o areal», queixou-se Maria de Carvalho, que todos os anos traz os seus netos para esta praia.

Paulo Abreu, nessa mesma terça-feira, entrou em contacto com a Câmara de Silves a reportar o acontecido.

Foi informado de que «não tinha havido nenhuma descarga da estação elevatória e que eram águas pluviais», explicou.

O «barlavento» entrou também em contacto com a autarquia silvense nesse mesmo dia. Rogério Pinto, vice-presidente da Câmara de Silves, explicou que a estação elevatória está «dentro do concelho de Lagoa» e que a «responsabilidade da estação elevatória é da Águas do Algarve», frisando que não tinha conhecimento de terem sido feitas descargas na linha de água.

O vice-presidente da autarquia silvense sublinhou que «toda a rede de esgotos de Armação de Pêra está a ser dirigida para a ETAR próxima da Lagoa dos Salgados que também não tem capacidade», relembrando que a freguesia de Armação «durante o ano tem cerca de 3000 pessoas e no Verão passam a 120 mil».

O autarca explicou também que «este problema poderá ficar resolvido quando for construída a ETAR na Guia, que servirá Silves, Albufeira e Lagoa».

Também na terça-feira, o «barlavento» contactou a empresa Águas do Algarve, responsável pela estação elevatória, que explicou que só em caso de avaria aquele equipamento faria uma descarga, o que, garantiram, «não foi o caso».

Ora, se a origem das águas sujas da ribeira não eram as descargas da estação elevatória, de onde viriam então?

Segundo a Águas do Algarve, «desconhece-se a origem destas águas, embora se tenha conhecimento da existência de escorrências para a linha de água, de colectores pluviais, existentes a montante da estação elevatória».

A mesma entidade acrescentou que «estas escorrências, ao estarem retidas no leito da ribeira, por longos períodos durante o Verão, poderão justificar o aspecto que possuem», ressalvando que «não se tratando de águas residuais, mas sim pluviais, estas escorrências não deverão ter qualquer impacto em termos de saúde pública».

Ainda assim, no dia seguinte ao contacto do «barlavento», na quarta-feira da semana passada, segundo alguns moradores da zona, «um limpa-fossas e máquinas da Câmara de Silves estiveram a limpar a água».

No entanto, na quinta-feira voltou a aparecer novamente água suja na ribeira, «que era um sinal de nova descarga», porque, segundo contou Paulo Abreu, «não tinha chovido».

Este munícipe contactou novamente a Câmara de Silves, dizendo que, «como cidadão, tenho direito a ter qualidade de vida». Na manhã de sexta-feira, contou, «vieram umas máquinas da Câmara e aterraram a linha de água».

Esta solução parece resolver o problema por algum tempo, mas, como frisou Paulo Abreu, a situação arrasta-se «há 12 anos». «Fico revoltado porque, além da falta de qualidade de vida, dá uma péssima imagem ao Algarve e ao nosso turismo», rematou.

Texto de Mara Dionisio, in Barlavento Online
7 de Setembro de 2007

14 comentários:

Anónimo disse...

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves remete responsabilidades para as Águas do Algarve; as quais, por sua vez, remetem responsabilidades para a Câmara Municipal de Silves... aqui está um imbróglio que dá azo a um conflito de atribuições e competências negativo com consequências nocivas no bem estar e qualidade de vida dos armacenenses e dos turistas...

Mas, uma vez que Armação de Pêra não é uma vila igual às outras, sim, porque temos o privilégio de ter uma Sr.ª Presidente que se disponibiliza, através do fantoche do seu regime, para varrer ruas, então certamente que vai também limpar a ribeira e a praia para evitar a degradação do ambiente natural de Armação de Pêra!!!

Pessoal, já repararam que o fantoche já não sabe para onde disparar as suas atordoadas?!? É que o tipo tem levado tanta porrada que já anda todo atrapalhado!!! lol

Anónimo disse...

Mais um exemplo paradigmático de que Armação de Pêra fará sempre parte do Terceiro Mundo enquanto a Dr.ª Isabel Soares se mantiver no poleiro...

Anónimo disse...

Será que o mentor do fantoche e a Dr.ª Isabel Soares vão também varrer a ribeira e a praia?!?

Já agora, para quando é que a Dr.ª Isabel Soares, o Fernando Santiago (que fez obra em Armação de Pêra ao mandar calcetar o passeio à frente do bar do filho para criar uma esplanada e tirando m2 à faixa rodoviária) e o fantoche vão varrer as ruas de Armação de Pêra?

É que não obstante os querer ver longe dos centros de decisão da vida local, não me importo de os ajudar, já que por uma vez que se predispõe a fazer alguma coisa oportuna por Armação de Pêra, vale a pena o esforço...

Anónimo disse...

Essa "maltosa" nunca fez nada de muito inteligente por Armação de Pêra, pelo que não é agora que o irão fazer...

De acordo com as minhas previsões, só estou a ver a Dr.ª Isabel Soares a varrer as ruas de Armação de Pêra quando for para se rebaixar e implorar pelos nossos votos, mas isso só lá para altura das próximas eleições, porque desde as últimas e até lá já se esqueceu que Armação de Pêra também faz parte do concelho de Silves!

Anónimo disse...

Para falar verdade é necessário conhecer os assuntos o que na verdade V.Ex.as desconhecem.
Mais uma vez chovem atuardas sobre a Câmara de Silves e a sua presidente sem qualquer justificação.
Neste caso se existiu um problema com as bombas e o esgoto saiu para a ribeira a culpa não foi da câmara de Silves.
A responsabilidade da gestão daquele sistema é da empresa águas do Algarve uma empresa pública do estado cuja administração é nomeada pelo governo.
A estação das bombas está situada no concelho de Lagoa porque serve para os esgotos duma parte desse concelho.
Infelizmente as águas escorrem para o ponto mais baixo causando problemas a Armação de Pêra.
Os serviços da câmara de Silves sem perguntarem de quem é a culpa actuaram de forma exemplar resolvendo um problema que a todos afectava.

Anónimo disse...

Os serviços da Câmara Municipal de Silves resolveram o problema?!? Passei por lá anteontem e o problema do charco imundo persiste, ou seja, continua por resolver... pelo que a actuação da Câmara de Silves não foi para resolver o problema definitivamente, mas apenas jogar areia para os olhos das pessoas a ver se calava pelo menos os turistas...

Anónimo disse...

Volto a repetir: A Adelina Capelo é o fantoche do Regime Soarista ou o Bobo da Corte da Rainha Isabel Soares?!?!?

Anónimo disse...

Não digas asneiras jack

Anónimo disse...

Se essa limpeza se realizar, até eu vou dar uma ajudazinha, nem que seja para ver a D. Adelina e a Dra. Isabel Soares levantarem voo montadas nas vassouras....

Anónimo disse...

Tava a reinar Johny Deep, afinal de contas o ambiente aqui no blog tá muito tenso...lol...

Banhos nos esgotos, isso não é novidade nenhuma para as gentes de Armação, pois quem não se lembra do desaguamento do Rio junto à Praia Grande com aquele cheiro de água podre e repleto de micro-organismos sedentos para devorar turistas e armacenenses...lol...

Adelina Capelo para quando é que está prevista a limpeza geral de Armação de Pêra?!? Já há datas acordadas? Confirma-se a presença da Dr.ª Isabel Soares para dar o exemplo à população? E o Sr. Fernando Santiago também vai varrer? Ou sempre se confirma que mais uma vez foi uma falsa promessa?

Anónimo disse...

Força, que eu também levo as minhas vassouras e as minhas poderosas magias!!!

Anónimo disse...

Então Dona Adelina, para quando é que ficou marcada essa limpeza geral a efectuar em Armação de Pêra com a Dr.ª Isabel Soares?!?

Estou a ver que a Dona Adelina falou tanto que deixou a Dr.ª Isabel Soares em má posição, porque a mesma não deve estar com apetites de varrer Armação de Pêra... sobretudo quando está em causa alguém que nunca se preocupou com a vila, nomeadamente em questões de ambiente e bem estar dos cidadãos!!!

Anónimo disse...

Este silêncio da Adelina Capelo é deveras comprometedor, pois indicia fortemente que a Dr.ª Isabel Soares não vai participar na limpeza geral de Armação de Pêra que supostamente estaria a ser organizada pelo fantoche... Tudo não passa de propaganda politica balofa!!!

Anónimo disse...

A Adelina meteu o rabinho entre as pernas e eclipsou-se. Paz à sua alma...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve