O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 12 de junho de 2010

Tomatada: Correcções à posteriori...


Na sequência do comentário do Dr. Manuel Ramos ao nosso último post e por lhe reconhecermos certo fundamento, decidimos, nessa parte, reescrever o texto no respeito mais escrupuloso pelo papel que fizemos caber involuntariamente ao ex-vereador nos factos invocados.Assim:

Círculos habitualmente conotados com a CDU por seu turno, defendem publicamente, em linhas gerais, a aquisição invocando quer a eficiência dos serviços pela via da concentração dos mesmos na fábrica dos tomates, quer a desmobilização de património que já é desnecessário ou que se tornará, com a aquisição, desnecessário, a qual compensaria o preço a disponibilizar.

Já quanto ao preço e ao financiamento, daí lavam, prudentemente, as suas mãos, entendendo não dever comentar o preço, apesar de o considerar um pouco exagerado, defendendo dever por isso ser, o imóvel e a sua recuperação e adaptação, adequadamente avaliados, por técnicos da CMS que para tanto são competentes e o financiamento explicado.

A posição dessa corrente de opinião tida por próxima da CDU, de uma racionalidade económica elementar se tudo à sua volta fosse um deserto, atende deliberada e exclusivamente à utilidade instrumental do equipamento, deixando uma nota de calmaria, embora descontextualizada da crise no imobiliário, com o resultado da venda dos equipamentos substituídos.

Um pouco como o comandante do Titanic quando mandava a orquestra continuar a tocar, apesar do inelutável naufrágio em curso.

Aliás justificando tudo o que o Blog Penedo Grande, na ponderação sensata a que habituou os seus visitantes, depois de uma introdução devastadora sobre os flops da gestão Isabel Soares, produz por meio duma enumeração irónica de vantagens ridículas da aquisição em causa, reduzindo-a a um verdadeiro despropósito e apodando de verdadeiramente escandalosa a inversão de posição politica da CDU, a verificar-se no momento da verdade, que passaria, a confirmar-se, da crítica acérrima, mas séria, da gestão soarista a”branqueadora” da sua continuidade.
______________________________

Post scriptum:

Como resultaria de uma leitura um pouco mais atenta, o paragrafo que sintetiza a opinião veiculada pelo senhor Dr. Paulo Silva(que agora se repetiu (sic) apenas sublinhando as expressões que a tornam hipotética) não invoca nem expressa, nem tacitamente, a opinião do Dr. Manuel Ramos, razão pela qual não pode o mesmo sentir-se apodado de branqueador da continuidade da politica soarista, até porque não sendo, como sabemos e diz, hoje, vereador da C.M.Silves, não pode objectivamente agir em consonância ou dissonância com tal politica.

Branqueador dessa politica será, em nosso entendimento, o voto favorável da CDU, a confirmar-se, como o Dr. Paulo Silva refere suspeitar.

Por fim, permanecendo num contexto Kantiano recordamos que os juizos sintéticos a priori são possiveis porque existe uma faculdade da razão - o entendimento - que nos forneçe categorias a priori - como causa e efeito - que nos permitem emitir juizos sobre o mundo. Aliás, dizemos nós, que ainda bem, pois se assim não fosse as opiniões ficariam só para alguns.

Recorde-se que, ainda segundo Kant: Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.

4 comentários:

Massena disse...

Os Dr.s da politica do concelho, partidários ou apartidários, falam muito, mas pouco fazem! Os responsáveis por tudo isto: 80% para a Dr.ª Soares e 20% para os Drs. da Oposição!!!

Maria da Luz disse...

20% para a D. Isabel Soares não lhe parece exageradamente pouco?

Sr. J.J.J., que "arraso" este seu reparo,os meus sinceros parabéns.

Anónimo disse...

A. de Pêra: Praias sem vigilância
Três zonas balneares de Armação de Pêra, em Silves, no Algarve, concessionadas à junta de freguesia local, estão sem vigilância. O comandante da Capitania de Portimão, Cruz Martins, garantiu que a vigilância está a ser assegurada pelos nadadores salvadores das concessões vizinhas e em breve a situação deve ser normalizada

Paulo Silva disse...

Caro JJJ,

Não sou Dr. nem Doutor... e reitero que desconfio fortemente que vem ai apoio da CDU ao negócio da Fábrica do Tomate. Oxalá me engane.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve