O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Armação de Pêra: Marchas em Noite de S. João!









2 comentários:

Anónimo disse...

Câmara de Silves promove reunião sobre Alicoop com administração, trabalhadores e partidos


Trabalhadores da Alicoop na manifestação contra o desemprego, em Faro
A Câmara de Silves, em reunião tida na manhã desta sexta-feira, deliberou por unanimidade agendar uma reunião com os representantes da Administração, Trabalhadores e Fornecedores do Grupo Alicoop, a Governadora Civil de Faro, o presidente da AMAL e com os representantes algarvios de todos os partidos políticos (deputados e líderes distritais).

A reunião terá lugar no próximo domingo, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves.

Esta decisão foi tomada após a Câmara ter sido informada pelos representantes da Administração, Trabalhadores e Fornecedores de que a Comissão de Insolvência se reunirá dia 30, para tomar uma decisão final e que «tudo aponta para que mais um plano apresentado para viabilizar a empresa seja rejeitado, sendo o passo seguinte a abertura do processo de liquidação».

A presidente da Câmara e os vereadores «manifestaram a uma só voz a sua solidariedade para com todos os que estão envolvidos neste processo, sobretudo com os trabalhadores e fornecedores, destacando que em causa estão não apenas os cerca de 500 postos de trabalho diretos, mas muitos mais empregos, já que as empresas que fornecem o Grupo, caso este venha a ser definitivamente inviabilizado, dificilmente poderão manter todos os trabalhadores no ativo», salienta a autarquia em comunicado.

«Há que unir esforços e pressionar quem tem o poder de decisão no sentido de se resolver esta situação, porque o que está em causa é o interesse público», disse Isabel Soares, presidente da Câmara.

«Os trabalhadores da Alicoop para nós têm cara! Nós conhecemos quase todos os que lá trabalham e há laços afetivos grandes, que mexem com qualquer um de nós e isso leva-nos a querer lutar com toda a força para salvar estas pessoas», reforçou Rogério Pinto, vice-presidente da autarquia.

Lizete Romão, vereadora eleita pelo PS e os restantes vereadores eleitos por este partido (Fernando Serpa e Mário Maximino) salientaram esta união de esforços e opiniões: «Vemos que os Sindicatos, que muitas vezes têm dificuldade em chegar a acordo, neste caso são unânimes na necessidade de viabilizar este Grupo. Faremos o que for necessário para apoiar estas pessoas e iremos onde tivermos que ir, nem que seja à União Europeia».

Rosa Palma, vereadora eleita pela CDU, destacou a necessidade imperiosa de defender estes trabalhadores: «Todos os partidos devem tomar uma posição clara e pública quanto a este tema, porque estão em causa os postos de trabalho e as vidas de muitas centenas de famílias».

A presidente e vereadores da Câmara de Silves vão ainda solicitar uma reunião ao Presidente da República, na qual deverão estar presentes todos os elementos do grupo anteriormente descrito (Câmara, Governadora Civil, representantes distritais dos Partidos e representantes da Alicoop):

Decidiram ainda enviar uma «súmula da situação e do documento do Plano de Recuperação da Alicoop para o Presidente da República, primeiro-ministro, ministro da Economia e todos os líderes partidários».

A Câmara vai também «solicitar uma reunião à Comissão Parlamentar ligada à Economia», bem como «uma reunião de emergência com a Administração da Caixa Geral de Depósitos».

A autarquia termina frisando que «todos manifestaram total disponibilidade para tomar outras medidas e desenvolver outras iniciativas, no sentido de pressionar quem de direito a aprovar o Plano de Recuperação do Grupo Alicoop».

Massena disse...

os comentários dos senhores políticos locais é pura demagogia...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve