O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

RELATIVIDADE ! PORQUE NÃO???

Folheando o " Expresso” e, ou, o "Diário Económico" vamos constatando um conjunto de razões para não aprofundarmos a depressão, as quais, não devendo deixar ninguém feliz, até porque entre os países em questão encontram-se grandes clientes de Portugal), constituem indicadores, por um lado da nossa dimensão (ínfima), mas também e por isso mesmo, que deixam claro que, quer o pais quer a nossa banca e a grande maioria dos seus clientes(todos nós), não entraram em “grandes cavalarias”!
E, desse modo, não ficámos expostos em demasia aos activos tóxicos e às suas consequências.

Razões suficientes, apesar de tudo, para nos sentirmos, relativamente, menos mal...

O que é certo é que a União Europeia está a preparar um pacote financeiro de ajuda específica para quatro países da Europa: Reino Unido, Espanha, Grécia e Irlanda.
A Razão é que, quer o endividamento externo quer o défice público, poderão pôr em causa a estabilidade do Euro !!!

A Islândia, o país mais rico do mundo, como diziam os analistas económicos e as agências de rating, antes do descalabro, pos termo a todos os seus pagamentos internacionais, entrando então em bancarrota.

O país recorreu ao FMI (como muitos dos países de África) que aprovou um auxílio de mil milhões (o país tem menos de 500 mil habitantes).

No entanto, com esta verba o país apenas poderia pagar dívidas até ao meio de 2010 ! A moeda (coroa) caiu mais de 70%. A economia que vinha a crescer em média 6% ao ano, este ano irá cair 10%.

O endividamento público é superior a 200% do PIB.

A Irlanda, o apelidado tigre celta, cujo exemplo fomos insistentemente empurrados para seguir, a pretexto de milagroso, também se esboroou!
Conclui-se agora que além de uma bolha no imobiliário a sua política de endividamento externo para equilibrar as contas públicas, necessário para financiar o Estado, porquanto assentou muito da sua politica de desenvolvimento na captação do investimento estrangeiro através de uma redução substancial de impostos às empresas, opção que se revelou fatal para a receita.
Resultado: a economia que cresceu em média cerca de 7% (um milagre), agora irá ter um crescimento negativo de 9% (o maior da UE !) e prevê-se que , para o ano, haja uma nova contracção de cerca de mais 3% !!!
O défice público está este ano em 12% (!!!) e, para o ano atingirá cerca de 15,6% !!!.
Consequência: o Governo teve que aumentar impostos, em tempo de crise global, quando seria apropriado fazer o contrario.

A Espanha, cuja performance nos “envergonhava”, cresceu em média acima dos 3%!
Mesmo assim, antes da crise, o melhor índice de desemprego que conseguiu na última década foi de 8,3% (!!!), o maior da UE.
As suas contas públicas, que habitualmente tinham um superavit (graças à gestão do Aznar que preferiu ter contas equilibradas e milhões no desemprego, politica típica da Direita), vai este ano atingir um nível de 10% negativos ao mesmo tempo que o desemprego irá atingir cerca de 20% !!!.

O Japão tem uma dívida externa de 170% do PIB.

Os 4 maiores na Europa têm endividamentos superiores a 100% do PIB.

Parece que afinal, dadas as circunstâncias, não estamos tão mal como parece: o nosso nível de dívida externa está nos 65% do PIB e prevê-se estar ao nível de 85% no próximo ano (inferior à Alemanha, França, Reino Unido e Itália - só para falar nos grandes).
O défice público estará nos 5,9% ( a média europeia estará nos 6,5%).
O desemprego estará perto dos 10% (a média europeia estará perto dos 9%).

Diz o povo que: com o mal dos outros, podemos nós bem, no entanto cremos que, em termos relativos, deveríamos tolerar a depressão nessa mesma medida, isto é com relatividade,já que, por natureza, não sabemos evitá-la!

9 comentários:

amigo do coração disse...

Belinha após ler num jornal da nossa terra que uma casa de alterne alemã promete «serviços ilimitados» por 70 euros pensei cá para comigo aqui está uma oportunidade que a minha amiga podia aproveitar para trazer a Armação muitos moços durante o inverno e assim trazia mais negócio e felicidade a muita gente e rentabilizava as obras que por cá continuam, para desgraça dos comerciantes e de quem nos visita e cá mora.

Seria uma coisa em grande a gerência do negócio ficaria a cabo da cadeia de casas de alterne Pussy Club, que abriu em Junho na Alemanha ao que eu li com muito sucesso.

Não necessitavas de importar mão de obra porque ela já cá está em abundância, juntava todas as meninas que por cá tem os seus negócios artesanais. Com marketing adequado e nisso tu és boa, passávamos a ter por cá uma coisa em grande, uma multinacional que promoveria o negócio em toda a União e assim turistas não faltariam.

Já viste que se por 70 euros, os clientes tiverem direito a «serviços ilimitados» até que podias dar outro uso ao “apoio” de praia, até já estou a ver o néon a acender e a apagar e as filas de moços à espera.
Para que a Lisete não contesta-se a tua ideia podias levar a secção de câmara não como casa de meninas mas qualquer coisa como Museu do Sexo, com rentabilidade assegurada e certamente com muitas receitas para gastares na tua cidade.

adelina capelo disse...

Com essas brincadeiras deviam ser todos escomungados!!!!!!!!!!!!!

prof. disse...

com s?

O Fecundador incansàvel disse...

VIVA...até que enfim alguém tem uma ideia boa para Armação!...uma casa de Putas,nada melhor para ajudar a combater o stress e a tristeza do Armacenenses.
O preço até é tentador ,cerca de 15% do ordenado minimo nacional!?
Por favor Sra.Presidente avançe com este projecto,vamos transformar Armação na Amsterdam à beira mar.
Gajas para trabalhar não faltam,
até gajos para levar na peida hà aos montes em Armação...
Hà muito tempo que visito este blog,e nunca tinha visto uma ideia tão boa.
O local ou os locais disponiveis são muitos,como por exemplo o Casino,a antiga escola primària,o antigo mercado etc...Força Dra.,a malta quer é cobrir,e vai ver que os votos disparam a uma velocidade incrivel,não se esqueça que a unica coisa que move a mente do homem é quando lhe tocam na carteira,na cerveja e na gaita!

adelina teia na cona disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Fecundador incansàvel disse...

Amigos Armacenenses vamos todos à Câmara pedir uma casa de pêgas como deve ser para Armação...chega de gajas rascas!!!...queremos qualidade!!!...queremos "lavadinhas" e "perfumadas"!!!...chega de badalhocas e ranhosas!!!...sò hà Brazileiras,Russas e Ukranianas...queremos Suecas,Holandesas e Dinamarquesas...não hà voto se não hà qualidade.

Aonde està o Amor està a boa vontade...dêm-nos Amor que nòs votaremos com vontade...Chega de trastes,com roupas baratas e mal maquilhadas.

Vamos protestar em frente à Câmara para melhores condições sexuais para os Armacenenses.

HOMENS...todos juntos venceremos!!!

Anónimo disse...

Será um projecto fracassado, por colidir com fortes interesses instalados. Irá aparecer um qualquer parecer jurídico, fundamentado ou não, que deitará por terra as vossas intenções.
Jurista

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo anterior,os interesses instalados(usufruem dos serviços em questão gratuitamente)iriam manifestar-se fortemente contra.Os fundamentos sempre os arranjam,respeitando a realidade ou não.

M. Pinto disse...

É simples, basta pedir um parecer à PLMJ! custa talvez uns 50 mil euros, mas são os municipes que pagam, não é ela...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve