O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 12 de abril de 2009

CRISE: ELES E NÓS, AFINAL TÃO PARECIDOS


O Diário Económico falando sobre Portugal diz que o nosso pais se encontra, de entre as economias mais endividadas, em 20º lugar, o que é preocupante!

Este titulo sugere um dramatismo grande que sabemos ter alguma justificação. No entanto, lendo o artigo, ressaltam-nos informações comparativas que não deixam de ser curiosas:
Portugal encontra-se com uma dívida equivalente a 65% do PIB.
Este nível é equivalente ao da Alemanha que se encontra em 21º lugar!

Na União Europeia, por exemplo, os piores são a Irlanda (ex-milagre económico), e Grécia que se encontram quase na bancarrota (dívida externa acima dos 100% do PIB) estando a União Europeia a estudar um pacote específico de estímulo para estes dois países a fim defender a estabilidade do euro!

Ainda piores que Portugal, para além da Alemanha, Irlanda e Grécia estão ainda os países de leste, França, Itália e Espanha (os tais que nos davam 10 a zero!), para não falar do Japão (com 170% !!! do Pib) e ainda os EUA !!

Por outro lado os países escandinavos (que se julgavam o paraíso na terra), estão com uma recessão económica 1,5% acima da de Portugal!

Afinal temos vivido de mitos!
Todas estas economias eram uma maravilha porque viviam na economia virtual criada pelos activos financeiros tóxicos e criativos que agora deram o berro!

Ou seja, nem eles são tão espertos como pensávamos, nem nós éramos tão estúpidos como pensávamos !

Em qualquer dos casos, a coisa está preta e o turismo Algarvio bem pode deitar contas à vida!

3 comentários:

adelina capelo disse...

Para quem não leu a entrevista da nossa presidente aqui vai uma parte

Creio que, olhando para o que foi feito e comparando com o que existia antes de eu ter tomado posse, a diferença é bem evidente: Silves era um concelho parado no tempo, estagnado, com índices de desenvolvimento baixíssimos. Podemos, por exemplo, ter em consideração número de contadores de água como um dos índices que comprova este crescimento: em 1998, ano em que assumi a presidência da autarquia, existiam 12 mil contadores e actualmente temos mais de 36 mil equipamentos destes instalados, o que reflecte uma preocupação grande dos executivos por mim liderados, com a criação de infra-estruturas básicas de apoio à população (anteriormente inexistentes!), como seja a criação de uma extensa e eficiente rede de saneamento público e de distribuição de água. Também no que toca às acessibilidades muito foi feito e nesse sentido, talvez as obras mais emblemáticas sejam a Via Dorsal em Armação de Pêra, a via de ligação entre os concelhos de Silves e Albufeira e a remodelação da estrada que liga Silves a Armação de Pêra, para além de centenas de caminhos que foram abertos, alargados, pavimentados… Em termos de equipamentos, nunca nenhum Presidente de Câmara deixou tantas infra-estruturas de apoio à comunidade, quer em termos culturais, quer em termos desportivos, educacionais, de saúde, etc. Fizemos escolas, pavilhões polidesportivos, piscinas municipais, Biblioteca Municipal, silo de estacionamento, apoiamos a saúde e os mais velhos através de programas como o Desporto Sénior e estamos para abrir o Museu do Trajo e o Museu do Lagar, entre tantos outros… Silves está mais bonita, com espaços ajardinados, uma beira-rio atraente e onde se pode passear, com equipamentos para crianças, jovens e idosos, depois de toda a intervenção do Programa Polis. Também o Castelo tem outro rosto, estando agora, mais perto, daquilo que terá sido nos seus dias de maior gloria, quando Al-Mut’amid por ali passeou… Messines tem diversos espaços novos (como o jardim em frente à Escola E. B. 2, 3) e terá outros, brevemente, como uma nova escola e um novo Museu… Armação de Pêra tem a tão desejada recuperação da frente de mar em franco avanço, obra que durante anos foi pedida pela população desta vila… O concelho não é igual e nunca mais será o mesmo, pois entrou-se numa dinâmica de avanço, de progresso, de mudança, que tem introduzido o desenvolvimento e o crescimento em todas as freguesias.

Adelino Caspa no Pelo disse...

Muitos contadores de água fruto da politica de urbanismo e betão assassina da Dr.ª Isabel Soares!! Pena que ela não tenha explicado a natureza da taxa do corte e restabelecimento de água que a Dr.ª criou para este ano!!! Muitas escolas, pavilhões, uma biblioteca e piscina construídos com o dinheirinho do contribuinte europeu, assim qualquer um conseguiria o mesmo!!! Quanto a Armação de Pêra, ninguém pediu mais um restaurante de snack no areal da baia de Armação... Em suma, um mandato digno da Dr.ª Isabel Soares.

Adelina Sem Pelo disse...

Realiza-se no dia 15 de Abril, pelas 21 horas, na sede do Clube de Futebol "Os Armacenenses", em Armação de Pêra, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Silves que tem como Ordem de Trabalhos:
1º Período
- Audiência ao Público
2º Período
Ordem do Dia
2.1. Análise sobre a construção de um apoio de praia na Praia dos Pescadores em Armação de Pêra

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve