O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

GAIVOTAS AVES SIMPÁTICAS…

Com conta peso e medida…

A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais que os rudimentos do voo, como ir da costa à comida e voltar. Para a maior parte das gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer. Para esta gaivota, no entanto, o mais importante não era comer, mas voar. ..." Richard Bach in Fernão Capelo Gaivota.

As gaivotas são aves predadoras e necrófagas, que se alimentam de praticamente tudo o que encontram. Vivem em grandes bandos, geralmente ao longo da costa, nas praias, falésias, portos e localidades litorais. Nidificam em colónias nas saliências das falésias junto ao mar.
Das várias espécies de gaivotas existentes, só uma pequena parte é reconhecida como praga: gaivota-grande, gaivota-de-asa-escura e gaivota-argêntea.

As gaivotas que são animais simpáticos enquanto voam ao longe, tornam-se menos simpáticas ou até antipáticas quando provocam prejuízos sujando automóveis e outros haveres ou os telhados das casas ou ainda quando entopem os algerozes com as penas e restos de alimentos, bem como quando destroem os sacos que estão fora dos recipientes do lixo.

O desenvolvimento da construção de edifícios ao longo da costa tem facilitado a nidificação destas aves que agora constroem os seus ninhos nos telhados onde, sem o acesso dos predadores naturais, aumentam exponencialmente a sua população.

É neste contexto que a nossa Vila tem vindo a ser invadida por um número crescente de gaivotas.

A população excessiva destas aves tem motivado queixas da população em razão do barulho, estragos nos telhados e dos dejectos acumulados no vestuário e nas viaturas.

Os responsáveis autárquicos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal omissos como é seu hábito, estão longe de identificar o problema, quanto mais de equacionarem a sua solução.

Sendo no entanto certo e seguro que se tornam necessárias medidas eficientes para controlar a sua nidificação na área urbana.

Os resíduos domésticos mal acondicionados nos contentores de lixo (o que no período do verão é uma constante), o peixe sem valor comercial abandonado pelos pescadores, etc. constituem o alimento que atrai as gaivotas para a Vila, que ai concentram a sua colónia principal, a qual irá necessariamente aumentando, se, entretanto, nada for feito.

É necessário tomar mediadas que visem controlar o número de aves, diminuindo o incómodo por elas provocado, visando não erradicá-las, naturalmente, mas intervir nas circunstâncias tendentes à sua proliferação para além dos limites naturais.

Os seus excrementos constituem uma das causas mais importantes da degradação dos edifícios e monumentos, devido à grande corrosividade, causando, também, um risco para a saúde pública.

A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Silves, a quem incumbe estarem atentas a circunstâncias desta natureza e a promover soluções adequadas, deveriam encetar um programa de controlo de natalidade das gaivotas, o qual deverá ter, necessariamente, como parceiro o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

Será pedir muito?

10 comentários:

Anónimo disse...

Fui chamado um destes dias ao gabinete do meu chefe de divisão, julgava eu que era por causo do SIADP.
Sem mais, o enfeito coloca-me de rompante a seguinte questão.
Aposto que você gostaria de me ver morto, só para ter o prazer de cuspir
na minha sepultura!
Fiquei intrigado com a pergunta mas Algarvio que se preze tem sempre resposta pronta e conhecendo eu a personagem e o seu feitio respondi:
Não... de modo algum, detesto filas...

Anónimo disse...

Quem será a personagem?

Anónimo disse...

NÃO ESQUECER

Festival da caldeirada em Armação de Pêra
19 e 20 de Julho
Sábado e domingo

Anónimo disse...

Esperemos que as caldeiradas ao ar livre não sejam vitimas das gaivotas...

Anónimo disse...

Certas pessoas que se afirmas defensoras do nosso concelho e que até à muito pouco tempo ninguém ouvia falar nelas não passam de oportunistas políticos. É fácil analisar e mandar sound bites depois das coisas acontecerem e atirarem sempre as criticas para cima da autarquia. Não passam de uns oportunistas.

Anónimo disse...

Excelente raciocínio o de considerar oportunistas os que denunciam as irregularidades praticadas.
Como deverão ser apelidados os que se encontram no poder, sem respeito por aqueles que os elegeram?
Observador

Anónimo disse...

As gaivotas até são aves simpàticas...não nos podemos esquecer que foi o homem que invadiu o seu espaço,destruiu falésias e construiu "monstros"junto à costa,claro que os bichinhos tiveram que a aprender a viver em conjunto com o homem,que lhes destruiu as praias,tirou-lhes o alimento,enfim todo o seu meio hambiente.
Viver em conjunto com esse ser incrivel que é o homem,exige coragem e cooperação,e então as coitadas esperam que ao roubar comida nas nossas vilas o homem compreenda que faz parte dessa cooperação que lhes foi imposta à força(e continua).
E a sua forma "delicada" de nos agradecer esta maravilhosa cooperação é "cagarem-nos" em cima...

Anónimo disse...

Isto das gaivotas é só mais uma invenção da equipa contratada pelo candidato para dizer mal de tudo e todos.

Anónimo disse...

Belinha

Acabou-se a mania. Esta é a resposta àqueles que olham para os militantes com sobranceria e distanciamento e para quem se julga com superioridade moral para dar lições.

Sabes quem disse isto mulher?

Pois foi, foi mesmo ele, que em momentos difíceis já te livrou de algumas alhadas e tu como paga vendeste-te, queres ser deputada, governadora qualquer coisa assim do género.

Será que os teus amigos de Lisboa te irão apoiar?

Comigo podes sempre contar!

Anónimo disse...

E comigo também podes contar.

Eu até vou pedir ao Zé Manel para desistir do novo mandato à frente da Comissão, em teu favor.

O Pisca também te apoia como sabes.

É canja...de galinha (choca).

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve