O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Descoberto um Novo Continente:O Plástico!

Neste período estival, milhões de pessoas, acorrem às praias, usufruindo, em harmonia, dos prazeres que o oceano proporciona.
Porém, muitas vezes sem consciência do facto, pretendemos disfrutar de um elemento da natureza que, sistematicamente, ameaçamos com uma conduta ambiental deplorável!
O caso dos Plásticos está aí para o confirmar!

Durabilidade, estabilidade e resistência à desintegração, são as propriedades que fazem do plástico um dos produtos com mais aplicações e multiplas utilidades para o consumidor final. São também elas, que uma vez esgotadas, o tornam um dos maiores Vilões ambientais!
São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração provem de terra firme.

Foto do vórtex

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, a qual é já considerada a maior concentração de lixo do mundo!
E não é para menos, pois tem cerca de 1000 km de extensão. Vai da Costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão, atingindo uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, sapatos, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e toda a sorte de manufacturas passiveis de serem feitas de plástico.
Segundo os “descobridores” deste verdadeiro “Continente”, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Ocean Plastic

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal que se movimenta livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, assiste-se a praias completamente cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por aro plástico

A bolha plástica dispõe-se actualmente por duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita.
Chamam-lhes os oceanógrafos por “bolha oriental” e “bolha ocidental”. Um marinheiro que navegou pela zona, no final dos anos 90, referiu ter ficado atordoado com a visão do oceano de lixo plástico que teve pela sua frente.
-'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo!'
-'Como foi possível fazermos isso?'

Os peritos alertam para a evidência que constitui o facto de que toda a produção plástica manufacturada desde que se descobriu este material e que não foi reciclada, ainda se manter em algum lugar.
Restando ainda o problema das partículas decompostas deste plástico! Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, nalgumas zonas do Oceano Pacífico, encontra-se facilmente uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

Segundo o PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos.
Sem contar com os efeitos semelhantes noutra fauna que habita as mesmas paragens, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

Para piorar o quadro, acresce que essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, a qual concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura realidade de que o que fazemos à Terra retorna à nós, seres humanos.

Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully

Conhecer estes factos ajuda-nos a repensar os valores e principalmente a rever o nosso papel face ao meio ambiente.

Para termos diferentes resultados, impõe-se-nos agir de forma diferente!
Começando por cada um de nós!

7 comentários:

Anónimo disse...

BE: Louçã presente em comício em Silves
O líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, vai estar na Fortaleza de Armação de Pêra no próximo dia 26 de Julho, sexta-feira, para presidir e intervir num comício do partido organizado pelo núcleo de Silves. O evento, que começa às 21:00 horas, vai contar também com intervenção de Carlos Cabrita, do núcleo local do BE, sobre assuntos concelhios.

ac

Anónimo disse...

‘Rhythm of the dance’ nas noites da Fábrica
A história da Irlanda, com o percurso do povo celta ao longo dos tempos, é o mote do musical ‘Rhythm of the dance’, que estará em palco na Fábrica do Inglês, em Silves, de 24 de Julho a 31 de Agosto.


A Companhia Nacional de Bailado da Irlanda estreou este espectáculo fora das fronteiras da ilha em 1999, na Noruega, e desde então ‘Rhythm of the dance’ já foi visto por mais de cinco milhões de pessoas, em 33 países.

Trata-se de um épico inspirador que junta a tradição dos trajes e das músicas com conceitos modernos de arte e dança, proporcionando uma fusão muito interessante entre o passado e o presente.

Os ritmos tradicionais da música irlandesa, muito apreciados em todo o Mundo e com uma aceitação crescente nas últimas décadas, são uma presença constante, aliando-se às actuais tecnologias de produção cénica. Na prática, o espectáculo expressa uma história milenar, contada num contexto moderno.

Um soberbo guarda-roupa constitui um dos grandes atractivos desta produção da Companhia Nacional de Bailado da Irlanda.

O espectáculo estará em palco durante oito dias consecutivos, com o pano a subir sempre a partir das 22h15.

Os bilhetes, com preços entre os 12 e os 24 euros, de acordo com os lugares escolhidos, encontram-se à venda na Fábrica do Inglês e ainda em vários outros locais, incluindo a internet

Anónimo disse...

PARABENS ao cidadania,por ter apresentado novamente um tema realmente importante para a humanidade.
O ser humano é desleixado e egoista,mas isso jà todos sabemos.
Não compreendo porquê que os visitantes deste blog nunca comentam os temas editados,que além de darem muito trabalho a quem os faz,são mais importantes que qualquer guerrinha politica ou partidària.
Sugiro ao "blogger"por detràs deste fantàstico projecto de criar uma mensagem sobre o tema politica para que todos os que gostam de "cortar na casaca",de fazer propaganda barata e etc...possam se exprimir livremente sem ter que utilizar todas as mensagens editadas para anonimamente dizer o que lhes vai na alma.
Essa mensagem claro que depois de um tempo serà arquivada,mas todos terão acesso à mesma,pois ficarà disponivel no historico do Blog,e assim caros colegas sempre que os bichinhos da injustiça vos roam as entranhas é sò abrir a mensagem e "descarregar".
Mas também,e visto que a politica é o tema "Top" deste Blog,o "Blogger"poderà voltar aos temas da politica como jà o tem feito oferecendo assim "carne fresca" aos abutres que se ofendem mutuamente praticamente todas as semanas sem darem conta de que com isso desrespeitam os outros utilizadores e o proprio conteudo das mensagens.
Resumindo,cada comentàrio no seu espaço,e tudo isto para dizer:
O que é que plàstico espalhado no nosso mar tem a haver com a visita dum politico a Armação de Pêra,ou com um espetaculo de dança Irlandesa?????...
Ainda para mais quem aproveita a publicidade deste blog é sempre anonimo,andam com medo do quê?... da "inquisição",da "pide"?...

Anónimo disse...

Bom bife. Do lombo. Apoiado.

Anónimo disse...

Restaurante-Bar "Kubata" Venceu IV Torneio de Futebol de Praia

Não são só bons no peixe assado.
No futebol de praia também dão cartas.

Anónimo disse...

Parabens oh Ricardo!

Anónimo disse...

É pena é que as condiçõs da Kubata não sejam as melhores.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve