O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Armação de Pêra: A perfídia dos responsáveis é cantada pelas ruas.


(Para disfrutar desta melodia sem a sobreposição da música de fundo, desloque o cursor até à última página e, em "Blog com Música" faça stop)

Ontem, durante o passeio público pelas ruas de Armação de Pêra, pudemos assistir a uma performance musical de qualidade duvidosa, mas suficientemente kitch para se tornar notada.

Entre outras musicas, destacou-se "Perfídia" do saudoso Trini Lopez, pela bela melodia, mas sobretudo pela letra.

Recorde-se o significado de perfídia: qualidade do que é pérfido; deslealdade, infidelidade, traição.

Claro que se trata de mais um choradinho de amores. Ou melhor sobre desamores. Não deixou porém de, enquanto nos alegrava a melodia que há muito não escutavamos, ver-se invocada na letra muito do que pensamos acerca do desamor que a gestão de Silves evidencia quanto a Armação e aos seus recursos naturais.

Perfídia bem pode ser a qualificação adequada para tal acção dos responsáveis pela degenerescência progressiva e sistemática da Armação de Pêra, empreendida nos últimos quarenta anos.

Cantá-la para entreter o turista é bom! Mas recordá-la para ter presente a traição à harmonia e beleza originais, não é pior!

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve