O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 15 de abril de 2007

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

um factor crítico de sucesso para o turismo do Algarve

Numa abordagem turística, desenvolvimento sustentável pressupõe que o progresso de uma região evolua em equilíbrio com o desenvolvimento ambiental, económico e social da mesma, criando condições favoráveis à satisfação das expectativas da procura turistica.
Este deverá ser um desafio para a região do Algarve uma vez que este estado de desenvolvimento dinâmico harmonioso que envolve uma mudança ao nivel da protecção dos recursos naturais, direccionamento de investimentos, orientação do desenvolvimento tecnologico e mudanças institucionais que assegurem uma satisfação das necessidades das gerações actuais sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Do ponto de vista ambiental, a criação de infra-estruturas e serviços deverão ter origem numa prévia avaliação do impacte ambiental que poderão provocar na região.
É fundamental os agentes intervenientes actuarem nesta área segundo uma lógica de preservação, conservação e valorização do património natural Algarvio, prene na sua beleza e biodiversidade, o que, para além de tudo o mais, que não é pouco, só valoriza a região do ponto de vista turístico.
Do ponto de vista económico, os agentes públicos e privados, uns por umas razões, outros por outras, devem criar condições favoráveis à obtenção de benefícios económicos sustentados resultantes da actividade turistica para a qual a região do Algarve se encontra tão singularmente apta.

O ajuste da qualidade e diversidade da oferta turística acompanhado de uma aposta concreta e estruturada na formação profissional são desafios que devem ser assumidos como resposta ás necessidades de um turista cada vez mais exigente, num contexto de mercado internacional cada vez mais competitivo.
A melhoria da qualidade do serviço turístico deverá ser uma aposta conjunta por parte dos profissionais da área para que daí se retirem os naturais proveitos económicos resultantes de uma actividade turistica de maior qualidade e sustentabilidade.

Do ponto de vista social, a população local tem uma responsabilidade social que consiste em garantir condições favoráveis a uma integração harmoniosa do visitante, sendo certo que Portugal é reconhecidamente um país que gosta e sabe receber quem por cá passa.
E o Algarve e os Algarvios têm tido um papel importante na construção de uma boa imagem social do País no estrangeiro junto de milhões de visitantes.
Por outro lado, sabe-se que esta interacção saudável entre o turista e o receptor contribui de forma inequivoca para o desenvolvimento sócio-cultural da população local, fruto da partilha de culturas, experiências e costumes diversos.

Por tudo isto e neste sentido, considero que a concepção de estratégias e politicas que visem uma articulação eficaz do desenvolvimento destes três factores, ambiental, económico e social, sustentadamente é um desafio presente e de carácter de urgente para o Algarve, o qual deve ser assumido pelas autoridades nacionais e locais bem como pelas empresas e população local em conjunto sob pena de se condenar o potencial turístico da região e o seu progresso.

14 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em algumas das afirmações que faz neste post.

Não sou Algravio, mas visito com frequência o Algarve, tanto em trabalho como em lazer.

Posso dizer-lhe que o atendimento dos clientes na maioria dos cafés e restaurantes é um dos piores do nossao país, conta-se pelos dedos de uma mão onde um empregado que está por de trás de um balcão ou a aterder à mesa sabe qual é a importância de servir bem um cliente.

Anónimo disse...

O turismo pode ser o nosso petroleo. Por favor não incendiar o petroleo. Por favor não dar tiros no pé.

Anónimo disse...

O Algarve e Armação de Pêra em especial necessita de investimentos em empreendimentos de qualidade.
O projecto previsto para a zona do rio devia de avançar rápido.
Este processo deveis de ser considerado PIN para avançar sem os engulhos da burocracia habitual, A população de Armação merece colher os frutos do desenvolvimento.

Anónimo disse...

Falava a Ana Valverde em tiros no pé quando vem a Dona Adelina e manda tamanha "bujarda" que amputa os dois "pezinhos"...

Há um personagem nos Autos do Gil Vicente que me faz lembrar a Dona Adelina... Joane, de seu nome.

Anónimo disse...

Como é seu hábito e dignificando a democracia a nossa presidente vai estar em Armação de Pêra na próxima segunda-feira dia 23 de Abril, visitanto Armação e dialogando com os Armaceneses em presidencia aberta disponibilizando-se para os receber na Junta de Freguesia a partir das 11 horas.

Anónimo disse...

É verdade que o Algarve tem condições naturais óptimas para o turismo. Mas ao longo dos últimos trinta anos a especulação imobiliária destruiu uma parte significativa desses recursos.

Muitos continuam a falar sobre a necessidade de se mudar o modelo de desenvolvimento, mas verifico que nas alturas cruciais são muito poucos os interessados, e tudo continua na mesma.

Aqui em Armação a maioria não reage está acomodada, e espera que as coisas aconteçam ou algém as faça por elas.

Oiço os empresários da restauração a queixarem-se que tem dificuldade em arranjar pessoal com as competências necessárias.
Mas também verifico que no Concelho de Silves em Fevereiro estavam desempregados mais de 1300 pessoas e que mais de 1000 tinham o 9.º ano ou menos.

Os representantes dos empresários as autarquias e as entidades governamentais não deveriam investir na qualificação dos desempregados e até dos activos por forma a lhes dar as competências necessárias.
Que formação tem os empregados que nos atendem nos cafés e restaurantes, queremos evoluir com qualidade ou vamos continuar acomodados.

As autarquias devem ter cada vez mais uma componente social, há tanto tempo que se fala na recuperação do casino aquele espaço não podia servir para um núcleo de formação na área da hotelaria.

Será que a Sr.ª Presidente na próxima segunda-feira como anuncia da Dª Adelina Capelo estará interessada em responder a estas questões ou só nos vem visitar porque já está em campanha eleitoral!

Anónimo disse...

A preocupação principal da Dr.º Isabel Soares é a de servir o povo que a elegeu.
A sua campanha eleitoral é o trabalho e as obras que fez e vai realizar no nosso concelho.
O Sr.º João Franco pode colocar todas as suas dúvidas no dia 23 à Sr.ª Presidente que certamente terá todo o gosto em lhe responder.

Anónimo disse...

Lá está... ás 11 horas... de uma segunda-feira...

É sem duvida a melhor hora para receber todos os reformados e desempregados do concelho. Hora escolhida de certeza para evitar aqueles que são válidos. Os que trabalham e pensam... Diga-me se també, é preciso inscrever-se antes por telefone??

Propaganda pura... tal como a D. Adelina...

Anónimo disse...

Sr.º João da Serra não confunda um dos exercícios da democracia representativa, neste caso o de um político eleito que quer estar mais perto do seu povo, ouvindo-o e ajudando-o a resolver os seus problemas com propaganda.
Propanganda do meu ponto de vista é quando se presta informações deliberadamente falsas para apoiar os interesses daqueles que querem o poder.
Dou-lhe um exemplo
Deve conhecer o blog do candidato a presidente da câmara, está lá publicado um texto sobre a linha de alta tensão Portimão/Tunes e da referência do empenho dele em resolver o problema através de telefonemas aos seus amigos importantes.
Não acha Sr.º João da Serra que isto sim é propaganda para tentar mudar o entendimento do povo deste concelho através do logro e da confusão.
Os telefonemas dele deram tanto resultado que a câmara de Silves teve que intervir, preparando-se para embargar a obra.

Bom dia e um Santo Domingo

Anónimo disse...

Adelina você é brilhante.....
Adoro os seus comentários.....
Só pelos seus comentários vale a pena vir ao blogue...
Continue a aparecer por aqui porque humor como o seu só nos gatos fedorentos.....
Bravo e Obrigado querida adelina !!

Anónimo disse...

Na próxima segunda-feira não vou trabalhar só para poder conhecer esta Adelina, vai de certeza estar ao lado da Presidente.
Vejam lá não coloquem questões difíceis ao poder ariscam-se a levar com um remo que esta mulher não se contenta com o rolo da massa...

Anónimo disse...

Muitas questões e muitas criticas são colocadas aqui e noutros bloges.
Mas quando a Drª Isabel Soares se disponibiliza para ouvir e dar a sua versão como o fez hoje aqui em Armação os criticos "virtuais" não apareceram.
Vivam a democracia, ter opiniões diferentes nunca fez mal a ninguém.
Foi para isso que se fez o 25 de Abril.

Viva a Liberdade.

Anónimo disse...

Estou pasmado!
Não sabia que em Armação existia uma Moura deste calibre.
Com esta força e com tanta graxa na Isabelhinha o Fernado santiago que se cuide

Anónimo disse...

Bardamerda Adelina.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve