O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 30 de junho de 2009

BERTRAND RUSSEL: QUE SAUDADES!


"É a ambição de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre."
Bertrand Russell

“A raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito da competição está a principal fonte de felicidade.”
Bertrand Russell


“O homem não é um animal solitário, e enquanto perdura a vida em sociedade, a realização de si mesmo não pode ser o supremo princípio ético.”
Bertrand Russell

“Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.”
Bertrand Russell


Não tendo chegado aos dias de hoje, Bertrande Russel identificou boa parte dos males de que enferma este sistema de desenvolvimento. O decurso do tempo e, hoje em dia, a crise global em que vegetamos, dão-lhe razão. Que saudades da sua clarividência e do potencial de clivagem dos seus ensinamentos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Lisete Romão conseguiu encher o restaurante principal da Fábrica do Inglês, ganhando folgo para a batalha eleitoral de 11 de Outubro, onde se candidata à presidência da Câmara de Silves pelo PS.


«Sinto que é urgente mudar e tenho objectivos para o concelho. Ao longo de 12 anos de governação, este executivo não foi capaz de fazer um diagnóstico real das necessidades das populações e criar mecanismos para o desenvolvimento económico do concelho e, por conseguinte, somos um dos municípios mais pobres e culturalmente mais atrasados do Algarve».

Lisete Romão, candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara de Silves, apresentou-se perante trezentas pessoas, no restaurante principal da Fábrica do Inglês.

«Isto não tem nada a ver com o que se passou há quatro anos», dizia um apoiante de Lisete Romão, referindo-se ao facto da sala estar composta e ali estarem representadas várias tendências socialistas, bem como gente de todas as freguesias.

Enquanto isso, a candidata circulava de mesa em mesa, dando uma palavra, agradecendo a presença, numa roda-viva capaz de transmitir uma nova imagem.

Lisete Romão, que nos últimos quatro anos foi vereadora, teceu duras críticas ao actual executivo camarário (PSD), atribuindo-lhe uma «gestão pouco democrática, sobretudo por uma atitude populista e despesista, egocêntrica, sem planeamento, actuando ao sabor da corrente».

A questão da dívida camarária foi aflorada, frisando que, por causa dela, as «pequenas e médias empresas fornecedoras correm o risco de terminarem as suas actividades».

A candidata dos socialistas foi mais longe e fez questão de salientar que os «actores da sociedade civil» apresentaram queixas em tribunal.

«Nunca, nos anos após o 25 de Abril, se assistiu a tantas participações judiciais contra a Câmara, feitas pela sociedade civil, como as que nos últimos anos temos vindo a assistir (ex. Viga D'Ouro, Sociedade Recreativa de S. Marcos da Serra, Celas, processo da praia de Armação de Pêra e outros), os quais continuam sem solução à vista», disse.

Lisete Romão enviou, também, algumas perguntas ao actual executivo, questionando-o, nomeadamente, sobre a anunciada escola de S. Bartolomeu de Messines, prometida nas últimas eleições, bem como sobre o Teatro Mascarenhas Gregório, inaugurado a 3 de Setembro de 2005, mas que continua fechado, assim como o Museu do Traje em Messines. «Estes são alguns dos problemas que levarão anos a solucionar», rematou a candidata.

Depois vieram as promessas. Criar um município saudável, rever todas as taxas municipais, criar um sistema de bolsas de estudo e incentivos a jovens, dar prioridade à promoção de habitação a custos controlados, estimular a fixação de empresas geradoras de emprego, dar uma primordial atenção aos problemas de saúde, investir no turismo cultural e ecológico, criar um plano cultural municipal com a cooperação das associações, entre outras acções.

«É possível trabalhar por prioridades e fazê-lo de uma maneira construtiva por objectivos dirigidos aos interesses dos munícipes», afirmou.

Miguel Freitas (e o seu staff) chegou de Aljezur, discursou e partiu para uma nova jornada em Castro Marim, onde estava a ser apresentado o candidato socialista àquela autarquia.

A festa, em Silves, não terminou sem antes se ouvir o fado na voz de dois jovens fadistas, que tudo fizeram para dar o melhor de si, mas as pessoas pareciam mais interessadas em discutir as eleições e a política

Zé Sarrajão disse...

Lisete
Candidata sem chama e sem ideias.
O seu programa eleitoral não apresenta uma única ideia para o desenvolvimento do concelho.
O resultado são mais quatro anos para para Isabel Soares.

João da Ega disse...

Lisete ou Isabel, venha o Diabo e escolha... qual delas a pior...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve