O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ROBIN WOOD: O LOGRO DE ONTEM E O DE HOJE!

Ou de como as verdades de ontem podem ser mentiras hoje

Depois de aturadas investigações, assentes sobretudo na prova feita pelas denúncias de correligionários e escutas telefónicas de legalidade duvidosa, a Scotland yard concluiu que o famoso Robin Wood não passava de um vulgar ladrão.

Contrariando a ideia que, durante séculos, correu como verdadeira, acerca dos fins altruísticos da sua actividade criminosa, visando dar aos pobres o que roubava aos ricos, as autoridades inglesas obtiveram informações fidedignas através daqueles meios, que dão como absolutamente confirmada a existência de várias contas bancárias em paraísos fiscais, abertas com o intuito de branquear capitais e financiar as actividades terroristas do ocidente no médio oriente as quais foram conhecidas até hoje como cruzadas.

Na verdade Robin Wood não passava, à época, de um agente do terrorismo internacional ao serviço do Ricardo Coração de Leão, o qual com o orçamento completamente exaurido encontrou no roubo generalizado perpetrado por aquele vadio e sus muchachos da zona de Sherwood, fonte de rendimento para a sustentação da sua actividade terrorista.

Mais escandalosa foi a conclusão de que o alvo preferencial da acção criminosa dos gatunos de Sherwood, o Xerife de Nottingam, depois das entidades reguladoras da época, terem efectuado aturados estudos económicos e financeiros, terem concluído que a sua fama de rico assentava, não propriamente nos meios financeiros de que dispunha, mas sobretudo na pobreza generalizada da população gerada pelo esforço de guerra com as cruzadas que exauria o orçamento do estado.

O Xerife afinal não passava de um aristocrata rural de 3ª categoria que explorava a agricultura dando emprego a alguns servos da gleba, aliás os únicos que tinham emprego. Enfim não passava de um remediado.

O problema hoje, é explicar ao povo, o recurso ao nome do bandido ao serviço dos bons propósitos anunciados com o aumento da carga fiscal e a verdade que a investigação histórica descobriu.

Na verdade a carga fiscal anunciada como medida Robin Wood afinal dirige-se mais aos remediados que aos ricos, atingindo 0,7% dos contribuintes, e uma receita acrescida miserável.

Tinha no entanto, antes desta descoberta histórica surpreendente, uma utilidade: fazer beneficiar quem a toma do “elevado” conceito em que aquela personagem histórica era tida.
Círculos habitualmente bem informados afirmaram que provavelmente a medida irá cair, até pela pouca receita que faz arrecadar, e naturalmente, pelo efeito negativo que pode adicionar ao conceito que, com a novidade histórica agora difundida, perdeu o seu sentido.

3 comentários:

Anónimo disse...

PSD de Silves comemora o seu 30º aniversário com homenagem a anteriores líderes




A Comissão Política da Secção de Silves do Partido Social Democrata presidida por José Pedro Soares vai comemorar, na próxima quinta-feira, dia 19, o seu 30º aniversário, com um jantar convívio.

Este evento vai servir para homenagear todos os antigos presidentes que lideraram a Secção de Silves – Eduardo Silva, José Eduardo Martins e Isabel Soares.

O líder da Distrital Mendes Bota volta de novo a Silves, desta vez para dar apoio à Secção. Mendes Bota tomou uma posição de apoio claro a favor de Isabel Soares em Janeiro de 2007, apelidando de caluniosa a campanha que na altura decorria sobre possíveis irregularidades na Câmara.

A Comissão Política da Secção de Silves do PSD, presidida por José Pedro Soares, deverá aprovar muito em breve a recandidatura de Isabel Soares à presidência da Câmara local.

Anónimo disse...

Boa!
Com o Bota, o Carnaval adquire outro encanto...

Anónimo disse...

CÂMARA DE SILVES ESBANJA DINHEIRO

Apesar de não ser ainda oficial será brevemente anunciada a aquisição por parte da Câmara Municipal de Silves da antiga fábrica do tomate, actualmente propriedade da Fundação Oriente.

Resta saber os contornos do negócio, as verbas envolvidas e se esta não será mais uma manobra para que aquele valioso espaço acabe nas mãos da família soares.

O certo é que até ao final de Março a Fundação Oriente tem que desocupar o espaço.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve