O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

A GESTÃO DO LIXO DECOMPOSTA

O Lixo é o nosso ambiente (III)

Com a constituição da ALGAR sistema multimunicipal para a gestão dos resíduos sólidos urbanos no Algarve a erradicação das lixeiras foi conseguida, no entanto os aterros sanitários, infra-estruturas construídas para esse fim ao receberem todo o tipo de lixo vão ficando com a sua vida muito reduzida.
A estratégia desenhada e a legislação nacional e comunitária vêm apontar para que os aterros se destinem apenas aos resíduos últimos – resíduos que já não podem ser sujeitos a operações de tratamento nas presentes condições técnicas e económicas-.
Tal facto implica a necessidade de todos os resíduos, previamente à sua deposição serem sujeitos a operações de valorização e tratamento.
Devendo por isso seguir-se uma hierarquia que deve atender ao seguinte:
* Prevenção;
* Reciclagem;
* Valorização orgânica e material;
* Valorização energética.
Felizmente que habitam em Armação de Pêra ou aqui vêm passar as suas férias muitos cidadãos sensibilizados e mobilizados, que aderiram aos esquemas de recolha selectiva e que assim pretendem contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Pese embora a responsabilidade de um grande número de cidadãos para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde das populações, no sentido de garantir um desenvolvimento sustentável, as entidades competentes Município de Silves e a Algar não assumem essa responsabilidade.

No seu site a ALGAR valorização e tratamento de Residuos Sólidos, SA, vangloriza-se por ocupar o segundo lugar no ranking nacional das empresas do grupo EGF, afirmando o seu empenho no desenvolvimento dessa actividade.
Mas no quadro que apresenta verificamos que o valor para o calculo da capitação em que se funda foi baseado exclusivamente na população residente.
Ora, como todos sabem o Algarve é destino de milhões de turistas/ano, logo o cálculo da capitação encontra-se viciado.
Assim, o cálculo correcto deveria ser o da população equivalente e não o da população residente.
Nestas circunstâncias o valor da capitação seria certamente muito menor, o que colocaria a ALGAR, provavelmente, no fundo da tabela, ficando muito àquem da meta constante da Directiva “Embalagens” que para 2011 é de 50 kg.
É também um facto que o número de habitantes por ecoponto é dos mais baixos do país mas a realidade que observamos no terreno pelo menos aqui em Armação de Pêra é a que está à vista de todos.
Os ecopontos estão sistematicamente cheios, obrigando os cidadãos a deixar o lixo no chão ou a utilizar os recipientes destinados a outros usos para colocar os resíduos que poderiam ser reciclados.
De facto a competência da gestão do lixo está em causa por várias razões:
1ª As exigências de salubridade e higiéne públicas não toleram as lixeiras semeadas pela Vila;
2ª Uma região turistica tem o dever acrescido de zelar pelas exemplares condicções de salubridade e higiéne do produto que promove e do qual vive a sua economia;
3ª A implantação de ecopontos carece de melhor localização e de maior número de recipientes, por familia de lixos, como é evidenciado nas fotos e o seu custo é reduzido;
Mas também a incompetência e o malbaratar dos dinheiros públicos fica patente:
4º Se existirem ecopontos em suficiente quantidade e boa localização, a separação dos lixos será mais eficiente;
5º Se existir uma boa separação a quantidade de lixo que se destina ao aterro será menor e, por conseguinte, importará em menores custos para o Municipio. Sim, porque o Municipio paga para colocar lixo no aterro.
6º Com a melhor separação os lixos recicláveis estes aumentam e, uma vez vendidos à Sociedade Ponto Verde, geram receita para a Autarquia.
Por fim, a Câmara porque não sabe ou não quer, podia, de uma cajadada matar vários coelhos:
a) Satisfazer direitos elementares dos cidadãos-contribuinte, como é seu dever;
b) Investir no produto turistico cuja gestão lhe incumbe, tratando de assegurar a sustentabilidade económica da Vila e do Municipio;
c) Reduzir despesa, por utilizar o aterro em menor tonelagem;
d) Aumentar a receita com mais lixo reciclável.
Uma evidência de merediana clareza!
Será que entre festas, inaugurações e folias a snra Presidente não poderia arranjar quem fizesse os minimos?

22 comentários:

Anónimo disse...

Actualmente, Armação de Pêra é uma vergonha total, é o lixo a amontoar nas ruas, é as baratas a passear pelas explanadas dos bares e restaurantes, são os maus cheiros que abundam nas ruas, são os excrementos a transbordar dos esgotos... sim, é tudo isto, e sem que a Câmara e a Junta de Freguesia de Armação façam quaisquer esforços para solucionar definitivamente este flagelo que é um atentado às regras mais elementares de saúde pública!!! Mais parece que vivemos em África! É ultrajante ter que lidar com a inércia da Dr.ª Isabel Soares que nada faz por Armação, a não ser descaracterizar a vila com blocos de betão... Infelizmente, as politicas sociais, do ambiente e de preservação da saúde pública, aquelas que realmente constituem o núcleo central da prossecução do interesse público da vila de Armação de Pêra, nada interessam ao executivo camarário de Silves...

Anónimo disse...

SENHOR PONIX COMO PODE VER POR ESTE POST A CULPA NÃO É DA DRA ISABEL SOARES A CULPA É DA ALGAR. UMA EMPRESA DO ESTADO COM ADMINISTRADORES "COMPETENTES" NOMEADOS PELO SENHOR SOCRATES. SE FOSSE A SENHORA PRESIDENTE A MANDAR NA EMPRESA TENHO A CERTEZA QUE ARMAÇÃO TINHA TUDO NUM BRINCO.

Anónimo disse...

Se Armaçao é assim tão má porque é que está cheia de turistas?

Anónimo disse...

Chega de facciosismo e de asneiradas!! A responsabilidade na recolha e tratamento de residuos não é exclusiva da Algar, como alguns Soaristas pretendem fazer crer, mas sim solidária entre tal sistema multimunicipal para a gestão dos resíduos sólidos urbanos e o próprio Município de Silves, a quem compete definir as politicas do governo da vida local em Armação de Pêra. Por outro lado, embora tal constatação custe a muitos, a dura realidade é que a cada ano que passa, Armação de Pêra tem cada vez menos turistas!!! 1)Ter uma praia de qualidade hoje em dia já não chega para atrair turistas; 2) Faltam pólos desportivos e culturais para atrair mais turistas à vila - o que falta a Armação de Pêra, razão pela qual, outras cidades balneares possuem muito mais ofertas com mais qualidade e a melhores preços, para não falar no estrangeiro!!! Por outro lado, os poucos turistas que persistem em passar férias em Armação de Pêra são aqueles que possuem apartamento na vila, sendo que muitos deles pouco contribuem para o comércio local, por força de um orçamento reduzido... pois se houvessem mais tostões estariam noutros locais mais atractivos; ou senão, são as famílias numerosas que chegam a dormir no chão dos apartamentos que cheiram a mofo, que alugam, sem pedir factura, pelos preços mais exorbitantes e estapafúrdios, e que quando vão jantar fora pedem duas doses para cinco!!! É este o belo turismo de Armação de Pêra... Também, pelas condições que a vila oferece, e pela atenção que o Município lhe dá, não podia ser outro... É o chamado circulo vicioso que um dia vai acabar mal para os armacenenses, desde logo, porque ninguém teve ainda a lucidez de abrir os olhos para esta realidade e, por outro lado, porque muitos são aqueles que vivem no conformismo, sem capacidade de reacção para as politicas destrutivas que a Dr.ª Isabel Soares tem promovido na Vila!!! Basta começar pela questão do lixo para dar um exemplo de como se convidam as pessoas a não voltar a por os pés em Armação de Pêra...

Anónimo disse...

Estes comentários do Sr Ponix só me dão para rir.
Armação tem menos turistas?
Esses turistas gostam tanto de vir para cá que até alugam essas casas a cheirar a mofo, são mesmo muita masuquistas!
Neste momento já não se consegue alugar uma dessas casas em Armação porque será.
Será que esses turistas também serão todos soaristas?
O Sr Ponix e mais alguns é aquilo que se pode chamar oposição cega, não conseguem enchergar mais além, vvem pasmados no passado.

Anónimo disse...

Efectivamente, Armação de Pêra, a cada ano que passa, tem menos turistas!! Aliás, basta questionar qualquer operador hoteleiro, dos restaurantes ou bares, para facilmente dar por assente tal constatação!!! Obviamente que pessoas como a Sr.ª Adelina Capelo, e mais uns quantos Soaristas, que não conseguem ver lixo em Armação de Pêra no Verão, jamais saberão reconhecer a veracidade de tal constatação, mas quando assim é, só revelam o seu exacerbado facciosismo politico!!! Por outro lado, o facto de os apartamentos estarem todos ocupados também não significa Turismo de Qualidade, mas tão somente um conservadorismo latente e um conformismo inolvidável de pessoas que se contentam com soluções do terceiro mundo para poder passar férias nos famosos apartamentos betão fantasmagóricos de Armação de Pêra, os quais possuem o condão de afastar os estrangeiros da vila!!! Pessoas como a Sr.ª Adelina Capelo são um exemplo de subserviência politica ao ponto de cair no ridículo e no uso e abuso do insulto gratuito, desconsiderando de forma grotesca os residentes da vila, os quais estão descontentes com a descaracterização e destruição das potencialidades da mesma!!!

Anónimo disse...

Só para ler a Dª. Adelina vale a pena consultar o blog..lololololo

Anónimo disse...

O Snr Phoenix tem roda a razão D. Adelina. Na verdade a Presidenta não demonstra competência para o alto cargo que ocupa. Mas, perdoe-me a sinceridade: também a oposição não revela qualquer aptidão para pôr ordem nisto.

Anónimo disse...

Em resposta ao Sr Ponix e ao Sr Franco transcrevo a notícia publicada hoje no Jornal do Algarve.

o último mês de Julho e em relação ao mesmo período do ano passado, todas as zonas do Algarve registaram uma subida na taxa de ocupação hoteleira, revelou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Afinal a AHETA também deve ser facciosa.

Anónimo disse...

A Sr.ª Adelina Capelo no seu melhor, só falta invocar a doutrina do pasquim da Voz de Silves!!!Turismo no Algarve não falta, isso é por demais evidente, mas a questão é, em Armação, onde anda o Turismo de Qualidade, isto é, qual a oferta turística que a vila promove para além da praia e de apartamentos que cheiram a mofo? Porque chamar turistas a pessoas que alugam apartamentos, almoçam e jantam neles e limitam-se a passar os dias na praia, não me parece que seja esse o turismo a que se refere o jornal do Algarve e a AHETA!!! Por favor, Sr.ª Adelina evite ridicularizar-se a si e à Dr.ª Isabel Soares!!!

Anónimo disse...

Concordo totalmente com o Sr. Phoenix!! Efectivamente, já passo férias em Armação à vários anos e a cada ano que passa reparo que há menos pessoas a virem passar férias na vila... mas as coisas mudam sempre, porque as construções de prédios nunca param!!! Atentem no seguinte: em Armação não há um único espaço verde, mas as construções horríveis crescem como cogumelos!!! Face a isto, só posso parabenizar a Dr.ª Isabel Soares por destruir a vila onde eu adorava passar férias...

Anónimo disse...

A Dona Adelina Capelo deve andar à procura de um tacho na Câmara de Silves... Tenha mas é vergonha na cara e deixe de faltar ao respeito aos armacenenses e aos veraneantes...

Anónimo disse...

Adelina Capelo, vais ser condecorada no Salão Nobre da Câmara de Silves, pela tua grande mentora, graças às enormes barbaridades que destilas neste blog....

Anónimo disse...

Meus Senhores

O melhor é deixarem de fazer comentários neste blog, pois cada vez que escrevem mais se enterram.
Então Armação não tem turistas?
Meus caros vê-se mesmo que não vivem na terra, a vila tem turismo todo o ano.

Sr Silvino Lopes ou o Sr é mentiroso porque diz aquilo que não pensa ou é masoquista porque diz aquililo que pensa e gosta de sofrer. (se Armação é assim tão mal porque continua a vir para cá?)

Se não gostam dos meus comentários porque não vão navegar para outro sítio.

Anónimo disse...

A conclusão que se retira é que a Dona Adelina Capelo não sabe ler, pois ninguém aqui disse que Armação de Pêra não tem turismo, o que foi dito é que a cada ano que passa há cada vez menos turistas em Armação, sendo que o turismo de Armação de Pêra não prima pela sua qualidade por força do pobre investimento que é feito na vila pela Câmara Municipal de Silves!!! Agora, uma coisa é certa, eu vivo na vila, tenho um restaurante e posso assegurar-vos que a Dona Adelina Capelo mente com quantos dentes tem na boca, pois Armação de Pêra só tem fluxo turístico nos meses de Julho e Agosto, quando antigamente era de Maio até Outubro!!! É completamente falso e roça a sobranceria dizer que Armação de Pêra tem turismo o ano inteiro!!! Armação de Pêra tem é inúmeros apartamentos vazios o ano inteiro, isto sim, é que é a grande verdade! Efectivamente, a Sr.ª Adelina Capelo gosta de ser enxovalhada, mas apenas por culpa de si mesma, pois só diz barbaridades acerca de Armação de Pêra. Vá mas é viver para dentro da Câmara de Silves e deixe os armacenenses em paz...

Anónimo disse...

A Dona Adelina deve viver noutra Armação de Pêra, para fazer este tipo de comentários, ou então deve ser o braço direito da Srª Presidente da Câmara.
Infelismente a qualidade de vida aqui em Armação tem vindo a piorar.
Também é verdade é que ninguem faz nada para mudar este esdado de coisas.

Anónimo disse...

Após a inspiradora e marivilhosa procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, estou agora em condições para responder ao comentário do Sr Ricardo.
Sr Ricardo já entendi que você é daquelas pessoas que faz parte do problema e não da solução.
Diz você que a Srª Presidente não faz investimentos em Armação, meu caro o investimento feito nos seus mandatos ultrapassam em muito o investimento feito desde o 25 de Abril. (gestão do PS e da CDU).(consulte os orçamentos antes de fazer afirmações destas).
Sendo você um empresário da restauração como o diz, não deve ficar á espera que a câmara lhe leve os clientes à porta.
Cabe-lhe a si cativar e manter essses clientes.
Deve ser daqueles que também não quer clientes portugueses porque gastam pouco, não se esqueça que têm sido os Portugueses a salvar a economia do Algarve quando os estrangeiros esses turistas de "qualidade" lhes apetece ir pastar para outro lado.

Anónimo disse...

Já não há palavras para comentar as asneiras proferidas pela dona Adelina Capelo!!! Fala ela em Inspiradora e Maravilhosa procissão da Nossa Senhora dos Navegantes!?! Olhe, fique sabendo que foi um fiasco total!! Estive em Armação e poucas pessoas se dignaram a assistir aquilo que todos chamam de banhada!!! Já chega de encher Armação com barulho de petardos, organizem algo mais decente e cultural, será que é assim tão difícil? Está tudo tão mal organizado, que os pescadores já nem querer saber dessa festa!!! É que todos os anos é só petardos, é só fazer barulho para nada!!! As pessoas que vem cá passar férias até comentam que mais valia investir o dinheiro em petardos em outras mais valias para a vila!!!

Anónimo disse...

A Dona Adelina Capelo confunde procissão dos Navegantes com o fogo de vista dos petardos!!! lol!!! Essa mulher é o cumulo do grotesco...

Anónimo disse...

Efectivamente, a Isabel Soares tem investido muito em Armação de Pêra, mas só no betão, nas famosas gaiolas para coelhos, ao ponto de descaracterizar a vila e destruir toda a essência que apelava à vinda de numerosos estrangeiros!!! Mas a ser assim, mais valia ficar quieto do que fazer investimentos destes que destroem a tipicidade da vila... Ainda por cima, a actuar desta forma, a Câmara de Silves só logra afastar os potenciais clientes dos Restaurantes de Armação, convidando-os a não voltarem à vila e, implicitamente, a frequentar locais de férias mais aprazíveis e com boas condições turisticas, desde logo sem entulhos, lixos e maus cheiros, sem esgotos e excrementos a flutuar pelas ruas... Perante isto, e uma concorrência feroz, com melhores ofertas preço/qualidade, não há restaurador em Armação de Pêra que resista por muito mais tempo perante esta politica de degradação da vila que é protagonizada pela Dr.ª Isabel Soares que só faz asneiras em Armação de Pêra e usa Bobis como a Adelina Capelo para se ridicularizar mais ainda!!! Agora vir dizer que os turistas portugueses são os que salvam a economia do Algarve, é uma perola que caracteriza a personagem grotesca que a Dona Adelina Capelo é... Chega a ser hilariante e, simultaneamente, sofrível ler tal asneira, quando todos nós sabemos que os tugas, pelo menos a maioria, só alugam apartamentos e raramente vão para hotéis, ainda por cima alugam um apartamento com três quartos para quinze pessoas; das poucas vezes que almoçam ou jantam fora pedem 1 prato para dois ou três pratos para sete e ficam horas nos bares à frente da mesma garrafa de água e do mesmo cafézinho!!! E tudo isto só no Verão!!! Não há ninguém que consiga sobreviver assim, muito menos a economia algarvia!!! Felizmente que ainda restam alguns estrangeiros que visitam Armação de Pêra no ano inteiro, mas até esses já preferem mudar os seus destinos de férias, uma vez que a vila regrediu muito ao nível da oferta turista de qualidade em comparação com outros locais do Algarve e do estrangeiro!! A Dona Adelina Capelo devia ter mais respeito pelos estrangeiros, pois muitos deles é que dão a comidinha para a boca... mas a prosseguirem as politicas desacertadas da Dr. Isabel Soares, e se não lhe for concedido o famoso tacho, a Dona Adelina Capelo arrisca-se a passar muita fomeca daqui a uns tempos... Dona Adelina Capelo não cuspa no prato em que come, pois transmite uma imagem demasiadamente miserável da sua parte, e, já agora experimente tirar as palas dos seus olhos e esquecer esse endoutrinamento Soarista que lhe tolda a lucidez, o bom senso e a razoabilidade de que tanto carece...

Anónimo disse...

Ao ler este comentário do Sr. Phoenix, só posso concordar com ele!!! Também tenho pena que a Câmara de Municipal de Silves não saiba aproveitar melhor a vila de Armação de Pêra, mas a culpa também é dos habitantes da vila que se conformam com esta governação deplorável por parte do executivo camarário! Talvez falte a Armação de Pêra um Sá Fernandes para acabar com o betão armado que não para de florescer na vila.

Anónimo disse...

Vergonha são estes comentários! Se me permitem ser rude: Que grande palermice que por cá anda.

Não, eu, pessoalmente, não sou "faccionista" (Altamente apolitico, na realidade). Mas existe um termo na língua Inglesa para descrever a senhora Adelina, sendo esse termo a palavra 'Troll'.
Troll no sentido que a senhora, (Se for mesmo uma senhora...?) escreve posts ofensivos e propositadamente mal-informados com a intenção de irritar leitor.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve