O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 21 de novembro de 2006

CARTA ABERTA À SENHORA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES

Exemplar da carta remetida via CTT em 16 de Agosto de 2004, a qual, até à data da publicação da mesma neste blog, não obteve qualquer resposta.

Mantendo-se todas as razões de fundo que a motivaram, resolveu a remetente torná-la pública por esta via, visando a participação como cidadã na construção de uma sociedade melhor:


Maria João Roxo


Exma Senhora Presidente da Câmara Municipal de Silves



Exma Senhora Presidente,
Sou cidadã nacional, veraneante habitual em Armação de Pêra e amiga de longa data desta Vila e do seu património natural. É nessa tripla qualidade que me dirijo a V.Exa., a mais elevada representante da população do concelho de Silves, no sentido de contribuir com a minha intervenção na coisa pública, através da presente reclamação, exercendo um direito de cidadania, o qual, segundo muitos, pela sua omissão justificam a insipiência da nossa sociedade civil em ordem a prosseguir um seu desiderato, ié, o de vigilante atenta do cumprimento rigoroso dos mandatos conferidos nos processos eleitorais e com isso explicam muitos outros males, incapacidades e inconsistências da nossa sociedade, geradoras da frustração e depressão generalizadas das populações, bem como do atraso económico estrutural do País.

Na busca da objectividade, apesar do teor ideológico da introdução, centro a minha reclamação na gestão da remoção do lixo depositado nos respectivos contentores e da limpeza das ruas, nesta Vila de Armação de Pêra, sobretudo durante o verão, mais especificamente no decurso do mês de Agosto (o que conheço melhor), bem como da pendular execução das obras públicas de forma a que nunca estejam concluídas antes do período de veraneio, deixando a Vila em situação de "estaleiro" permanente.

Para o caso de V.Exa. não ter conhecimento, no que não se pode conceder, do estado calamitoso em que se encontram habitualmente os pontos de lixo, donde também se propaga um cheiro nauseabundo e do estado deplorável em que as diversas ruas se encontram do ponto de vista da limpeza, devo informar essa Câmara que o mesmo é, nos tempos que correm, indigno de um subúrbio, só concebível em país do terceiro mundo. É-me licito concluir que se encontra arredado das preocupações da Câmara a que V.Exa. preside, curar de dotar esta Vila das condições elementares necessárias a apetrechar e muito menos a potenciar turisticamente, em sintonia com as exigências de um consumidor médio, o activo natural que esta praia, há longos anos, evidencia claramente.

Sempre dirão os profissionais da política de vistas curtas, teóricos e apologistas do conceito da "folga das costas" enquanto "o pau vai", sabendo-se que é certo que virá de novo, confrontados com uma realidade como a presente, que o número de eleitores duma Vila desta dimensão não justifica um investimento maior, ié, não rende nas urnas o que nelas se tem de investir, que os turistas não votam nos locais de veraneio!

Enganam-se perigosa e redondamente! Enganam-se em primeiro lugar porque o mandato que é conferido a um eleito por sufrágio universal e democrático não lhe permite tal ilação, economicista e redutora dos interesses substantivos em presença, das legítimas e tuteladas expectativas das populações nem um direito de tal natureza consta, quer das funções que são atribuídas aos eleitos, quer dos poderes que lhes são conferidos.
Enganam-se em segundo lugar porque um activo turístico releva para o País, muito para além do que releva para o Concelho onde se insere. Uma gestão míope dum activo dessa natureza prejudica muito menos o concelho que o País. Nem servirá de desculpa que o poder central não tenha do turismo o conceito de opção económica estrutural evidente, apesar da importância das receitas do mesmo para o nosso orçamentozito de mercearia europeia.
Ainda que assim fosse, face a um tal "abandono" a que o poder central, nesse pressuposto, teria votado um activo tão fundamental, qualquer responsável autárquico terá sempre de confrontar-se com a competência específica, de longos anos e da responsabilidade de diversas colorações politicas, de autarquias como Óbidos, Monsaraz, Marvão ou as algarvias Albufeira e Lagoa onde se encontra consagrada, na diversidade das suas especificidades, uma gestão consentânea com os interesses naturais, patrimoniais, enfim turísticos e económicos das respectivas regiões!
Enganam-se em terceiro lugar porque um património natural constitui um palco cujos espectadores ultrapassam em muito os eleitores do Concelho onde se insere. Na verdade um património natural não é, nunca, propriedade do concelho em que se insere, nem, algumas vezes, do próprio País que o abriga! Por conseguinte a gestão de um património natural e da sua economia envolvente terá de ser sempre tida como uma gestão de bens alheios!
Enganam-se ainda porque, muitas vezes, as receitas de um concelho onde um património de tal natureza se insere não são directamente proporcionais ao número dos seus eleitores. Enganam-se também, porque prosseguindo uma gestão negligente de um activo turístico de um concelho, muitas vezes o único ou o mais importante, assente numa concepção do tipo da imortalidade das condições naturais que Deus concedeu, perpetra-se um "crime"contra o património natural, contra a economia envolvente, contra as populações dela dependentes, contra os consumidores de tais bens e equipamentos, contra a economia e cultura nacionais!"Nuestros hermanos" ficar-lhes-ão eternamente gratos, recordando-os com saudade!
Enganam-se por conseguinte ao crer, especulando sobre o horizonte das suas concepções sobre gestão do interesse público, que algumas obras a implementar antes das eleições serão suficientes para que o povo eleitor em causa tudo esqueça e adira primariamente reagindo nas urnas com a resposta que lhes convirá. Enganam-se ainda se pensarem que, com uma politica míope que despreze os valores para só atender às oportunidades, a sua gestão algum dia rezará da história, porventura a sua principal preocupação.

Mas também se enganam redondamente se pensarem que, em resultado duma gestão da oportunidade, o povo lhes deverá ficar agradecido…Concluo solicitando a V.Exa que não se engane como os profissionais da manipulação da expressão da vontade popular e dos seus legítimos interesses e aspirações, teóricos da imutável natureza curta da memória dos eleitores e outras aleivosias congéneres a que me referi e que cure de dar instruções no sentido de não fazer sentir aos residentes e turistas de Armação de Pêra que vivem numa lixeira generalizada, bem como no sentido de que as obras públicas se iniciem, executem e terminem antes do inicio da época balnear, atenta a sua importância estrutural na economia da Vila, do Pais e dos direitos dos cidadãos.

Se V.Exa entender deferir este pedido, o que antecipada e respeitosamente agradeço, será muito provavelmente surpreendida com o efeito pedagógico do exemplo, com o apoio do povo eleitor de Armação de Pêra, com a adesão daqueles que investem no mercado de Armação de Pêra e esperam o legitimo retorno, com a admiração daqueles que visitam Armação de Pêra e fazem da mesma seu destino de férias privilegiado, com o respeito das autarquias vizinhas que disputam profissionalmente os mercados que os turistas e investidores nacionais e internacionais constituem, com a compreensão pelas limitações com que, como todas as autarquias, Silves, certamente se debaterá, com a elevação do conceito de cargo público, com o agradecimento de todos e com uma maior harmonia entre administrandos e administrados em prol da justificação dos tributos, do desenvolvimento do concelho, do País e da satisfação do direito dos cidadãos à beleza natural e á estética, à higiene e limpeza públicas, enfim ao bem estar!

Armação de Pêra, 16 de Agosto de 2004
Pede e Espera Deferimento

49 comentários:

Anónimo disse...

Li com muita atenção e subscrevo inteiramene a apreciação feita à situação de Armação de Pêra e solidarizo-me com esta intervenção da cidadã em questão.

Anónimo disse...

O que eles querem é votos!
O montante do IMI (antiga Contribuição autárquica)que Silves arrecada à conta de Armação de Pêra daria para tratar a Vila como um jardim....

Anónimo disse...

Aplaudo a criação do Blog e a publicação desta carta aberta que resume aquilo que penso.Sou tambem veraneante, hoje só esporádico, em Armação de Pêra, vila onde por razões profissionais já vivi, e constato um abandono de preocupações elementares que é confrangedor.Força para criticar-se o que está mal e apoiar-se o que estiver bem.

Anónimo disse...

Cidadania é isto mesmo,participação a qualquer nivel.Conheço bem Armação de Pêra onde visito amigos e sinto claramente a desproporcionalidade das receitas que gera com o investimento público constatado.
A degradação é evidente e assim, meus senhores, não vamos lá.Parabens à iniciatica.Vou permanecer atento.

Anónimo disse...

Os veraneantes só sabem dizer mal da presidente da câmara e da falta de limpeza da vila de Armação.
A maioria dos veraneantes que nos visitam não têm educação nehuma são eles que atiram o lixo para a rua, deixam o lixo e as beatas na praia como devem fazer nas terras onde vivem e depois vem para cá amandar bocas, se isto é assim tão mau porque é que não vão antes para a Cruz Quebrada ou para a Costa de Caparica.

Adelina Capelo

Anónimo disse...

É verdade Aemação de Pêra de ano para ano tem cada vez pior qualidade de vida.
Cada vez existe mais betão, a praia já não chega para todos.
Quando o antigo Presidente visitou a vila e chamou a atenção para os graves problemas que já na altura se verificava ainda tive esperança, mas agora só me resta fugir.
Cara cidadã fico contente que ainda acredite que alguma coisa pode ser mudado, mais não seja por tornar pública a sua carta.

Anónimo disse...

Se calar o dinheiro para as obras esfumou-se.
Notícia do Público
Câmara de Silves confirma buscas sobre irregularidades na adjudicação de obras
04.12.2006 - 18h28 Lusa



Inspectores da Polícia Judiciária realizaram buscas na Câmara Municipal de Silves, no âmbito de uma investigação sobre irregularidades na adjudicação de contratos de obras sem concurso, disse hoje a presidente da autarquia, que afirmou estar "tranquila".

As buscas, hoje divulgadas pelo "Diário de Notícias", decorreram na passada quarta-feira, dia 29 de Novembro, em computadores e gabinetes daquela Câmara algarvia, incluindo o espaço utilizado pela presidente da autarquia, Isabel Soares (PSD).

A autarca explicou à Lusa que a actuação da Polícia Judiciária (PJ) decorreu depois de ter enviado "vários documentos no âmbito do processo de inquérito interno" para apurar responsabilidades na adjudicação de obras, superiores a um milhão de euros, sem concurso público.

"Sou a pessoa mais interessada"

"Sou a pessoa mais interessada em que tudo se esclareça o mais rapidamente possível", afirmou Isabel Soares.

O inquérito interno foi realizado após a Direcção de Finanças de Faro ter solicitado, no início do ano, esclarecimentos sobre facturações de trabalhos da empresa Viga de Ouro àquela autarquia, em pagamentos de apenas cinco mil euros por cada empreitada realizada, de forma a dispensar o concurso público.

O inquérito interno levou a presidente da Câmara a suspender o chefe de divisão dos serviços urbanos e ambiente, mas os partidos da oposição - PS e CDU - atribuem a Isabel Soares a responsabilidade na celebração de contratos de 'factoring' (antecipação de créditos), exigindo a sua demissão.

"Estou tranquila"

"Estou tranquila em relação a todo o processo", disse ainda a autarca, que se escusou a divulgar pormenores sobre a actuação da PJ, alegando que o caso está em "segredo de justiça".

"Não acompanhei os inspectores da PJ e aguardo serenamente o culminar do processo para apurarmos responsabilidades", concluiu Isabel Soares.

Anónimo disse...

Mais uma notícia a dizer mal da presidente.
Para mim esta senhora será sempre um exemplo de honestidade.
Ninguém já fez mais por Armação de Pêra do que ela...

Anónimo disse...

A câmara devia era ajudar o Armancenense a construir um campo de futebol em condições.
Pelo menos devia contribuír para a construção de um piso sintético.

Anónimo disse...

As urbanizações que estão a ser construídas na Vila, acabarm por estragar ainda mais Armação.
Os patos bravos fartaram-se de ganhar dinheiro não deixaram nada de bom em Armação, só betão.
Quem cá nasceu só sente frustação.

Anónimo disse...

Os forasteiros dizem tão mal de Armação mas esta vila tem dois monumentos clasificados a Fortaleza e o Chalé dos Caldas e Vasconcelos / Chalé das Palmeiras.
Quem nos vista antes de amandar as bocas devia era estar calada.

Anónimo disse...

Na humilde qualidade de visitante, forasteira, veraneante (entre muitas outras épocas do ano e sem número de fins-de-semana passados), possuidora de imóveis, com grandes e enumeras ligações familiares e de amizade para com a esta maravilhosa vila e sua gente; e depois de ter lido todos os comentários anteriores, gostaria de deixar o meu testemunho, dizendo que tenho assistido, nos últimos 50 anos, de forma impávida, despreocupada (não por falta de preocupação mas absentismo), ao crescimento de Armação-de-Pêra, e partilho a opinião generalizada dos comentadores e da autora da Carta Aberta. Quero salutar esta iniciativa, bem como a criação deste espaço, pois desta forma poder-se-á dar voz a todos que se preocupam com Armação, e que tal como eu, têm ficado na sombra, porque não têm possibilidade de intervir ou não o fazem sabendo de antemão que não irão ter qualquer resultado prático, acomodando-se. Este não é apenas um problema de Armação, mas sim Nacional, daí as minhas felicitações pela vossa atitude de cidadania, fazendo sem dúvida, com que se dinamize todo o processo de intervenção pública em torno de estas questões que tanto se devem debater de modo a termos um presente e futuro mais satisfatórios, com maior esperança e qualidade.

Anónimo disse...

As autoridades deviam refletir sobre a taxa de mortalidade que se verifica no Concelho de Silves(13,1%) que é muito superior à taxa de mortalidade que se verifica na região do Algarve (11,5%).

Anónimo disse...

Em primeiro lugar permito identificar-me como visitante frequente da vila de Armaçao de Pêra, fruto das raizes familiares que possuo com a vila e que me permite tomar contacto com a realidade exposta na carta aberta difundida neste blog. Este contacto suportado por uma consciência critica sobre a matéria em debate, conduz a uma necessidade de deixar aqui registado o meu ponto de vista assente nos pressupostos de um desenvolvimento sustentado da vila e na melhoria da qualidade de vida, não só daqueles que nela habitam como também aqueles que têm o previlégio de a visitar frequente ou ocasionalmente. Posto isto, gostaria de mostrar a minha solidariedade pelas motivações e intenções que estão por detrás deste alerta enderessado à entidade máxima responsável pela vila, por esta cidadã atenta e preocupada. Por outro lado, e com base nos pressupostos que atrás referi, parece-me que estas reclamaçoes fazem todo o sentido para todos aqueles que consideram fundamental para o bem-estar de uma determinada região uma harmonia entre o progresso e o meio envolvente, ainda para mais quando as mesmas são dirigidas a uma vila que se insere numa região que vive e se desenvolve sobretudo das receitas provenientes fenómeno turistico, onde é elementar ter as condições minimas necessárias para receber convenientemente quem por cá quer passar. Para concluir subescrevo inteiramente a indução lógica das ameaças ao desenvolvimento sustentado da vila referidas na carta, considerando miserável o facto de a mesma não ter sido digna de uma resposta ou seguimento por parte da entidade que supostamente deveria zelar e promover a participação social daqueles que tenham uma palavra construtiva sobre o concelho.

Anónimo disse...

Só os veraneantes dizem mal de Armação de Pêra!
Caros veraneantes: se Armação está suja a vós se deve; se Armação é só betão é a vós que se deve; se a praia está suja a vós que se deve.
Ponham a mão na consciência, será que lá nas vossas terras, se é que as têm, não são mais sujas, não têm mais betão, o trânsito não é caótico, estão muito mais poluidas.
Armação é a praia de areias douradas, que quando o sol desponta vocês para se porem ao sol que nem lagartos.
É custume dizer-se quem desdenha quer compar.
Nos comentários que li nem uma proposta para melhorar é só deitar a baixo.
Pelo bem de Armação.

Anónimo disse...

A comentadora que está sistemáticamente atenta e hipersensivel aos comentários criticos, está também sistemáticamente a "branquear" os atentados a Armação de Pêra.Será que é realmente amiga de Armação de Pêra?

Anónimo disse...

A senhora Capelo tem filhos????? Entao pessa a sua amiga presidente uma espaço VERDE para os pequenos!!!!

Deborah Ultee

Anónimo disse...

Está-se mesmo a ver que os dois últimos comentários publicados não o foram por gente de Armação de Pêra, pois se o Sr com nome estrangeiro fosse mesmo de Armação sabia que eu tenho quatro filhos, dois deles nascidos aqui mesmo e os outros dois em Portimão.
Para que é que o Sr quer mais espaço verde, não tem a praia que é bastante grande e se se virar para Norte olhe para o campo.
Leve para lá o seu filho ele que coma muito figo, alfarroba e amendoas e verá como ele cresce saudável como os meus crescerram.
A bem de Armação.

Anónimo disse...

Com estes apoiantes em Armação a Dr.ª Isabel Soares até parece Santa, talvez a Santa Isabel o mês passado li num jornal que tinha sido ela a fazer o quartel da GNR, quando se sabe que estas obras são feitas pelo governo Central.
A Câmara em Armação não tem feito nada e é bem verdadde que não existe um jardim em condições para as crinças o último a ser feito foi antes do 25 de Abril e dá pelo nome de mimi golfe.

Anónimo disse...

Srª Adelina Capelo, permita que me dirija a si pessoalmente:

A mim pelo que me dá a entender através da generalidade dos comentários aqui expostos, com excepção às suas intervenções parece que existe aqui um claro movimento colectivo de insatisfação em relação às "politicas estratégicas" adoptadas pela srª Presidente da Câmara em relação à vila de Armação de Pêra. Pelo contrário a srª cujas opiniões merecem o meu maior respeito por serem suas, pensa exactamente o oposto e indica que tudo está bem, insinuando que esta posição colectiva de desagrado se devem a uns quantos veraneantes que não têm mais nada que fazer do que criar e participar num blog desta natureza só com o objectivo de "deitar a baixo" (palavras suas) a actuação da srª Presidente.
Por outro lado, estranho a forma hostil com que trata não só as pessoas que cá vêm deixar a sua posição "Quem nos vista antes de amandar as bocas devia era estar calada" (concorde ou não isso já não lhe diz respeito, e ficar calado nunca foi solução em democracia!) como também as próprias regiões mais a norte do Algarve "porque é que não vão antes para a Cruz Quebrada ou para a Costa de Caparica" (palavras suas mais uma vez).
Ora, perante estes dados, a minha leitura é esta:

-1º Se este blog foi criado é por que existe quem tenha consciência que é através da participação social da sociedade civil que se poderá questionar, avaliar para então melhorar aquilo que de mal está instituido em Portugal e em particular em Armação de Pêra, e isto por si só releva no meu entender grande preocupação e aenção pela Nação e em particular por Armação.

- 2º Como a srª não sabe viver em democracia, pois não aceita e até se altera com as opiniões de outros cidadões, presumo que viveria melhor num regime ditaturial, provavelmente chefiado pela sua "Dama de Ferro"

- 3º Não é necessário viver em Armação para se gostar tanto ou mais da vila do que aqueles que apenas por lá habitarem catalogam quem a visita como "forasteiros", uma vez que estamos a falar de território nacional Português, e este sentimento têm mais valor que qualquer atavismo regional.

Espero que não leve a mal a minha opinão também,

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Sr Chumbinho

O tal movimeto colectivo de insastifação que o Sr fala não existe em Armação.
O sr. deve viver noutro planeta neste caso o da blogosfera onde a realidade passa a virtual.
Não sei onde mora, não é certamente em Armação pois se aqui vivesse e pergunta-se a quem cá vive qual é a opinião sobre o trabalho da Senhora presidente da Câmara e Armação certamente ficaria de boca aberta com as respostas, e já que fala em democracia lembro-lhe que a "Dama de Ferro" foi eleita em Armação e no concelho de Silves com maioria absoluta.Realtivamente aos veraneantes se isto fose assim tão mau já tinham deixado de cá vir e certamente que não compravam apartamentos.
Sabe você deve ser um daqueles "machos" que não são capazes de reconhecer que as mulheres são capazes de fazer melhor que vocês.

Saudações Armacenenses.

Anónimo disse...

Olhando para norte de Armaçao,sra Capelo via-se campo a uns anos atras. Hoje infelismente so se ve betão,culpa da contruçao desenfreada e desordenada em busca de receitas autarquicas."isto não e culpa dos veraneantes".Olhe para conselho de Lagoa, logo ao lado e podera ver um bom exemplo.Tenho pena que voce nao sinta falta destes espaços porque os meus filhos tem! (os seus se calhar ja nao presisam??)Como disse sou estrangeira mas pretenso hoje a uma familia portuguesa que sao residentes em Armaçao desde 1830...

Parece-me a mim que este blog foi criado com o preposito de cidadania, que é o que estamos a fazer.As criticas podem e devem ser feitas num sentido construtivo e nao num sentido negativo, como a senhora o leva.

Permita-me tambem dizer-lhe que esse tal movimento colectivo ao qual a senhora se refere,chama-se cidadania, ao qual a senhora nao deve estar muito habituada a participar. Visto que as suas intervenções ja começam a denotar alguma falta de educaçao.

P.S Ja viu a linda decoraçao de natal em Armaçao?????

Sra Deborah Ultee (estrangeira sim mas com consiencia civica)

Anónimo disse...

Sra Deborah

Se consultar o site cujo endereço indico certamente verifica que a àrea ocupada por "betão" em Armação é bem pequena e as aprovações das urbanizações tem sempre em atenção as directivas do Plano director Municipal aprovado pelo Municipio após discusão pública.
://geo.algarvedigital.pt/Default.aspx
Sobre as decorações de Natal, a Sra deve compreender a Sra Presidente e os cidadãos de Armação de Pêra estão conscientes da necessidade de se reduzir os gases que provocam o efeito de estufa, quando se queima combustivies para se produzir electricidade.
Como cidadã responsável que diz ser não quer certamente contribuir para o aquecimento global do nosso planeta, por isso concordará que os enfeites devem ser reduzidos.

Pelo bem de Armação

Anónimo disse...

Descobrir hoje este blog, finalmente existe alguém preocupado com Armação. É bom podermos discutir abertamente os problemas de Armação de Pêra.
Não sei se notaram mas os transportes públicos em Armação e a sua interligação com outras localidades do Algarve são muito precários eu que não tenho carro sofro imenso quando tenho de me deslocar.
Tendo em vista a competitividade regional e no caso particular desta terra o reforço da sua função turística e Habitacional, deviamos unir os nossos esforços para que fosse implementado um sistema de metro ligeiro, cuja oferta deveria ser adequada à dimensão dos flusos actuais e prospectivos.
Esse sistema deveris ligar Lagos/Portimão/Lagoa e Armação.

Anónimo disse...

O amor ao que quer que seja manifesta-se de formas muito diversas.A forma como certas pessoas defendem Armação de Pêra poderá revelar uma paixão, mas evidencia certamente cegueira.
As grandes desilusões e percas nunca resultam da paixão, mas sim da incapacidade de ver, atempadamente, o que está à sua frente ou de como as coisas vão mal.
Quanta perca será mais necessária para concluirmos todos que as coisas vão mal em Armação de Pêra?

Anónimo disse...

"A frustração é, entre outras coisas, uma experiência emocional muito provável quando a distância entre as expectativas e a realidade se desencontram demasiado."

Anónimo disse...

Alma

Quero dar-te o essencial:
o som de uma guitarra ao fim da tarde,
o piano de Chopin tocando ao longe
e o odor a jacarandá na Praça das Flores.

Quero dar-te o pôr-do-sol da ria de Faro
e o verde, a perder de vista,
que escorre das muralhas do castelo de Silves.

Quero dar-te o límpido horizonte
de Armação de Pêra, onde aprendi a amar o mar,
e o branco-rosa das amendoeiras
de Alcantarilha, meu eterno recomeço.

Quero dar-te a minha alma.

Torquato da Luz, 2005

Anónimo disse...

DESESPERO !
Achei curiosa a resposta da "comentarista" Adelina!
Responde com poesia!Gabo~lhe a sensibilidade que é sempre de elogiar!
Mas se pretende dizer que através de uma poesia publicada em 2005, um poeta continua a amar Armação de Pèra, ou (talvez essencialmente) as suas memórias desta terra, tudo bem!Tal como o poeta ela e todos os restantes "comentaristas", parecem-me ser amantes da terra.
Se pretende dizer que, apesar dos atentados generalizados, um poeta como Torcato da Luz, através daquela poesia, subscreve tais atentados e está com eles, acho abusivo e injurioso para o poeta!
Minha cara Senhora, posso garantir-lhe que nada que o poeta ama em Armação foi obra desta gestão autárquica ou, diga-se em abono da verdade, de qualquer outra que atenha precedido.
O que o poeta ama em Armação de Pêra foi obra de Deus!
Quando falha a razão e a lucidez e se insiste na teimosia, o resultado é este...

Anónimo disse...

Deuteronômio 14:29 Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as Obras que as tuas mãos fizerem.

Anónimo disse...

Cara srª Adelina.

Esta será a última vez que me dirijo assim pessoalmente, uma vez que a razão deste blog é refletir sobre a realidade vivida em Armação de Pêra, e não sobre os devaneios intelectuais de uma participante fundamentalista que não respeita a opinião de quem revela o mesmo interesse pela matéria, e agride como se estivessem a atacar a sua "cria". Que eu saiba, ninguém aqui atacou a vila, e Armação não é criação sua.

A si me dirijo para refletir na frase que costuma utilizar " ...A bem de Armação" e lhe dizer que a forma como participa neste blog, hostil, precipitada, emocionalmente susceptivel, não vai certamente ao encontro do que se espera de um debate construtivo pelo bem da vila, e da região em geral.

E já que fala em nome de todos os habitantes de Armação, deixe-se de presunções pois certamente ninguem a elegeu porta-voz da vila, e traga-os para o debate, pois a isto se chama participação social. Respeito o seu amor à vila, e à srª Presidente, agora a forma com que se dirige as pessoas é democraticamente condenável.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Para além da falta de acções estratégicas e estruturais de preservação do conceito de desenvolvimento sustentado da vila, ainda parece haver uma promoção/incentivo ou apenas negligência na construção de maiores desequilibrios ambientais, urbanisticos e por consequinte sociais, tal como os extractos de artigos em baixo citados indicam.

"Segundo apurou o DN, as zonas mais afectadas com lotes por vender são Albufeira, Portimão, Quarteira e Armação de Pêra. A situação tem levado a uma redução sucessiva e quase diária de preços para atrair o mercado, mas as mesmas fontes referem que pouco tem adiantado.... Mas é preferível vender ao valor de custo do que suportar dívidas à banca", disse ao DN o empresário Barão Carneiro de Portimão." in DN 18.08.2005

"...A Comissão lembra que enviou a Portugal um parecer fundamentado a 22 de Dezembro do ano passado, que indica que "as autoridades portuguesas reafirmaram desde então a sua intenção de alterar o decreto-lei", mas que até hoje a Comissão não recebeu qualquer comunicação de alteração.

Além deste processo, outros cinco estão em marcha, dois dos quais anunciados já ontem e referentes a alegado desrespeito dos prazos de transposição para a legislação nacional de uma directiva sobre a avaliação de eventuais efeitos a nível ambiental de decisões estratégicas em matéria de planos e de programas (tais como afectação de solos, construções de estradas e gestão de resíduos), e uma outra sobre emissões sonoras, que visa "evitar, prevenir ou reduzir os efeitos nocivos do ruído no ambiente".

Hoje, Bruxelas anunciou que enviou a Portugal mais três derradeiras advertências escritas, relativamente a directivas respeitantes à incineração de resíduos hospitalares, tratamento das águas residuais urbanas e poluição atmosférica.

As 17 localidades - aponta Bruxelas - são Alverca, Armação de Pêra/Albufeira, Bacia do Rio Uima (Fiães S.Jorge), Carvoeiro, Costa da Caparica/Trafaria, Costa Oeste (Lisboa), Covilhã, Fundão/Alçaria, Lisboa e Vale do Tejo, Matosinhos, Milfontes, Nazaré/Famalicão, Peso da Régua, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim/Vila do Conte, Vila Franca de Xira e Vila Real" in 12-07-2005 - Lusa

Anónimo disse...

A Dona Adelina anda a surpreender-me...
Em resposta à alusão sobre o que o poeta amará em Armação de Pèra, donde consta que certamente amará o que Deus deu, valendo por isto dizer: o que a natureza deu, não o que o homem fez, a Dona Adelina, transcreveu uma aparente passagem biblica, provavelmente para demonstrar erudição relegiosa.
Aplaudo uma vez mais a Dona Adelina.
Mas será que dedicando-se a ler um pouco mais, como por exemplo um dos ultimos comentários acerca do que pensam os tais estrangeiros que mais cedo ou mais tarde mandarão em Armação de Pêra, não poderia informar-se melhor e perceber o que realmente está a acontecer?

Anónimo disse...

Dona Vitória Assunção
Os "estrangeiros" para "mandarem" em Armação necessitam de estar recenceados, neste momento só são quatro três conheço eu e apoiaram a candidatura que venceu as últimas eleições o outro sei que não votou. Será que a Sra dona Victória estará a pensar noutros estrangeiros? Será que ainda não chegaram a Portugal?.
Não sei se conhece o povo de Armação mas recebemos sempre bem todos os que nos visitam e que aqui querem permanecer.
Citva até III João 1:5 Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros.

A bem de Armação

Anónimo disse...

Sr Bernardo Chumbinho

As citaçõe que faz das notícias de Jornais devem estar enganadas e não se referrem certamente a Armação de Pêra.
O Sr conhece mesmo Armação?
Refre que Bruxelas anunciou que enviou a Portugal mais três derradeiras advertências escritas, relativamente a directivas respeitantes à incineração de resíduos hospitalares, tratamento das águas residuais urbanas e poluição atmosférica.
Se tivesse alguma vez visitado Armação teria verificado que não temos hospital (infelismente) pelo que não se aplica neste caso a tal directiva dos incineração de resíduos hospitalares, Armação de Pêra foi das primeiras vilas do Algarve a ter uma estação para tratar os esgotos pelo que esta directiva também não se aplica.
Poluição atmosférica, somos uma vila que vive essencialmente do turismo e da pesca não temos indústrias, parece me que a directiva da poluição também não se aplicará.
Caro Bernardo aproveite e tire uns dias de férias e venha passar conosco a festa de final do ano no casino e certamente ficará a conhecer melhor esta terra e a sua opinião feita certamente por outros mudará.

A bem de Armação

Anónimo disse...

Leia e informe-se sobre para que regiões e porquê incidiam estes processos:

http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia4351.asp

Anónimo disse...

Os Órgãos de comunicação noticiram hoje mais uma vez o ocorrência em Armação de Pêra de um acidente mortal, desconhece-se ainda os factos que provocaram este acidente no entanto temos que ter consciência que o concelho de Silves é dos concelhos do Algarve onde se verifica um índice de gravidade dos acidentes mais elevados(7,1)contra uma média nacional de 3,3 e do Algarve de 3,9.
Quem circula pelas estradas do concelho já se aprecebeu da deficiente sinalização, dos buracos nas estradas, situações que certamente levam à ocorrência de muitos dos acidentes.
Será que a Câmara não analisa os dados estatísticos e faz alguma coisa para que ocorram menos acidentes neste concelho.

Anónimo disse...

Li com atenção a carta e todos os comentários que os blogitas tem postado.
Fiquei contente por algem ter tido a iniciativa de promover este forum aberto onde se pode finalmente discutir os problemas de Armação de Pêra.
Ao ler o comentário da Sra Adelina de dia 6 de Dezembro onde nos lembra ter esta terra dois monumentos clasificados sendo um deles a Fortaleza, não posso deixar passar esta oportunidade para lembrar as autoridades desta tera que mesmo por baixo do referido monumento, junto à praia existe à muitos anos um telheiro que ali onde está só o descaracteriza.
Já era altura de fazerem alguma coisa.

Anónimo disse...

CÓCÓ de CÃO
Quanto ao lixo em Armação de Pêra: recordo-vos os excrementos dos animais que se encontram dispersos pelas ruas da Vila...
É urgente tomar medidas com vista à abolição destas práticas!
Se por um lado é verdade que a Camâra de Silves devia e podia tomar providências, é igualmente verdade que os cidadãos deveriam ser mais cuidadosos com os seus animais.
Apelo aos cidadãos que têm animais para os passearem devidamente preparados para a limpeza dos excrementos que produzirem.
Apelo também à Camâra de Silves para promover um campanha de sensibilização para o efeito e a distribuição de meios para o levantamento e depósito dos ditos dejectos orgânicos.
Senhora Presidente da Câmara mesmo que não queira levar a Armação turistica muito a sério, ela não deixará de ser um espelho da sua gestão neste pelouro!

Anónimo disse...

Sr Bernardo Chumbinho

Li com muita atenção os seus comentários sobre Armação de Pêra e consutei os endereços que refere e não encontrei nada que refri-se a vila de Armação.
Eu pessoalmente tenho discordado como esta terra tem sido desgovernada ao longo de muitos anos, mas lançar atuardas sem provas não é ser democrático.

Anónimo disse...

Espero que esta quadra festiva que comemora o nascimento de Jesus vos tenham tornado mais humildes.
Que os doces que comeram nas rabanadas façam as vossas línguas menos amargas.
E não digam mal de quem trabalha a sério neste concelho.
Para todos um bom ano.

Anónimo disse...

Dona Adelina,
Depois de ter demonstrado, pela via do esclarecimento, umas tolerância impar, para lidar com a sua manifesta incapacidade de abordar o tema com descernimento, tenho a legitimidade para mandá-la à fava, alimento que também se dá no campo, a norte de Armação de Pêra, onde a senhora sugeriu que os meus filhos fossem alimentar-se!
Debora Rodrigues

Anónimo disse...

Dona Debora
Nos campos a Norte favas não há.
A fava deve a Srª ter engolido quando no Natal comeu o bolo rei.

Anónimo disse...

Na qualidade de administrador do blog e moderador dos comentários, venho solicitar a V. Exas que mantenham o respeito pela opinião contrária, por vós mesmas, pelo blog, pelos participantes e leitores, e por Armação de Pêra! Não serão aceites quaisquer tipo de ofensas pessoais e intolerâncias para com a opinião alheia. Vivemos num estado democrático, com direito de expressão, mas a nossa liberdade termina quando invadimos a liberdade do outro. Aqui, incentiva-se a participação, o civismo, não a falta de respeito. Alias, é contra a falta de respeito que escrevo, contra a falta de respeito para com Armação de Pêra, para com os seus antepassados, para com os residentes e visitantes, para com a região e até mesmo para com o País.
Aproveito para sugerir que aflorem e discutam ideias e façam os vossos comentários, nos outros artigos já publicados neste blog.
Os meus agradecimentos e cumprimentos, feliz 2007 para todos vós.

Anónimo disse...

O que vale é que o reinado está a cair por terra. Oxalá as investigações possam ir até às últimas consequências para que possamos seguir com a república no nosso Concelho. Porque nós não vivemos na monarquia. A D. Adelina deve estar a fazer confusão entre um estado monárquico e republicano. E essa de estar a ofender os vereneantes, são eles que aí passam as suas férias e lhe enchem também os seus bolsos. E até posso acrescentar que me custa ouvir dizer mal do meu Concelho, em especial de Armação de Pera, uma das mais belas praias do Algarve.Com essas suas atitudes parece ser uma serva de ISabel Soares, tão irracional como imatura. Até breve.

Anónimo disse...

Gostaria de vos desejar um Bom Ano de 2007, com muitas mudanças políticas no nosso Concelho.

Anónimo disse...

Sr Meireles

Servir só a Deus!
Defender quem já fez mais por Armação em cinco anos do que todos os outros presidentes que estiveram em Silves desde 1974, não é servir é fazer justiça, coisa que parece não perceber.

Anónimo disse...

Não sei como é que um juiz via essa sua justiça, quando me parece cega a não querer ver o betão e a falta de planeamento que vai nessa terra. Os anteriores pecaram por não desenvolver a freguesia de Armação, mas IS peca pela falta de planeamento, criação de espaços de lazer ... E até lhe digo mais, fazer sem dinheiro com os credores a exigirem pagamento, até eu dava um excelente presidente de Câmara. Veja o que aconteceria na sua casa se comprasse o mundo e não o pagasse.Tire as palas laterais e veja também para os lados. Até breve.

Anónimo disse...

A Justiça é cega por isso o Juíz certamente absolvia.
Agora existe planeamento, existe um PDM e um plano de pormenor para Armação de Pera.
Quanto aos anteriores esses sim plantarm a tal brtão de que fala.
Podem existir credores mas há obra feita no terreno.

Anónimo disse...

já vi com estou falando. è mais uma caleteira, que vive á custa dos outros.Não vale o esforço de conversar consigo. Fique bem e até sempre. Vou para outro lado.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve